CUIABÁ
Defesa Civil de Cuiabá faz orientações sobre possibilidade de chuva nesta quarta
A Defesa Civil Nacional emitiu um alerta de possibilidade de tempestade local e chuvas intensas para esta quarta-feira (8) em diversas regiões de Mato Grosso. O aviso, válido até Às 11h, prevê precipitação de até 30 milímetros por hora e ventos entre 40 e 60 km/h, com risco de queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
A recomendação é que a população siga as orientações da Defesa Civil de Cuiabá e mantenha atenção redobrada, especialmente em áreas suscetíveis a alagamentos. Em caso de emergência, os números 193 (Corpo de Bombeiros) e 199 (Defesa Civil) estão disponíveis para atendimento.
Probabilidade é baixa, mas alerta serve como precaução
O secretário especial adjunto da Defesa Civil de Cuiabá, coronel BM Alessandro Borges, ressaltou que o alerta nacional deve ser encarado como medida preventiva, ainda que a probabilidade de ocorrência seja considerada baixa.
“Fizemos uma matéria semelhante recentemente, e na ocasião a chuva acabou não ocorrendo. Eu também não sei se vai acontecer agora. É um alerta emitido pela Defesa Civil Nacional, com base em informações dos órgãos que monitoram o tempo no Brasil. A probabilidade é baixa, mas pode acontecer. Por isso, o importante é manter a atenção”, explicou o coronel.
Borges destacou que a publicação do alerta tem caráter educativo e preventivo. “A ideia é chamar a atenção da população, manter o alerta e reforçar os cuidados, principalmente nas áreas mais vulneráveis”, completou.
Cuiabá elabora plano de contingência para enfrentar desastres naturais
Enquanto monitora as previsões, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Defesa Civil Municipal, avança na elaboração do Plano de Contingência Municipal (PLACON), que vai definir estratégias para reduzir riscos e preparar a cidade diante de eventos climáticos extremos.
A primeira reunião de elaboração do PLACON reuniu representantes de secretarias municipais, órgãos estaduais e federais, além de universidades, forças de segurança e entidades da sociedade civil. O encontro marcou o início de um trabalho coletivo para identificar vulnerabilidades e definir ações conjuntas de prevenção e resposta.
“O plano exige um levantamento detalhado dos riscos e análises técnicas que orientem medidas de prevenção e recuperação. A Prefeitura entendeu a necessidade e autorizou o início dos trabalhos. Agora estamos reunindo todos os atores para construir um documento sólido e integrado”, afirmou o coronel Alessandro Borges.
O secretário lembrou que, embora a previsão aponte chuvas abaixo da média em setembro e outubro, há tendência de volumes acima da média entre novembro e dezembro. “Já estamos adotando medidas preventivas, com base na experiência das operações realizadas no início deste ano, para reduzir os impactos que certamente virão”, destacou.
União de esforços e novas ferramentas de monitoramento
O secretário-adjunto da Defesa Civil Estadual, coronel BM César Viana de Brum, reforçou a importância da integração entre os poderes públicos e recordou episódios críticos das últimas décadas.
“Não podemos esquecer que, em 2001 e 2002, mais de uma dezena de pessoas morreram em Cuiabá por causa das chuvas. Esse risco ainda existe se não tivermos ações concretas e coordenadas. O trabalho conjunto é essencial para proteger a população”, afirmou.
Brum também destacou que o Estado deve ganhar novas ferramentas para aprimorar o monitoramento meteorológico. “Com o apoio de instituições como o Censipam e, em breve, com o radar meteorológico da Chapada dos Guimarães, teremos condições de agir com mais eficiência e rapidez”, disse.
O Plano de Contingência Municipal será um documento único e de atualização contínua, com definição clara de responsabilidades e protocolos de resposta. A Prefeitura afirma que o processo representa um avanço importante na preparação de Cuiabá para o período chuvoso, garantindo mais segurança e resiliência à população.
#PraCegoVer
A imagem que acompanha a matéria mostra uma mão segurando um smartphone que exibe na tela o aviso “Alerta Laranja – Chuvas intensas, risco alto”, tendo ao fundo um céu nublado e o cenário urbano ao anoitecer.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Prefeitura convida famílias para lançamento da campanha Craques da Natureza no Parque Tia Nair
A Prefeitura de Cuiabá convida as famílias cuiabanas para participarem, neste domingo (21), a partir das 8h, no Parque Tia Nair, do lançamento oficial da campanha Craques da Natureza: Plantou, Colou!, uma iniciativa que une conscientização ambiental, lazer e diversão para as crianças.
O evento foi pensado para envolver pais, responsáveis e crianças em uma manhã especial de contato com a natureza, incentivando a arborização urbana de forma educativa e participativa. Cerca de 100 crianças devem participar da ação neste fim de semana.
Além do plantio de mudas, a programação contará com diversas atrações voltadas ao público infantil, incluindo animadoras de brincadeiras, distribuição de pipoca, picolé e outras atividades recreativas preparadas para garantir diversão durante toda a manhã.
A ação integra a programação do mês dedicado ao meio ambiente e faz parte da meta da gestão municipal de ampliar a cobertura vegetal da capital, com a expectativa de plantar cerca de 4 mil árvores em diferentes regiões da cidade.
A proposta é transformar o plantio de árvores em uma atividade atrativa para as famílias, despertando desde cedo nas crianças o cuidado com o meio ambiente e a preservação dos espaços públicos. Como incentivo, empresas parceiras, como o Supermercado Comper, irão doar pacotes de figurinhas para serem distribuídos aos participantes dos mutirões.
O projeto é coordenado por secretarias municipais, em conjunto com a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano.
Segundo o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, a proposta busca aproximar as crianças das ações ambientais desenvolvidas pelo município.
“Queremos transformar o plantio de árvores em uma atividade participativa e educativa. A ideia é envolver as famílias, incentivar as crianças e fortalecer o cuidado coletivo com a cidade”, destacou.
Após o lançamento no Parque Tia Nair, a Prefeitura pretende expandir a campanha para outras regiões da capital, incluindo áreas como o Córrego do Barbado, o Parque das Águas e bairros que necessitam de reforço na arborização urbana.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
ENTRETENIMENTO3 dias atrásCuiabá recebe etapa do STU Nacional no maior skatepark da América Latina
-
POLÍTICA MT5 dias atrásGuarnieri promete documentos bombasticos sobre ligação entre Sérgio Ricardo e pré-candidato ao Governo
-
POLÍTICA MT3 dias atrásUnião Brasil marca lançamento da pré-campanha de Mauro Mendes ao Senado e de Virgínia Mendes à Câmara Federal
-
CULINÁRIA3 dias atrásLa Maison nega fechamento definitivo e afirma que restaurante segue em pleno funcionamento
-
CUIABÁ3 dias atrásPrefeitura de Cuiabá retoma descontos de consignações na folha dos servidores após decisão judicial
-
POLÍTICA NACIONAL3 dias atrásRelator propõe mudanças no Código de Trânsito; texto será votado em julho por comissão da Câmara
-
ESPORTES3 dias atrásColômbia vence Uzbequistão e assume a ponta do Grupo K na Copa do Mundo
-
PICANTES3 dias atrásPaolla Oliveira registra viagem pela China e declara: ‘Encantada com a experiência’

