CUIABÁ

Bombeiros e CIOPAER recebem Moção de Bravura do vereador Eduardo Magalhães

19/06/2024
Bombeiros e CIOPAER recebem Moção de Bravura do vereador Eduardo Magalhães
Na tarde de segunda-feira (17), na Câmara de Cuiabá, oficiais do Corpo de Bombeiros e do CIOPAER lotaram o plenário, e o motivo da visita ilustre é nobre, eles foram receber a Moção de Bravura do vereador Eduardo Magalhães.&nbsp
A equipe de militares esteve por 30 dias auxiliando no resgate de vítimas da enchente que assolou o Rio Grande do Sul.
Dentro os homenageados, também estava a cadela da raça golden retriever, Maya estava com seu uniforme do Corpo de Bombeiros e também recebeu a medalha.&nbsp
A “cachorrinha” faz parte da equipe que auxiliou durante 30 dias, pelo odor, Maya conseguiu avisar aos oficiais o local aonde estavam as vítimas.
A tutora de Maya, a Sargento Daiane da Rocha Ribeiro, explica que onze militares do Corpo de Bombeiros participaram da missão, sendo mergulhadores, especialistas em salvamento terrestre, especialistas em salvamento em áreas devastadas, desastres, e também operações com cães.&nbsp
“Nós fomos com dois cães de buscas, dois cães certificados, a Maya e a Bela. Atuamos por cerca de 30 dias no todo, contando o tempo de deslocamento até lá, e pudemos aí encontrar alguns integrantes de uma família que se encontravam desaparecidos, soterrados. Atuamos também na parte de salvamento, na cidade de Pelotas, cidade que ainda estava inundada”, diz Ribeiro.
O Major do Corpo de Bombeiros, Anderson Rodrigo da Silva, revela que o acionamento dos militares de Mato Grosso foi feito via&nbsp “Ligabom”e a equipe de resgate conseguiu salvar&nbsp 44 pessoas com vida.
“A equipe passa por treinamento constante e está preparada para situações adversas, apesar que o do Rio Grande do Sul teve proporções enormes. E por isso foi necessário uma outra equipe, que deve permanecer&nbsp por mais 30 dias no Rio Grande do Sul”.
O capitão e piloto de avião do Corpo de Bombeiros, Lucas Moraes Calegara pontua que foram selecionados para a missão os profissionais mais bem preparados, seguindo a orientação do Governador de Mato Grosso.
“Nos deslocamos com uma aeronave e com uma viatura de apoio solo. Nós tivemos a oportunidade de ajudar diretamente mais de 40 pessoas, e&nbsp levamos muito alimento para ser consumido instantaneamente, levamos muita cesta básica, e água. A&nbsp corporação esta preparada para atender a sociedade, independente da calamidade que estiver ocorrendo”.
O evento também contou com a apresentação de dança dos membros do Centro de Tradições Gaúchas Velha Querência, em forma de agradecimento aos oficiais pelo trabalho prestado.&nbsp O CTG também foi ponto de coleta de doações, e&nbsp enviar 22 caminhões com donativos para a região Sul.&nbsp
O vereador Eduardo Magalhães durante seu discurso, ressaltou&nbsp a solidariedade ao povo do Rio Grande do Sul, prestado por Mato Grosso.
“O gesto mais nobre, é dedicar sua vida, em prol de outra visa. O auxílio dos nossos bravos bombeiros e equipe do CIOPAER foi primordial para ajudar nas operações de resgate e assistência às vítimas do temporal que ainda assola o estado gaúcho”, afirmou Magalhães.
Da Assessoria

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Chico 2000 vai intermediar reunião entre estudantes e prefeitura
Propaganda

CUIABÁ

Playground da Orla do Porto funciona junto ao Museu do Rio e Aquário Municipal

As famílias que desejam visitar o novo playground instalado na Orla do Porto devem ficar atentas aos horários de funcionamento do espaço. O equipamento acompanha o expediente do Complexo Biocultural do Porto e está aberto ao público de terça-feira a domingo, das 9h às 18h. Às segundas-feiras, o local permanece fechado para manutenção.

O playground integra o projeto Brincar com Raízes e está localizado dentro do Complexo Biocultural do Porto, que reúne também o Museu do Rio e o Aquário Municipal. Por esse motivo, o acesso ao espaço infantil ocorre obrigatoriamente pelo museu, sendo necessário que a unidade esteja aberta para a entrada dos visitantes.

A coordenadora do Complexo Biocultural do Porto, Luana da Cruz Burema, explica que o equipamento foi planejado para complementar a experiência dos visitantes que frequentam o local.

O playground é um importante espaço de lazer infantil que torna a visitação ao Complexo Biocultural do Porto muito mais proveitosa e completa. Longe de ser uma estrutura isolada, sua relevância está diretamente ligada à integração do espaço, já que o acesso tanto ao playground quanto ao Aquário se dá obrigatoriamente por dentro do Museu do Rio”, disse.

Leia Também:  Van do Sine na Praça da República oferta 314 vagas de emprego nesta segunda-feira

Com entrada gratuita, o playground foi projetado para atender crianças de diferentes idades e conta com brinquedos interativos, áreas de convivência e equipamentos acessíveis para crianças com deficiência. Entre os atrativos estão os brinquedos com jatos d’água, que têm atraído a atenção do público infantil.

A diretora técnica de Projetos e Planejamento (SDTA) da Prefeitura de Cuiabá, Maryana Paixão, destaca que o espaço integra uma política pública voltada à ocupação qualificada dos espaços públicos.

“O playground amplia as opções de lazer para as famílias e fortalece o Complexo Biocultural do Porto como um ambiente de convivência, turismo e educação ambiental. É um espaço pensado para acolher diferentes públicos e incentivar a utilização dos equipamentos públicos”, contou.

A orientação para os responsáveis é que as crianças utilizem os brinquedos sempre acompanhadas por um adulto. Como parte das atrações envolve brincadeiras com água, a recomendação é levar uma troca de roupa e toalha para maior conforto após a visita.

Serviço

  • 📍 O que: Playground do projeto Brincar com Raízes
  • 📍 Onde: Complexo Biocultural do Porto (acesso pelo Museu do Rio), na Orla do Porto, em Cuiabá
  • 🕘 Funcionamento: Terça-feira a domingo, das 9h às 18h
  • 🚫 Fechado: Segundas-feiras para manutenção
  • 🎟️ Entrada: Gratuita
  • 👨‍👩‍👧‍👦 Público: Crianças acompanhadas pelos responsáveis
Leia Também:  Prefeito lamenta falecimento de engenheira que prestou trabalho a Cuiabá por quase 40 anos

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA