CUIABÁ
Central de Regulação zera fila de 31 tipos de consultas especializadas e exames de diagnósticos em Cuiabá
A Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) zerou as filas para 31 procedimentos de consultas e exames em Cuiabá. O trabalho vem sendo feito desde janeiro deste ano.
Além dos exames de tomografia, foram zerados procedimentos como: Consulta em cardiologia pediátrica, Consulta em Nefrologia Adulto em Cuiabá, Consulta em Oftalmologia de Retina, Consulta em Ortopedia – Mão, Consulta em Ortopedia – Pé, Consulta em Pediatria – em Cuiabá, Consulta em Pneumologista Pediátrica, entre outros. Veja a lista completa no final do texto.
O secretário-Adjunto de Atenção Hospitalar e Complexo Regulador, Paulo Rós, comemorou o resultado e afirmou que desde o início da gestão Emanuel Pinheiro o compromisso sempre foi de melhorar a vida dos usuários do SUS que procuram por atendimento.
“Este é um resultado que mostra como o atendimento hospitalar em Cuiabá é da mais alta qualidade e mesmo assim estamos avançando diariamente, assumimos com o compromisso de zerar as filas e agora o sentimento é de dever cumprido”, afirmou.
A reestruturação da Central de Regulação, encontrada com inúmeros problemas causados pela intervenção do Estado, foi o que melhorou as condições para poder zerar as filas de procedimentos. Segundo a coordenadora técnica da Central de Regulação, Andrea Biachi Linhares, um dos pontos positivos foi a estruturação do call center.
“Conseguimos zerar a fila graças ao trabalho de triagem dos pacientes e conforme fomos abrindo grade, fomos realizando agendamento”, afirmou. “O fortalecimento do call center com a vinda dos concursados foi essencial nesse sentido, todo nosso call center conta com 16 servidores e todos são novos concursados”, afirmou.
Veja a lista de consultas e exames:
Consulta em cardiologia pediátrica
Consulta em Nefrologia – Adulto em Cuiabá
Consulta em Oftalmologia de Retina
Consulta em Ortopedia – Mão
Consulta em Ortopedia – Pé
Consulta em Pediatria – em Cuiabá
Consulta em Pneumologista Pediátrica
Biópsia de Próstata – em Cuiabá
Cintilografia do Miocárdio
Cateterismo
Correção cirurgica de lagoftalmo
Enucleação de globo ocular
Explante de Lente Intra Ocular – Olho direito
Tratamento dialítico
Litotripsia extracorporea (onda de choque parcial / completa em 1 regiao renal)
Tomografia de coerência óptica
Biometria ultrassônica
Campimetria computadorizada
Curva diária de pressão ocular cdpo
Mapeamento de retina
Microscopia especular de córnea
Topografia computadorizada de cornea
Biópsia de Próstata
Biópsia de Tireóide
Biópsia de Colo do útero
Biópsia de pele e partes moles
Colonoscopia
Consulta em urologia
Consulta em cabeça e pescoço
Consulta cirurgia torácica
Exérese de mama
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Cuiabá leva vacinação ao Mato Grosso AgroFestival e reforça proteção contra a Influenza
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), estará presente na primeira edição do Mato Grosso AgroFestival, entre os dias 7 e 9 de agosto, no Parque Novo Mato Grosso, com uma ação especial de vacinação, nesta sexta, sábado e domingo. A equipe da Secretaria Adjunta de Atenção Primária estará no estande da Prefeitura de Cuiabá oferecendo imunização contra diversas doenças, com destaque para a vacina contra a Influenza, que apresenta baixa cobertura entre os grupos prioritários.
A iniciativa integra as estratégias da SMS para ampliar o acesso da população às vacinas e faz parte do planejamento da Campanha Nacional de Multivacinação, realizada durante o mês de agosto, que terá o Dia D de mobilização em 22 de agosto em todas as 72 Unidades de Saúde da Família (USFs) do município.
Durante os três dias de evento, os moradores poderão atualizar a caderneta de vacinação com doses disponíveis conforme as indicações do Programa Nacional de Imunizações (PNI), incluindo Influenza, tríplice viral, hepatite B, Covid-19 para pessoas acima de 12 anos, HPV, entre outras vacinas previstas no calendário vacinal.
Para receber a vacina, basta apresentar um documento oficial com foto ou o cartão do SUS. O atendimento será rápido e realizado pela equipe da saúde municipal.
A ação tem como um dos principais objetivos ampliar a cobertura vacinal contra a Influenza, que permanece abaixo da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, de 90% para cada grupo prioritário.
Dados atualizados em 5 de agosto de 2026 mostram que nenhum dos principais públicos alcançou o índice recomendado. Entre as crianças de 6 meses a menores de 6 anos, a cobertura está em 37,72%, com 18.905 doses aplicadas em uma população estimada de 50.121 crianças.
Entre os idosos com 60 anos ou mais, considerados um dos grupos de maior risco para complicações causadas pelo vírus, a cobertura chega a 40,13%, com 39.354 doses aplicadas para um público estimado de 98.078 pessoas. Já entre as gestantes, o índice registrado é de 61%, com 4.143 doses aplicadas.
O cenário reforça a importância da vacinação, principalmente porque os grupos com menor cobertura estão entre os mais afetados pela doença no município. Conforme o Boletim Epidemiológico de Vigilância dos Vírus Respiratórios de Cuiabá, referente ao período de janeiro a julho de 2026, foram registrados 2.348 casos de Influenza A e B na população alvo da vacinação.
Do total de registros, 957 ocorreram em crianças de 0 a 6 anos e 172 em idosos com 60 anos ou mais. No mesmo período, a doença provocou 14 mortes, reforçando a necessidade de ampliar a proteção dos públicos mais vulneráveis.
A presença da Secretaria Municipal de Saúde no Mato Grosso AgroFestival reforça a estratégia de levar a vacinação para mais perto da população, facilitando o acesso aos imunizantes em espaços de grande circulação.
Serviço
Vacinação no Mato Grosso AgroFestival
Local: Parque Novo Mato Grosso, Cuiabá
Datas: 7, 8 e 9 de agosto de 2026
Documentos necessários: documento com foto ou cartão do SUS
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
MATO GROSSO5 dias atrásMissão empresarial liderada pela Cônsul da Indonésia inicia aproximação com mineradores de Mato Grosso
-
POLÍTICA MT4 dias atrásWellington confirma Janaína e Medeiros ao Senado e amplia articulação para atrair Podemos à chapa
-
POLÍTICA MT3 dias atrásApós impasse sobre vaga de vice, Max Russi anuncia candidatura própria do Podemos ao Governo de Mato Grosso
-
POLÍTICA MT3 dias atrásEm meio à exigência de Max Russi por indicação do vice, Elson Ramos chega ao Palácio Paiaguás e reforça aliança com Pivetta
-
POLÍTICA MT3 dias atrásMax Russi descarta disputar o governo e condiciona apoio à indicação do vice na chapa; Elson Ramos é o nome indicado
-
POLÍTICA MT3 dias atrásFábio Garcia será o vice de Otaviano Pivetta
-
POLÍTICA MT6 dias atrásExclusivo: Janaína Riva, Max Russi e Jayme Campos discutem chapa alternativa a governo e senado em reunião na casa de Eduardo Botelho
-
POLÍTICA MT3 dias atrásMax Russi admite pressão interna e mantém indefinição sobre apoio entre Pivetta e Wellington

