CUIABÁ

Cerest Cuiabá: conheça a atuação do órgão e quando procurar seus serviços

O Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador da Baixada Cuiabana (Cerest Cuiabá) é um serviço especializado voltado à promoção, proteção e recuperação da saúde dos trabalhadores e trabalhadoras, sejam eles do setor público ou privado, urbanos ou rurais, com ou sem carteira assinada. O órgão é vinculado à Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá e faz parte da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENASTT).

A atuação do Cerest vai muito além do atendimento ambulatorial. O serviço desenvolve ações estratégicas de vigilância em saúde do trabalhador, em parceria com outros setores da rede pública, com foco na prevenção de doenças e agravos relacionados ao ambiente de trabalho. Está inserido na Rede de Atenção à Saúde (RAS) e articula-se com as demais vigilâncias do município, promovendo ações conjuntas de inspeção, orientação, capacitação e investigação de casos de maior complexidade.

Quando procurar o Cerest?

Trabalhadores que apresentam sintomas ou condições de saúde que possam estar relacionadas ao trabalho podem e devem buscar atendimento por meio da rede SUS. Atualmente, o encaminhamento é feito pelas unidades básicas de saúde por meio do Sistema de Regulação (SISREG). Após a avaliação da equipe do Cerest, caso seja constatado o nexo entre a atividade profissional e o adoecimento, o trabalhador será acompanhado e, se necessário, encaminhado para outros serviços especializados.

Leia Também:  Vice-prefeito,Sindicato Rural e diretoria da Arsec realizam visita técnica em obra de revitalização do Parque de Exposições

“Nosso papel vai muito além do atendimento individual. Atuamos de forma técnica e pedagógica, orientando unidades de saúde, investigando ambientes de trabalho, realizando ações de vigilância e oferecendo apoio técnico às equipes do SUS. O objetivo é garantir que a saúde do trabalhador seja tratada com a integralidade e a atenção que merece”, destaca Silvana Maria Ribeiro, diretora da Vigilância em Saúde de Cuiabá.

O Cerest realiza ações nos 11 municípios da Baixada Cuiabana, com foco em três áreas específicas:
• Vigilância em Ambientes e Processos de Trabalho (VAPT);
• Vigilância em Saúde das Populações Expostas a Agrotóxicos (VSPEA);
• Vigilância Epidemiológica em Saúde do Trabalhador (VESAT).

Mesmo não tendo poder de autuação, o órgão pode emitir relatórios técnicos orientativos em casos de denúncias, além de elaborar perfis epidemiológicos e promover oficinas de capacitação e apoio matricial às equipes da Atenção Primária à Saúde.

Equipe Multidisciplinar

A equipe do Cerest Cuiabá é formada por profissionais de diversas áreas: médicos do trabalho, enfermeiros do trabalho, assistentes sociais, psicólogos, fisioterapeutas, técnicos em segurança do trabalho, além da equipe administrativa – todos comprometidos em garantir atendimento qualificado ao trabalhador.

Leia Também:  Propriedades do programa Agro da Gente recebem visita dos técnicos da BID Pantanal

Onde fica e como entrar em contato

O Cerest está localizado na Rua Rui Barbosa, nº 560, Bairro Goiabeiras – Cuiabá/MT (próximo ao Tennis Company).
Telefone e WhatsApp: (65) 3318-6080. Além do atendimento e das ações de campo, o órgão também disponibiliza materiais informativos com orientações sobre as principais doenças relacionadas ao trabalho, grupos de risco e sintomas clínicos, reforçando a importância da informação como forma de prevenção.

O Cerest é um importante aliado da saúde do trabalhador. Conhecer seus serviços e saber quando acioná-lo pode fazer toda a diferença na prevenção de agravos e na promoção de ambientes laborais mais seguros e saudáveis.

#PraCegoVer

A imagem mostra um grupo de servidores que fazem parte do CEREST, tema abordado no texto. Na imagem, há uma mesa grande à frente do grupo, que está todo posicionado em pé para o retrato.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

CPI da CS Mobi promove mesa de negociação entre prefeito e gerente da empresa

Antoniel Pontes – Assessoria vereador Rafael Ranalli&nbsp

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da CS Mobi realiza nesta quarta-feira (24), às 14h, na Câmara Municipal de Cuiabá, uma nova oitiva com a presença do prefeito Abilio Brunini (PL) e do gerente geral da empresa, Kenon Mendes de Oliveira. A expectativa é que a reunião tenha como foco principal a discussão sobre o contrato de concessão, em um processo de intermediação conduzido pela comissão.
Instaurada em 10 de fevereiro deste ano, a CPI investiga possíveis irregularidades no contrato firmado entre a prefeitura e a CS Mobi. O objetivo é avaliar a legalidade das cláusulas, a vantajosidade do acordo e o repasse mensal de R$ 650 mil feito pelo município à empresa, garantido pelo Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
Desde o início das apurações, a comissão já realizou seis oitivas, uma reunião ampliada com representantes da empresa e permissionários, além de três encontros internos para acompanhar os trabalhos. Entre os depoentes estiveram o ex-procurador geral do município, Benedicto Miguel Calix fiscais do contrato à época o gerente geral da CS Mobi, Kenon Mendes de Oliveira técnicos da área a ex-secretária da Semob, Regivânia Alves permissionários do Mercado Municipal e, de forma inédita, o ex-prefeito Emanuel Pinheiro. O último depoimento aconteceu em 21 de agosto, com o ex-secretário municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Antônio Vuolo, responsável pela assinatura do contrato de concessão.
A CPI também realizou duas visitas técnicas às obras do Mercado Municipal Miguel Sutil, com participação de vereadores. Todas as atividades ocorreram durante o expediente regular da câmara, sem custos extras com perícias, materiais ou deslocamentos de servidores e parlamentares.
Prorrogada em 10 de junho por mais 120 dias, a comissão tem prazo para concluir os trabalhos até 10 de outubro.&nbsp
O relatório final deverá avaliar o cumprimento das obrigações contratuais por parte da CS Mobi, incluindo a modernização e revitalização do Centro Histórico e a entrega do Mercado Municipal Miguel Sutil, além de indicar recomendações administrativas ou judiciais.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Vice-prefeito,Sindicato Rural e diretoria da Arsec realizam visita técnica em obra de revitalização do Parque de Exposições

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA