EMBATE POLÍTICO
Emanuel desafia Abilio, minimiza força eleitoral do prefeito e ameaça voltar à disputa em 2028
Ex-prefeito de Cuiabá compara votação de Samantha Iris com resultado de Alessandra Ferreira em Rondonópolis e provoca adversário sobre possível revanche nas urnas
O ex-prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (PSD) voltou a confrontar publicamente o atual prefeito, Abilio Brunini (PL), após o resultado das eleições em Mato Grosso. Em vídeo publicado nas redes sociais, Emanuel questionou a influência eleitoral do adversário, analisou a votação da primeira-dama Samantha Iris (PL) e deixou aberta a possibilidade de disputar novamente a Prefeitura da Capital em 2028.
A manifestação ocorreu depois que Abilio comemorou a eleição da esposa para a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e afirmou que o resultado representava o enfraquecimento de famílias tradicionais da política estadual, citando nomes como Riva, Campos, Fávaro, Botelho e Pinheiro.
Emanuel reagiu às declarações e contestou a avaliação do prefeito sobre a própria força política.
“Pronto, agora ele virou o Deus das urnas. Acorda filho, essas eleições mostraram que você não está lá essas coisas não, viu? Por exemplo, mesmo com toda onda favorável, milhões de seguidores nas redes sociais, você, prefeito de Cuiabá, sua candidata, primeira-dama e já vereadora, teve uma votação muito aquém aqui em Cuiabá, viu?”, afirmou.
Samantha Iris foi eleita deputada estadual com aproximadamente 57,9 mil votos, alcançando a quarta maior votação na disputa. Entretanto, Emanuel destacou que, somente em Cuiabá, a parlamentar recebeu 33.774 votos, equivalentes a 9,73% na comparação apresentada pelo ex-prefeito.
Ele também mencionou o desempenho do deputado estadual reeleito Lúdio Cabral (PT), que recebeu 43.586 votos na Capital, correspondentes a 12,56% na mesma comparação.
Para reforçar a crítica, Emanuel utilizou como exemplo a eleição de Alessandra Ferreira (Podemos), primeira-dama de Rondonópolis e esposa do prefeito Cláudio Ferreira (PL), aliado político de Abilio.
Alessandra conquistou 40.801 votos em Rondonópolis, percentual de 32,01% do eleitorado local, conforme os números apresentados pelo ex-prefeito.
“Aqui em Cuiabá, a primeira-dama, sua candidata que é vereadora não chegou nem a 10% dos votos da população cuiabana. E detalhe, a população de Rondonópolis é um terço da população de Cuiabá. E você, dizendo que a votação da sua candidata seria um teste da sua gestão. Então tá aí, toma o teste que você queria”, declarou.
A comparação foi utilizada por Emanuel para contestar a associação feita por Abilio entre a votação de Samantha e a aprovação de sua administração municipal.
Em entrevista após a eleição da esposa, Abilio havia afirmado que o desempenho eleitoral também poderia refletir o apoio recebido por sua gestão.
“Isso também representa a nossa aprovação, ou seja, uma boa parcela da população que apoia o prefeito, que gosta do trabalho que eu estou executando, poderá apoiar a Samanta afirmando essa aprovação”, disse o prefeito.
Possível revanche em 2028
O confronto entre os dois políticos ganhou um novo capítulo quando Emanuel relembrou a eleição municipal de 2020, na qual derrotou Abilio Brunini por uma diferença aproximada de seis mil votos.
Ao comentar o histórico da disputa, o ex-prefeito provocou o adversário e sugeriu que poderá voltar às urnas nas eleições municipais de 2028.
“Quando nos enfrentamos, eu venci você. Ficou tão desnorteado com a taca que levou, que até hoje fica remoendo. Deve ser por isso que não tira o meu nome da boca”, disparou.
Na sequência, Emanuel pediu cautela aos aliados do atual prefeito e deixou uma possível candidatura em aberto.
“Fica o recado pra você e os emocionados de plantão: dá uma segurada, fiquem calmos, daqui a praticamente um ano e meio, teremos eleições novamente. E vai que, dessa vez eu decido participar”, afirmou.
Apesar da provocação, Emanuel não confirmou que será candidato. A declaração, porém, reacende a rivalidade com Abilio, que poderá buscar a reeleição em 2028, abrindo espaço para um novo confronto entre os dois pelo comando do Palácio Alencastro.
POLÍTICA MT
Inauguração da Casa 22 reúne mais de 130 prefeitos e consolida articulação suprapartidária em torno de Flávio Bolsonaro em MT
Inauguração da Casa 22 reuniu governador, senadores, prefeitos e vereadores; sob a coordenação de Balbinotti, lideranças discutiram mobilização e estratégias para o segundo turno presidencial
A inauguração da Casa 22, realizada nesta terça-feira (13), marcou uma nova etapa das articulações políticas em Mato Grosso para o segundo turno da eleição presidencial. Organizado sob a coordenação do empresário Odílio Balbinotti Filho, o encontro reuniu mais de 130 prefeitos dos 142 municípios do Estado, além de senadores, vereadores e representantes de diferentes partidos.
Primeiro suplente do senador Zé Medeiros (PL) e coordenador estadual da campanha de Flávio Bolsonaro, Odílio tem conduzido a aproximação de lideranças partidárias e a organização das ações eleitorais nos municípios. A proposta apresentada durante o evento é ampliar a mobilização até o dia 25 de outubro.

“Muito feliz hoje. Mais de 130 prefeitos dos 142 municípios estiveram aqui nesse evento suprapartidário, onde nós estamos juntando todos os partidos que querem apoiar a eleição de Flávio Bolsonaro”, afirmou Balbinotti.
O empresário também anunciou a realização de adesivaços e carreatas, além da descentralização das atividades de campanha, com a participação de lideranças municipais.
Presente no encontro, o governador Otaviano Pivetta reafirmou seu compromisso em ajudar a aumentar o percentual de voto de Flávio no estado. “Vamos trabalhar para que este percentual seja ainda maior no segundo turno”, declarou.
O senador Mauro Mendes destacou a organização do evento e o papel de Odílio na articulação das lideranças. “Parabéns, Odílio, pela organização. Parabéns a todos que estão apoiando o 22 nesse momento”, afirmou.
Mendes também defendeu a atuação dos representantes políticos em suas respectivas regiões. “Cada um na sua cidade, cada vereador, cada deputado na sua região”, disse, ao comentar a necessidade de coordenação territorial no segundo turno.
O senador Zé Medeiros, por sua vez, ressaltou a presença de prefeitos de diferentes municípios e o alcance da articulação conduzida por Balbinotti. “É a união com quase todos os prefeitos do Estado de Mato Grosso. Dos 142, mais de 130 aqui presentes”, afirmou.
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, também participou da inauguração. Em seu discurso, abordou a disputa presidencial, fez críticas à militância de esquerda nas universidades públicas e destacou a importância atribuída pela campanha à participação dos eleitores. “Cada voto conta”, declarou.
Durante o encontro, Odílio chamou atenção para a abstenção registrada no primeiro turno e para a necessidade de avaliar seus possíveis efeitos na votação de 25 de outubro. “Convença as pessoas de que a democracia é exercida a partir do voto”, afirmou.
*Casa 22 será ponto de articulação no segundo turno*
A inauguração da Casa 22 integra a estrutura de organização da campanha presidencial em Mato Grosso. Segundo as manifestações feitas durante o evento, o trabalho coordenado por Odílio envolve o diálogo entre partidos, a participação de prefeitos e parlamentares e a programação de atividades nos municípios.
Com a aproximação do segundo turno, marcado para 25 de outubro, a coordenação pretende concentrar as próximas atividades na organização territorial, na comunicação com os eleitores e no acompanhamento das ações de campanha em Mato Grosso.
-
AGRONEGÓCIO6 dias atrásNova bancada deve priorizar o crédito rural e a previsibilidade para o financiamento
-
AGRONEGÓCIO6 dias atrásMercado externo absorve mais 6,3 milhões de toneladas de soja brasileira
-
ECONOMIA5 dias atrásJustiça determina penhora de 4,3 mil cabeças de gado para quitar dívida de R$ 9,2 milhões com advogados em MT
-
Sinop5 dias atrásPrefeitura de Sinop avança na proteção às mulheres com conquista de Centro de Referência da Mulher Brasileira
-
AGRONEGÓCIO5 dias atrásCrédito rural para a agricultura empresarial soma R$ 107,1 bilhões nos três primeiros meses da safra 2026/2027
-
POLÍTICA MT7 dias atrásDeputados de MT fecham aliança com Flávio Bolsonaro para o 2º turno
-
POLÍTICA MT5 dias atrásMDB confirma apoio a Flávio Bolsonaro no segundo turno e prepara anúncio oficial para terça-feira (13)
-
ECONOMIA6 dias atrásSelo de Boas Práticas Regulatórias recebe número recorde de atos em 2026

