AGRONEGÓCIO

Reconhecimento de todo o território brasileiro como livre de febre aftosa pela China

Por ocasião da visita do ministro Mauro Vieira a Pequim, o governo brasileiro obteve o reconhecimento do status sanitário de todo o seu território como livre de febre aftosa pelo governo da República Popular da China. A decisão, anunciada hoje (2/6), ocorre após mais de 20 anos de negociação entre os países.

O reconhecimento amplia oportunidades para as exportações de produtos bovinos e suínos oriundos do Brasil no mercado chinês, como miúdos e carne com osso. As exportações do agronegócio brasileiro com destino à China ultrapassaram US$ 50 bilhões em 2025.

Durante a missão presidencial à República Popular da China, em maio de 2025, os dois países assinaram “Memorando de Entendimento entre o Ministério da Agricultura e Pecuária da República Federativa do Brasil e a Administração-Geral de Aduanas da República Popular da China na Área de Medidas Sanitárias e Fitossanitárias”. O documento reforçou o diálogo sanitário entre os países e contribuiu para o avanço de tratativas de interesse do setor agrícola brasileiro.

Tal resultado é fruto do trabalho conjunto do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Leia Também:  Na Europa clima também pode prejudicar as lavouras

Informações à imprensa
[email protected]

Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária

Propaganda

AGRONEGÓCIO

Mapa nomeia 178 candidatos aprovados no Concurso Público Nacional Unificado

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) publicou, nesta segunda-feira (1º), no Diário Oficial da União (DOU), a Portaria n° 688 com a nomeação de 178 candidatos aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU).

Foram nomeados 54 candidatos para o cargo de Auditor Fiscal Federal Agropecuário. Desse total, 31 são da especialidade de Agronomia, três de Farmácia, 16 de Medicina Veterinária, três de Química e um de Zootecnia.

Para o cargo de Agente de Atividades Agropecuárias, foram nomeados 53 profissionais. Já para Agente de Inspeção Sanitária e Industrial de Produtos de Origem Animal, foram nomeados 55 candidatos, enquanto 16 foram nomeados para o cargo de Técnico de Laboratório.

Os empossados nos cargos de Auditor Fiscal Federal Agropecuário, Agente de Atividades Agropecuárias e Agente de Inspeção Sanitária e Industrial de Produtos de Origem Animal deverão se apresentar à Superintendência de Agricultura e Pecuária do estado onde se localiza a vaga ou, no caso de lotação em Brasília, à sede do Mapa. Os empossados no cargo de Técnico de Laboratório deverão se apresentar ao Laboratório Federal de Defesa Agropecuária correspondente à localidade da vaga.

Leia Também:  Preço do litro do leite ultrapassa em 14% o da gasolina no estado São Paulo

Os nomeados terão até 30 dias, contados a partir da publicação da portaria, para tomar posse. Após a posse, o início do exercício no cargo deverá ocorrer no prazo máximo de 15 dias.

Toda a documentação necessária para a posse deve ser enviada por meio da plataforma SOUGOV.BR, conforme as orientações do Manual do Ingressante.

Informações à imprensa
[email protected]

Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA