CUIABÁ
Cuiabá-Prev recebe dois prêmios nacionais por responsabilidade e governança previdenciária
A Secretaria Municipal de Gestão, por meio da Cuiabá-Prev, foi premiada duas vezes no 57º Congresso Nacional da Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais – ABIPEM, na noite desta quinta-feira (27). No evento, ocorrido em Belém do Pará, o município foi representado pela presidente do Conselho Previdenciário da capital, Neila do Prado.
Na ocasião, Cuiabá foi contemplada em 5º lugar pelo destaque em Responsabilidade Previdenciária e em 10° lugar pela Governança Previdenciária.
“Esses prêmios nada mais são do que a representação exata da autonomia dada ao sistema previdenciário ao longo da gestão Emanuel Pinheiro. Nosso objetivo sempre foi o de implementar aquilo que é melhor para os servidores públicos, aposentados e pensionistas. Desde o início, esse sempre foi o meu compromisso, honrando com cada servidor público da nossa Cuiabá”, comemorou o prefeito Emanuel Pinheiro.
Ao celebrar a conquista, o secretário-adjunto de previdência, Fernando Jorge Mendes, ainda destacou o selo ISO 9001 da Cuiabá-Prev. Atualmente, a Cuiabá-Prev é a única detentora no estado a possuir tal título, que a certifica pela qualidade de serviços e administração de recursos financeiros prestados no município.
“Hoje nós atuamos com uma gestão totalmente democrática dentro do sistema previdenciário municipal, isso porque envolve mais de 17 mil vidas, entre servidores ativos, os aposentados e os pensionistas. Então, todos acabam tendo voz ativa, onde os servidores que têm certificações voltadas para o mercado de capitais, investimentos, aplicações podem contribuir com a análise dos nossos fundos para que a gente possa aplicar recursos”, comentou Fernando.
Conforme a secretária de Gestão, Ellaine Mendes, os prêmios são reflexos de um trabalho de excelência, realizado por profissionais altamente capacitados e comprometidos com o serviço público, além, dos incentivos realizados pelo prefeito Emanuel Pinheiro ao longo de sua gestão. “Em tempos nos quais a previdência vem sendo amplamente discutida e esbarra em dificuldades em outras administrações, nós conseguimos executar um trabalho de excelência”, comemorou.
CUIABÁ-PREV REFERÊNCIA
O modelo de gestão do Cuiabá-Prev tem se consolidado como uma referência para outras entidades previdenciárias municipais, estaduais e nacionais. Recentemente, por meio da Diretoria Especial de Investimento, o órgão conquistou o selo do Instituto Totum, que é uma exigência para profissionais que atuam na área previdenciária.
Do mesmo modo, a previdência municipal possui certificações nacionais por preencher requisitos de gestão de qualidade. Estão entres elas: o Selo ISO 9001, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT); e o Pró-Gestão do Ministério da Previdência Social, por meio do Instituto de Certificação Qualidade Brasil (ICQ Brasil).
Somado a isso, o Conselho Municipal Previdenciário recebeu, por quatro anos consecutivos, o Selo Conselho Transparente, outorgado pela Controladoria Geral do Município. A premiação é responsável por atestar a conformidade com a transparência pública, beneficiando o servidor, o Poder Público, e toda sociedade.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Playground da Orla do Porto funciona junto ao Museu do Rio e Aquário Municipal
As famílias que desejam visitar o novo playground instalado na Orla do Porto devem ficar atentas aos horários de funcionamento do espaço. O equipamento acompanha o expediente do Complexo Biocultural do Porto e está aberto ao público de terça-feira a domingo, das 9h às 18h. Às segundas-feiras, o local permanece fechado para manutenção.
O playground integra o projeto Brincar com Raízes e está localizado dentro do Complexo Biocultural do Porto, que reúne também o Museu do Rio e o Aquário Municipal. Por esse motivo, o acesso ao espaço infantil ocorre obrigatoriamente pelo museu, sendo necessário que a unidade esteja aberta para a entrada dos visitantes.
A coordenadora do Complexo Biocultural do Porto, Luana da Cruz Burema, explica que o equipamento foi planejado para complementar a experiência dos visitantes que frequentam o local.
“O playground é um importante espaço de lazer infantil que torna a visitação ao Complexo Biocultural do Porto muito mais proveitosa e completa. Longe de ser uma estrutura isolada, sua relevância está diretamente ligada à integração do espaço, já que o acesso tanto ao playground quanto ao Aquário se dá obrigatoriamente por dentro do Museu do Rio”, disse.
Com entrada gratuita, o playground foi projetado para atender crianças de diferentes idades e conta com brinquedos interativos, áreas de convivência e equipamentos acessíveis para crianças com deficiência. Entre os atrativos estão os brinquedos com jatos d’água, que têm atraído a atenção do público infantil.
A diretora técnica de Projetos e Planejamento (SDTA) da Prefeitura de Cuiabá, Maryana Paixão, destaca que o espaço integra uma política pública voltada à ocupação qualificada dos espaços públicos.
“O playground amplia as opções de lazer para as famílias e fortalece o Complexo Biocultural do Porto como um ambiente de convivência, turismo e educação ambiental. É um espaço pensado para acolher diferentes públicos e incentivar a utilização dos equipamentos públicos”, contou.
A orientação para os responsáveis é que as crianças utilizem os brinquedos sempre acompanhadas por um adulto. Como parte das atrações envolve brincadeiras com água, a recomendação é levar uma troca de roupa e toalha para maior conforto após a visita.
Serviço
- 📍 O que: Playground do projeto Brincar com Raízes
- 📍 Onde: Complexo Biocultural do Porto (acesso pelo Museu do Rio), na Orla do Porto, em Cuiabá
- 🕘 Funcionamento: Terça-feira a domingo, das 9h às 18h
- 🚫 Fechado: Segundas-feiras para manutenção
- 🎟️ Entrada: Gratuita
- 👨👩👧👦 Público: Crianças acompanhadas pelos responsáveis
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
POLÍTICA MT6 dias atrásWellington lidera corrida ao Paiaguás com 35%; Jayme Campos tem 23% e Pivetta aparece em terceiro com 19% após quatro meses no comando do governo Natasha tem 10% – veja graficos
-
ARTIGOS5 dias atrásBiomagnetismo Medicinal: Quando o Cuidado Vai Além do Tratamento
-
POLÍTICA MT4 dias atrásLúdio apresenta projetos para fortalecer Código Ambiental de Mato Grosso
-
POLÍTICA NACIONAL5 dias atrásURGENTE: Nova versão de delação de Vorcaro inclui Flávio Bolsonaro em relato sobre recursos para filme inspirado em Jair Bolsonaro
-
MINISTÉRIO PÚBLICO MT5 dias atrásFronteiras
-
POLÍTICA MT5 dias atrásSessão é marcada pela leitura da LDO 2027 e aprovação de projeto que cria Programa Social Creches da Terceira Idade
-
POLÍTICA MT5 dias atrásApós críticas, Cattani recua e admite possível erro sobre viagem de Wellington a Portugal
-
ARTIGOS7 dias atrásCRECI-MT: RESPEITAR A HISTÓRIA, RECONHECER AS CONQUISTAS E RENOVAR PARA O FUTURO POR ALEX VIEIRA PASSOS

