CUIABÁ
Cuiabá intensifica ações e conscientização contra a tuberculose

A Secretaria Municipal de Saúde de (SMS) por meio do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, inicia nesta segunda-feira (24), a Semana Nacional de Mobilização e Luta Contra a Tuberculose, com uma série de ações voltadas para a conscientização, prevenção e combate à doença. O evento, que segue até o dia 28 de março de 2025, terá sua abertura na Unidade de Saúde da Família (USF) Pico do Amor.
A iniciativa faz parte do calendário do Mês de Combate à Tuberculose, instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que marca o Dia Mundial de Combate à Tuberculose em 24 de março. O objetivo da semana é alertar a população sobre a gravidade da tuberculose, incentivar a busca ativa de casos e reforçar a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado.
Entre as atividades previstas, destaca-se a avaliação de contatos de pacientes em tratamento da tuberculose. Para isso, nos dias 24 (segunda-feira) e 27 (quinta-feira), serão realizadas a aplicação e a leitura da Prova Tuberculínica (PT – PPD) na USF Pico do Amor, nos períodos matutino e vespertino. O exame será conduzido pelas enfermeiras Carolina Carvalho da Silva e Priscila Weigert Duarte, da USF Parque Atalaia 1.
Além disso, outras ações previstas para a semana incluem:
✔ Campanhas de conscientização sobre prevenção e tratamento da tuberculose;
✔ Busca ativa de casos suspeitos, para identificar e tratar novos pacientes;
✔ Webinários e atividades educativas, ampliando o acesso à informação sobre a doença.
Cada unidade de saúde terá liberdade para programar suas atividades conforme a demanda local, sob a coordenação do Programa Municipal de Controle da Tuberculose.
A secretária adjunta de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Catarina Célia Araújo de Amorim, reforçou a importância da mobilização e destacou o compromisso da gestão com o enfrentamento da doença.
“A tuberculose é uma doença séria, mas que tem cura quando diagnosticada e tratada corretamente. Nosso objetivo com esta semana de mobilização é levar informação à população, estimular a detecção precoce dos casos e garantir que todos os pacientes tenham acesso ao tratamento gratuito e contínuo na rede pública. Contamos com o envolvimento de nossas equipes de saúde para fortalecer essa luta e reduzir a incidência da tuberculose em Cuiabá”, afirmou Catarina.
Sobre a tuberculose
A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta principalmente os pulmões, sendo causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis (bacilo de Koch). A transmissão ocorre pelo ar, através da inalação de gotículas expelidas por uma pessoa infectada ao tossir, falar ou espirrar.
Dados importantes sobre a tuberculose:
A doença pode acometer outros órgãos e sistemas do corpo;
É considerada o assassino infeccioso mais mortal do mundo;
No Brasil, prevenção, diagnóstico e tratamento são oferecidos gratuitamente pelo SUS; O tratamento é prolongado, mas eficaz, e deve ser seguido corretamente para evitar a resistência bacteriana.
A Semana Nacional de Mobilização e Luta Contra a Tuberculose reforça o compromisso das autoridades de saúde na eliminação da doença e incentiva a população a buscar atendimento médico ao apresentar sintomas como tosse persistente, febre, suores noturnos e emagrecimento.
#PraCegoVer
A imagem mostra uma enfermeira usando luvas azuis realizando um exame em uma paciente. O atendimento acontece dentro de um consultório médico.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT


CUIABÁ
Mutirão fiscal que dá 95% de desconto em IPTU termina amanhã

Termina nesta terça-feira (25) o Mutirão Fiscal realizado pela Prefeitura de Cuiabá, que concede 95% de descontos em juros e multas às dívidas de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), ISSQN (Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza) e ITBI (Imposto Sobre a Transmissão de Bens Imóveis), lançadas até dezembro de 2023.
Também poderão ter descontos, em até 50% do valor principal, multas de trânsito aplicadas pelos agentes da Semob (Secretaria de Mobilidade Urbana), lançadas até o dia 31 de dezembro de 2023, terão até 50% de desconto no valor principal.
O mesmo critério vale para as multas ambientais. Os interessados em pagar esses débitos com desconto, poderão até o dia 28 de fevereiro, aderir ao Mutirão Fiscal pelo Portal de Serviços da Prefeitura de Cuiabá, por meio do seguinte endereço eletrônico: www.cuiaba.mt.gov.br ou pelo Portal Refis Online www.refis.cuiaba.mt.gov.br
Outra opção é comparecer presencialmente na sede da Procuradoria Fiscal, localizada na Avenida Getúlio Vargas, nº 490, Cuiabá, 78043-415.
O desconto de 95% em juros e multas são destinados ao pagamento à vista dos débitos. De 2 a 12 parcelas, o desconto é de 60%, enquanto acordos firmados com 13 a 24 parcelas é de 50%. De 25 a 48 parcelas, o teto do desconto é de 30%.
O procurador fiscal Ricardo Alves explica que se trata de uma boa oportunidade aos contribuintes inadimplentes. “A multa de trânsito tem desconto de 50% no valor principal quando pago à vista. A Procuradoria do Município está de portas abertas aos cidadãos para resolver as pendências fiscais”, explica.
O Mutirão Fiscal é resultado de uma parceria da Prefeitura de Cuiabá com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).
#PraCegoVer
A matéria é ilustrada com a foto da sede da Prefeitura de Cuiabá. A imagem captada por drone ilustra também a Praça Alencastro. A foto exibe árvores com destaque ao prédio com cores verdes e brancas.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT