CUIABÁ

Emanuel Pinheiro anuncia Cely Almeida à frente da Secretaria Municipal da Mulher


O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, anunciou durante a inauguração da revitalização da praça Santos Dumont na noite de terça-feira (12), que Cely Almeida será a nova secretária Municipal da Mulher, anteriormente gerenciada pela advogada Luciana Zamproni, que deixou a Pasta para buscar projetos particulares. 

Cely retorna à Secretaria após atuar na gestão Emanuel Pinheiro. Ela já esteve à frente da Secretaria Extraordinária dos 300 anos. Mediante o novo compromisso proposto à Cely, o prefeito Emanuel Pinheiro, ratificou a confiança e potencial da nova servidora do Município. “Trata-se de una mulher engajada, que já mantém um amplo histórico de ações na proteção às mulheres e que irá dar seguimento ao trabalho que já era muito bem executado por nossa amiga, Luciana.

“É uma alegria imensa fazer parte desta gestão humanizada que valoriza, respeita e enaltece a mulher. Uma honra ter ao meu lado a grande idealizadora da Secretaria, a primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, que sempre se mostrou sensível e engajada frente aos desafios das causas femininas”. 

Leia Também:  Sine Cuiabá tem vaga para auxiliar de limpeza com experiência e salário de R$ 3 mil

A secretária ainda reforçou que irá impulsionar as obras da Casa da Mulher Brasileira, além de desenvolver em parceria com a primeira-dama outros projetos e alguns inéditos para Cuiabá.

“Estou empolgada em começar a trabalhar. Realizar esse trabalho de apoio à mulher é muito gratificante. Temos na história grandes mulheres e sabemos que desenvolvem grande papel na sociedade. Acredito muito nessa Secretaria e juntos com essa equipe vamos melhorar ainda mais a qualidade de vida dessas guerreiras”, frisou Cely.

Cely é professora aposentada e possui um extenso currículo de serviços prestados, como gestora, na esfera pública, em especial na área de assistência social. Foi vereadora em Várzea Grande. 

Propaganda

CUIABÁ

Prefeitura inicia desobstrução de boca de lobo na Fernando Corrêa

Após o registro de alagamentos provocados pelas chuvas que atingiram Cuiabá, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP), iniciou ainda na tarde desta terça-feira (23) os trabalhos de limpeza e desobstrução de uma boca de lobo na Avenida Fernando Corrêa da Costa. O serviço ocorre no sentido bairro-Centro, logo após a descida do Viaduto Maria Benedita de Oliveira, no entroncamento com a Rodovia Palmiro Paes de Barros.

O problema foi identificado após relatos de comerciantes da região, que apontaram dificuldades enfrentadas por pedestres, usuários do transporte coletivo e estabelecimentos locais. Para a execução do serviço, a secretaria mobilizou uma equipe especializada com caminhão hidrojato, equipamento utilizado na limpeza de galerias pluviais e sistemas de drenagem.

De acordo com o coordenador de Limpeza de Bocas de Lobo da pasta, Natal Carvalho, o trabalho envolve a desobstrução completa da caixa coletora e da tubulação subterrânea. “Estamos realizando a limpeza da boca de lobo e de toda a rede de drenagem que estava causando transtornos na região. Primeiro retiramos a água acumulada, depois fazemos a sucção de terra, pedras e resíduos sólidos. Em seguida, utilizamos equipamentos específicos para romper e remover o material compactado dentro da tubulação, restabelecendo a capacidade de escoamento da água da chuva”, explicou.

Leia Também:  Mais de 300 estudantes já passaram por exames de optometria

Segundo o coordenador, o principal fator para o entupimento é o acúmulo de lixo descartado irregularmente nas vias públicas. Garrafas plásticas, embalagens, terra e outros materiais acabam sendo arrastados para o sistema de drenagem durante as chuvas, comprometendo o funcionamento das galerias.

Natal destacou ainda que muitas estruturas da cidade não recebiam limpeza profunda há anos. No caso da boca de lobo da Avenida Fernando Corrêa, a estimativa é de que a rede estivesse há mais de duas décadas sem manutenção completa. Além da limpeza da tubulação, a equipe também realiza reparos estruturais no local, com recuperação da alvenaria, substituição de tampas danificadas e revitalização do passeio público nas proximidades do ponto de ônibus.

Serviço reforça prevenção contra novos alagamentos

A Secretaria de Obras informou que a intervenção já fazia parte do cronograma de manutenção da rede de drenagem da região, mas foi priorizada diante dos transtornos registrados após o temporal.

O secretário municipal de Obras, Reginaldo Teixeira, destacou que a atuação rápida das equipes busca minimizar os impactos causados pelas chuvas e garantir o funcionamento adequado do sistema.

Leia Também:  Limpurb atenderá quatorze pontos de Cuiabá com o mutirão de limpeza nesta semana

“Assim que tomamos conhecimento da situação, nossas equipes foram mobilizadas para executar a limpeza e a desobstrução da rede. Estamos intensificando as ações preventivas em diferentes regiões da cidade para melhorar o escoamento das águas pluviais e reduzir os riscos de alagamentos. Paralelamente, reforçamos o pedido para que a população descarte resíduos de forma correta, pois a preservação do sistema de drenagem depende de um esforço conjunto”, afirmou o secretário.

A necessidade de manutenção foi percebida de perto por quem utiliza o trecho diariamente. A auxiliar de serviços gerais Mona Lisa Soares de Brito contou que quase caiu ao atravessar a área alagada. “Foi difícil passar, quase me desequilibrei. Toda vez que chove fica cheio de água e sujeira. Espero que, com essa limpeza, a situação melhore”, relatou.

A Prefeitura reforça que mantém equipes atuando em diferentes pontos da capital, seguindo o cronograma de limpeza preventiva e atendendo demandas emergenciais. A gestão municipal também orienta comerciantes e moradores a colaborarem com a conservação das vias públicas, evitando o descarte irregular de resíduos que possam comprometer as bocas de lobo e galerias pluviais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA