CUIABÁ

Aulas da 2ª Edição do programa ‘Qualifica Mulher’ começam nesta segunda-feira (19)

Os cursos ofertados na 2ª Edição do programa ‘Qualifica Mulher’ começam nesta segunda-feira (19) em algumas unidades socioassistenciais do município. A ação é promovida pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Até o momento já foram contabilizadas 363 inscrições.

Aos interessados em participarem dos cursos de qualificação profissional, restam ainda vagas em algumas áreas profissionalizantes. Para se inscrever, basta procurar uma das unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Convivência de Idosos (CCI) ou Centros de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), mais próximos das residências.

As inscrições estarão disponíveis até o preenchimento das vagas de cada curso oferecido. Os documentos exigidos são RG e CPF, comprovante de endereço atualizado, cartão do Número de Identificação Social (NIS). Em alguns casos, se for maior de 16 anos, dependendo da área escolhida, deve apresentar o nível de escolaridade. “Mediante turmas fechadas, pois são apenas 20 vagas para cada opção, os demais ficaram inscritos no cadastro reserva, caso haja alguma desistência”, disse a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira.

Nessa 2ª Edição do programa voltado exclusivamente para a qualificação profissional de mulheres, a população em situação de rua também terá a oportunidade de se qualificar. Serão ofertados cursos no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua- Centro Pop e na Unidade de Acolhimento Terapêutica e Ambiental -ATAP. “Essas duas unidades vão atender especificamente a população em situação de rua. Sendo assim, não necessitam se deslocar às unidades de Cras, CCI e Creas para realizarem as inscrições”, informou a secretária.

Leia Também:  Alegria e vitalidade marcam o Mês do Idoso no CCI Padre Firmo

O convênio faz parte do Programa Qualifica Cuiabá que já certificou mais de 6,5 mil pessoas para o mercado de trabalho desde 2018. A assinatura do termo de parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial- Senac foi realizada no final do mês de julho, na oferta de 1,2 mil vagas. Só em 2022, o Qualifica chegará a 4 mil vagas.
CRONOGRAMA- Os primeiros cursos oferecidos e com início das aulas previstos para a segunda quinzena de setembro, são: Noções das Técnicas de Manicure e Pedicure (19 a 30), das 08 às 12 horas, a Unidade de Acolhimento para Adultos ‘Associação Terapêutica e Ambiental Paraíso- ATAP. Na unidade do Centro de Referência de Assistência Social- Cras, do bairro Tijucal, será ofertada a qualificação na mesma área (19 a 30), das 08 às 12 horas. Nessa mesma unidade, terá também o curso de Designer de Sobrancelhas (19 a 30), no período vespertino, das 13 às 17 horas.

No Centro de Convivência dos Idosos Aidêe Pereira, as mulheres terão a oportunidade de aprender como produzir pães e salgados. O início do curso será na próxima segunda-feira (19) e com término previsto para o dia 30 desse mês. As atividades serão ministradas sempre no período vespertino, das 13 às 17 horas. Esse mesmo curso de Produção de Pães e Salgados será realizado na unidade de acolhimento ATAP, das 13 às 17 horas.

Noções e técnicas quanto ao preparo de bolos e tortas será ministrada na unidade do CCI Aidêe Pereira, no bairro Novo Horizonte. As aulas começam no dia 19 e com término previsto para o dia 30, das 08 às 12 horas.

Leia Também:  Abilio sanciona lei de Baixinha que cria o

A partir do dia 20 de setembro, terá curso de Técnicas de Depilação, na unidade do Cras, no bairro Pedregal. O encerramento está previsto para o dia 06 de outubro, e as aulas serão ministradas sempre das 08 às 12 horas.

Designer de sobrancelhas e depilação egípcia será executado na unidade do Cras do bairro Jardim Araçá. As aulas iniciam no dia 20 e terminam no dia 03 de outubro. As aulas serão sempre das 08 às 12 horas.

