AGRONEGÓCIO

Exportação de Feijões diminuiu 52,86%

Pela primeira vez desde que a exportação de feijões começou a ganhar maior relevância, os exportadores estão enfrentando uma diminuição do volume embarcado. Entre os meses de janeiro e julho de 2021, o volume exportado foi de 105 mil toneladas, arrecadando 92 milhões de dólares. Já neste ano, até o dia 31 de julho, foram exportadas apenas 49,5 mil toneladas, obtendo 41 milhões de dólares.

Estão protegidos do desafio da queda de exportação, os produtores que já estabeleceram contratos. Por exemplo, quem tem contrato de Feijão-rajado está embarcando e recebendo, mesmo que nem sempre o exportador consiga adquirir liquidez lá fora. 

Fonte: AgroPlus

Leia Também:  Atenção para a declaração de rebanho obrigatória
Propaganda

AGRONEGÓCIO

Mapa participa de evento que celebrou os dez anos do Programa Rural Sustentável

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) participou, em Brasília, do evento “Programa Rural Sustentável: Aprendizados de 10+ anos de implementação”, promovido pelo Grupo Banco Interamericano de Desenvolvimento (Grupo BID). O encontro reuniu representantes de instituições públicas, organismos internacionais e parceiros estratégicos para debater os resultados, as lições aprendidas e as contribuições do Programa Rural Sustentável (PRS) para o desenvolvimento sustentável da agropecuária brasileira.

Durante o evento, representantes do Mapa apresentaram a palestra “Ampliação de escala e disseminação de práticas produtivas sustentáveis – Aplicando as lições aprendidas do PRS ao futuro de outros projetos e políticas públicas”. A apresentação abordou estratégias para ampliar a adoção de tecnologias e sistemas produtivos sustentáveis, com base nas experiências acumuladas ao longo da implementação do programa.

Ao longo de mais de uma década, o PRS tem contribuído para a adoção de práticas agropecuárias de baixa emissão de carbono, o fortalecimento da assistência técnica e extensão rural e a inclusão produtiva de pequenos e médios produtores. As iniciativas desenvolvidas pelo programa abrangem biomas estratégicos, como Amazônia, Cerrado e Caatinga, e apresentam sinergias com as diretrizes do Plano ABC+, principal política pública brasileira voltada à adaptação às mudanças climáticas e à redução das emissões de gases de efeito estufa na agropecuária.

Leia Também:  Começou bem: Brasil diversifica e conquista novos mercados nos EUA

O evento também proporcionou um espaço para avaliação dos resultados alcançados pelo programa, troca de experiências entre instituições parceiras e discussão de estratégias para ampliar a escala de soluções sustentáveis voltadas ao desenvolvimento rural.

A programação contou com a participação de representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), do Departamento de Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais do Reino Unido (Defra), de instituições executoras, organizações socioprodutivas, especialistas, beneficiários e parceiros estratégicos.

Informações à imprensa
[email protected]

Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA