AGRONEGÓCIO
Egressos do Senar-MT começam a utilizar aplicativo Colheita de Talentos
Os egressos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) que estão em busca de oportunidades no mercado de trabalho ou interessados em se capacitarem em mais algum treinamento, agora têm as informações na palma da mão. O Senar-MT disponibilizou o aplicativo Colheita de Talentos para aparelhos celulares na versão Android e os egressos já começaram a baixar o programa no telefone móvel.
O objetivo é facilitar o acesso à plataforma que já está em uso desde 2021. Ela consiste em um banco de dados atualmente com cerca de 200 mil currículos de ex-alunos do Senar-MT e pode ser acessada pelos Sindicatos Rurais e empresas do setor, que buscam por profissionais qualificados para as vagas de emprego disponíveis no campo.
Para que possam ser encontrados pelos empregadores, a recomendação é que os egressos acessem a plataforma e mantenham os dados atualizados, mesmo com cursos realizados independentemente do Senar-MT.
Segundo o coordenador da área de Tecnologia da Informação (TI) da instituição, Willian Basili, caso a pessoa queira o currículo impresso, agora também será possível imprimi-lo. “Basta inserir as informações no sistema e clicar na opção de imprimir. O programa vai salvar um arquivo em pdf já no formato comum de currículo. Será necessário apenas enviar o documento para alguma impressora, sem necessidade de alteração”, explica.
Cursos ofertados – Além desses benefícios, o aplicativo Colheita de Talentos também permitirá aos egressos acompanharem a agenda de treinamentos ofertados pelos 93 Sindicatos Rurais do estado. Ao encontrar o curso desejado e clicar no botão “Tenho interesse”, o Sindicato Rural será notificado e entrará em contato.
Para baixar na versão Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.colheitataleto
Aos usuários da versão IOS, há a previsão de disponibilizá-lo também nessa versão. Enquanto isso, o programa pode ser acessado pelo endereço do próprio site nos aparelhos celulares. Segue o link abaixo:
https://colheita.senarmt.org.br/

AGRONEGÓCIO
Estado decreta emergência por risco de seca severa até o fim do ano
O governo do Acre decretou situação de emergência em todo o Estado em razão do risco de seca severa e da possibilidade de desabastecimento hídrico nos próximos meses. O Decreto nº 11.932, tem validade de 180 dias e autoriza a adoção de medidas emergenciais para minimizar os efeitos da estiagem em todo o estado.
A decisão foi baseada em estudos climáticos que apontam para o fortalecimento do fenômeno El Niño no segundo semestre de 2026. Segundo o governo, a previsão é de redução das chuvas, temperaturas acima da média e agravamento da seca entre agosto e novembro, período em que o Acre já registra baixos índices de precipitação.
De acordo com o decreto, o cenário pode provocar queda significativa no nível dos rios, escassez de água potável, dificuldades na navegação, isolamento de comunidades e prejuízos à agricultura, pecuária e pesca. O governo também alerta para o aumento do risco de queimadas e incêndios florestais durante o período.
A medida destaca ainda os impactos sobre povos indígenas, ribeirinhos e moradores da zona rural. As 36 terras indígenas, que abrigam 246 aldeias e 16 povos, podem enfrentar isolamento, dificuldades no abastecimento de alimentos e medicamentos, perdas na produção de subsistência e agravamento da insegurança alimentar. O decreto também cita a possibilidade de interrupção do transporte escolar em comunidades acessíveis apenas por via fluvial.
Com a publicação do decreto, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil ficará responsável por coordenar as ações de enfrentamento, em conjunto com órgãos estaduais, federais e prefeituras. Caberá ao órgão monitorar os níveis dos rios, as condições meteorológicas e os focos de calor, além de apoiar os municípios na elaboração de planos de contingência.
O governo também autorizou a realização de despesas emergenciais, como contratação de serviços, aquisição de insumos, instalação de abrigos e distribuição de água por carros-pipa nas localidades mais afetadas. As ações terão prioridade para comunidades indígenas, ribeirinhas e rurais, além de escolas e unidades de saúde.
Durante a vigência do decreto, também serão reforçadas as ações de prevenção e combate às queimadas, bem como campanhas de conscientização sobre o uso racional da água e os cuidados com a saúde em períodos de calor intenso e baixa umidade. O texto ainda autoriza agentes da Defesa Civil, em situações de risco iminente, a ingressar em imóveis para prestar socorro, determinar evacuações e requisitar temporariamente propriedades particulares, quando necessário, com garantia de indenização em caso de danos.
Com validade de seis meses, o decreto busca agilizar a mobilização de recursos e a adoção de medidas administrativas para reduzir os impactos da estiagem e garantir assistência às populações mais vulneráveis.
Fonte: Pensar Agro
-
POLÍTICA MT6 dias atrásApós impasse sobre vaga de vice, Max Russi anuncia candidatura própria do Podemos ao Governo de Mato Grosso
-
POLÍTICA MT7 dias atrásWellington confirma Janaína e Medeiros ao Senado e amplia articulação para atrair Podemos à chapa
-
POLÍTICA MT6 dias atrásMax Russi descarta disputar o governo e condiciona apoio à indicação do vice na chapa; Elson Ramos é o nome indicado
-
POLÍTICA MT6 dias atrásEm meio à exigência de Max Russi por indicação do vice, Elson Ramos chega ao Palácio Paiaguás e reforça aliança com Pivetta
-
POLÍTICA MT6 dias atrásFábio Garcia será o vice de Otaviano Pivetta
-
POLÍTICA MT4 dias atrásFilho de Mauro Mendes obtém vitoria na Justiça contra portal de Antero
-
POLÍTICA MT3 dias atrásNelson Barbudo destaca maturidade do Podemos e aposta em novo impulso para Mato Grosso com Otaviano Pivetta
-
POLÍTICA MT4 dias atrásMinutos após divulgação da Folha de Mato Grosso, Max Russi publica vídeo e confirma apoio a Otaviano Pivetta para as eleições de 2026 – assistam

