CUIABÁ
Cuiabanco impulsiona microempreendedores locais e atrai atenção em nível nacional
Os bons resultados do Cuiabanco, iniciativa da gestão Emanuel Pinheiro, dedicada a estimular o potencial dos empreendedores de pequenas empresas, têm chamado atenção não apenas de outros municípios de Mato Grosso, mas também em outros estados. O secretário municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo recebeu nesta sexta-feira (11) a visita do diretor-presidente da Fundação Social do Trabalho de Campo Grande – Funsat, Paulo da Silva, que veio acompanhado pela coordenadora de Empreendedorismo da Funsat, Catyuce Thays de Lima e pela assessora técnica da Funsat, Luciana Rezende. Também participaram da reunião o diretor de Geração de Emprego, Renda e Qualificação Profissional da Prefeitura, Rafael Butareli, o gerente do Cuiabanco, Dagmar Arantes e membros da equipe técnica.
Paulo da Silva, diretor-presidente da Funsat, revelou que a visita à cidade de Cuiabá teve o propósito de conhecer as atividades do Cuiabanco. “O objetivo principal da nossa visita é entender o trabalho que vocês já possuem em andamento. Atualmente, estamos envolvidos em diversas iniciativas colaborativas com várias secretarias dentro da Prefeitura de Campo Grande. Especificamente, estamos trabalhando na FUNSAC no contexto do microcrédito. Através de nossos contatos com o SEBRAE e profissionais de Santa Catarina, descobrimos que vocês já desenvolveram e implementaram um programa abrangente. Viemos até aqui para compreender esse processo em detalhes e aprender com a experiência de vocês. Nosso objetivo é aplicar esse conhecimento em Campo Grande, conforme solicitado pela nossa prefeita. Queremos oferecer suporte aos empreendedores locais, proporcionando empréstimos subsidiados e um serviço de atendimento eficaz para aqueles que necessitam desses recursos”, comentou.
Em uma roda de conversa, foram apresentadas aos visitantes as ações de fomento econômico do programa “Pra frente Cuiabá”, com ênfase às atividades do Cuiabanco. Os representantes da prefeitura de Campo Grande fizeram muitas perguntas ao longo da explanação e sanaram suas dúvidas. “Gostaria de expressar minha sincera gratidão a todos os membros da equipe técnica presente, especialmente ao secretário Vuolo, que nos recebeu prontamente. Reconhecemos plenamente que o trabalho que vocês realizam é desafiador. O âmbito das suas atividades é mais amplo do que o da Funsat, pois abrange várias secretarias e pilares distintos. Embora em Campo Grande tenhamos feito progressos significativos, é notório que a integração de diferentes aspectos de negócios, como vocês fazem, é impressionante”, disse o diretor-presidente da Funsat.
O secretário Vuolo falou sobre a satisfação em ver que o Cuiabanco está servindo de modelo para iniciativas em vários locais. “Estamos extremamente contentes por ter recebido essa visita dos nossos amigos de Campo Grande, bem como de representantes e secretários de diferentes municípios em outras ocasiões. Essas interações são essenciais para compartilhar nosso sistema e os resultados positivos que temos alcançado. Um marco importante foi o lançamento da frente parlamentar de microcrédito em Brasília, onde tivemos a oportunidade de apresentar o trabalho do Cuiabanco, que apoia e auxilia empreendedores, especialmente microempreendedores, que desejam dar o primeiro passo em suas iniciativas. Sob a visão dinâmica do prefeito Emanuel Pinheiro, estabelecemos uma linha de crédito que simplifica o processo de dar esse primeiro passo. Mas, mais do que apenas financiamento, nosso foco está na prestação de assistência, apoio e consultoria necessários para transformar os sonhos dos empreendedores em realidade”, declarou.
Vuolo ressaltou que o sucesso do Cuiabanco é uma consequência direta da política de inclusão social da Prefeitura de Cuiabá, que visa aumentar a geração de empregos e renda. “Isso se reflete em nosso índice de desemprego, que é um dos mais baixos do país. Todo esse progresso faz parte do programa “Pra Frente Cuiabá”, que abrange não apenas linhas de crédito, mas também programas de qualificação, capacitação e orientação técnica, inclusive para a área rural. Estamos muito satisfeitos com os resultados positivos e continuaremos de portas abertas para receber aqueles que desejam conhecer nosso trabalho, como é a tradição hospitaleira de Cuiabá”, concluiu.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Playground da Orla do Porto funciona junto ao Museu do Rio e Aquário Municipal
As famílias que desejam visitar o novo playground instalado na Orla do Porto devem ficar atentas aos horários de funcionamento do espaço. O equipamento acompanha o expediente do Complexo Biocultural do Porto e está aberto ao público de terça-feira a domingo, das 9h às 18h. Às segundas-feiras, o local permanece fechado para manutenção.
O playground integra o projeto Brincar com Raízes e está localizado dentro do Complexo Biocultural do Porto, que reúne também o Museu do Rio e o Aquário Municipal. Por esse motivo, o acesso ao espaço infantil ocorre obrigatoriamente pelo museu, sendo necessário que a unidade esteja aberta para a entrada dos visitantes.
A coordenadora do Complexo Biocultural do Porto, Luana da Cruz Burema, explica que o equipamento foi planejado para complementar a experiência dos visitantes que frequentam o local.
“O playground é um importante espaço de lazer infantil que torna a visitação ao Complexo Biocultural do Porto muito mais proveitosa e completa. Longe de ser uma estrutura isolada, sua relevância está diretamente ligada à integração do espaço, já que o acesso tanto ao playground quanto ao Aquário se dá obrigatoriamente por dentro do Museu do Rio”, disse.
Com entrada gratuita, o playground foi projetado para atender crianças de diferentes idades e conta com brinquedos interativos, áreas de convivência e equipamentos acessíveis para crianças com deficiência. Entre os atrativos estão os brinquedos com jatos d’água, que têm atraído a atenção do público infantil.
A diretora técnica de Projetos e Planejamento (SDTA) da Prefeitura de Cuiabá, Maryana Paixão, destaca que o espaço integra uma política pública voltada à ocupação qualificada dos espaços públicos.
“O playground amplia as opções de lazer para as famílias e fortalece o Complexo Biocultural do Porto como um ambiente de convivência, turismo e educação ambiental. É um espaço pensado para acolher diferentes públicos e incentivar a utilização dos equipamentos públicos”, contou.
A orientação para os responsáveis é que as crianças utilizem os brinquedos sempre acompanhadas por um adulto. Como parte das atrações envolve brincadeiras com água, a recomendação é levar uma troca de roupa e toalha para maior conforto após a visita.
Serviço
- 📍 O que: Playground do projeto Brincar com Raízes
- 📍 Onde: Complexo Biocultural do Porto (acesso pelo Museu do Rio), na Orla do Porto, em Cuiabá
- 🕘 Funcionamento: Terça-feira a domingo, das 9h às 18h
- 🚫 Fechado: Segundas-feiras para manutenção
- 🎟️ Entrada: Gratuita
- 👨👩👧👦 Público: Crianças acompanhadas pelos responsáveis
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
POLÍTICA MT6 dias atrásWellington lidera corrida ao Paiaguás com 35%; Jayme Campos tem 23% e Pivetta aparece em terceiro com 19% após quatro meses no comando do governo Natasha tem 10% – veja graficos
-
ARTIGOS5 dias atrásBiomagnetismo Medicinal: Quando o Cuidado Vai Além do Tratamento
-
POLÍTICA MT4 dias atrásLúdio apresenta projetos para fortalecer Código Ambiental de Mato Grosso
-
POLÍTICA NACIONAL5 dias atrásURGENTE: Nova versão de delação de Vorcaro inclui Flávio Bolsonaro em relato sobre recursos para filme inspirado em Jair Bolsonaro
-
POLÍTICA MT5 dias atrásSessão é marcada pela leitura da LDO 2027 e aprovação de projeto que cria Programa Social Creches da Terceira Idade
-
MINISTÉRIO PÚBLICO MT5 dias atrásFronteiras
-
POLÍTICA MT5 dias atrásApós críticas, Cattani recua e admite possível erro sobre viagem de Wellington a Portugal
-
ARTIGOS7 dias atrásCRECI-MT: RESPEITAR A HISTÓRIA, RECONHECER AS CONQUISTAS E RENOVAR PARA O FUTURO POR ALEX VIEIRA PASSOS