Preparo de bolos e tortas acontecerá no Cras do bairro Jardim Araçá, a partir do dia 20 até o dia 03 de outubro. Sempre no período matutino, das 08 as 12 horas.

“O Qualifica é importante para a política social de Cuiabá porque ela oportuniza às pessoas deixar a dependência do Poder Público. Claro que são extremamente importantes os benefícios e o suporte social àquelas famílias em extrema vulnerabilidade social, entretanto dar condições para a saída dessa dependência é uma das missões da gestão Emanuel Pinheiro”, finalizou a secretária.

Referência

O Qualifica Cuiabá é uma das principais políticas sociais da atual administração e tem se tornado referência nacional com premiações de expressão e case para outras esferas públicas, como o Governo Federal que lançou o ‘Qualifica Mulher’, espelhado na versão cuiabana, e irá atender 24 mil mulheres em 13 dos 26 estados brasileiros.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Propaganda

CUIABÁ

Telões da Prefeitura mobilizam torcedores e levam festa a diferentes regiões de Cuiabá

A paixão pelo futebol reuniu moradores de diferentes origens nos cinco pontos de Cuiabá onde a Prefeitura instalou telões por meio da campanha Minha Rua é Show de Bola. Com ruas lotadas, famílias reunidas e clima de torcida, a iniciativa promovida pela gestão municipal transformou a segunda partida da Seleção Brasileira em uma grande celebração coletiva.

Durante a transmissão do segundo jogo da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, nesta sexta-feira (19), o público acompanhou a vitória do Brasil por 3 a 0 em um dos telões instalados pela gestão municipal.

Nem mesmo a chuva que caiu durante a partida desanimou os torcedores. A comemoração seguiu animada nos cinco pontos de transmissão, com festa pela goleada da Seleção Brasileira sobre o Haiti.

Entre os participantes estava o colombiano Angel Disnys Amaris Leon, morador de Cuiabá há três anos. Ao lado da família, ele aproveitou a estrutura montada pela Prefeitura para acompanhar a partida e reforçou a identificação com a cidade que escolheu para viver. Angel afirmou que, apesar da origem colombiana, a torcida na noite foi pela Seleção Brasileira.

Leia Também:  Prefeito e primeira-dama lamentam morte da mãe de servidoras da Secretaria Municipal de Saúde

“Estou há três anos em Cuiabá com toda a minha família e gosto muito de viver aqui. Hoje vim acompanhar o jogo e torcer pelo Brasil, que já se tornou a minha segunda casa”, disse.

O empresário Thales Santana da Silva participou da programação ao lado da esposa e de familiares. Para ele, a ação contribuiu para aproximar os moradores e transformar a partida em um momento de convivência comunitária.

“Recebemos esse presente de poder assistir ao jogo juntos. Viemos em família para torcer pelo Brasil e aproveitar esse momento de integração com a comunidade”, contou.

A campanha Minha Rua é Show de Bola mobilizou moradores de diferentes bairros da capital e ultrapassou 1 milhão de visualizações no Instagram da Prefeitura em apenas 24 horas.

Com o engajamento da população, foram definidos telões nas quatro ruas mais votadas, além de um espaço especial na Praça Cultural do Parque Cuiabá para a comunidade haitiana acompanhar os jogos das seleções do Brasil e do Haiti.

Ao todo, cinco telões foram instalados em diferentes pontos de Cuiabá para a transmissão das partidas.

Leia Também:  Sugestão de Pauta: Prefeito Emanuel Pinheiro realiza o lançamento oficial do Alvará Automático de Obras na terça-feira (5)

Os pontos contemplados pela ação foram a Rua 17, no bairro Santa Terezinha; Rua 15, no bairro João Bosco Pinheiro; Rua 44, no bairro São João Del Rey; Rua Belo Horizonte, no bairro Alvorada; além da Praça Cultural do Parque Cuiabá, que recebeu um espaço especial destinado à comunidade haitiana.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA