MATO GROSSO

Congresso nacional destaca Mato Grosso como referência em capacitação para emergências viárias

O 2º Congresso Nacional de Emergência e Segurança Viária (Conesv) foi encerrado nesta sexta-feira (26.6), em Cuiabá, consolidando Mato Grosso como referência nacional no preparo técnico de profissionais que atuam no resgate, salvamento e atendimento pré-hospitalar a vítimas de acidentes de trânsito. O evento também reforçou o papel estratégico da formação continuada diante da alta complexidade das ocorrências nas rodovias brasileiras.

Durante três dias, o evento reuniu bombeiros militares, profissionais da saúde, gestores públicos e especialistas de 26 estados, do Distrito Federal e de países como Portugal, Argentina, Peru e Costa Rica, no Parque Novo Mato Grosso. Mais do que promover a troca de experiências, o congresso reforçou a importância da qualificação permanente das equipes responsáveis pelo atendimento às vítimas de acidentes de trânsito, uma das principais causas de mortes e internações no Brasil.

Na solenidade de encerramento, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), coronel BM Flávio Gledson Vieira Bezerra, destacou os impactos humanos, sociais e econômicos provocados pelos acidentes de trânsito e reforçou a necessidade de investir continuamente na capacitação dos profissionais que atuam na linha de frente do resgate e do salvamento.

Para o comandante, a realização do congresso em Mato Grosso ganha ainda mais relevância diante da extensa malha rodoviária do Estado, uma das maiores do país, e do crescente fluxo de veículos.

Os acidentes de trânsito figuram entre os principais desafios da saúde pública no Brasil. De acordo com dados do Ministério da Saúde, milhares de pessoas morrem todos os anos em sinistros viários, enquanto centenas de milhares necessitam de atendimento hospitalar. Além das perdas humanas, os acidentes geram um alto impacto econômico, considerando gastos com saúde, previdência, perda de produtividade e danos materiais.

Leia Também:  PM prende quatro pessoas e impede furto a banco em Nova Mutum

“Os acidentes de trânsito geram um custo de cerca de R$ 50 bilhões por ano para o Brasil. Esse número, por si só, demonstra a importância de estarmos reunidos aqui para promover eventos como este. Tenho certeza de que todos sairão daqui ainda mais motivados a seguir treinando, aperfeiçoando técnicas, debatendo o tema e compartilhando conhecimento para que possamos melhorar, cada vez mais, a forma de prestar os serviços de emergência à população brasileira”, afirmou o comandante.

A secretária de Estado de Segurança Pública, coronel PM Susane Tamanho, ressaltou que o maior patrimônio da corporação é o investimento contínuo na capacitação de seus militares e afirmou que o 2º Conesv comprova o amadurecimento institucional do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, hoje capaz de produzir, difundir e compartilhar conhecimento técnico em resgate e salvamento com corporações e profissionais de todo o país.

“Nosso Estado avançou muito, mas o mais importante é o investimento no capital humano. São as pessoas que fazem a diferença na linha de frente, tanto nas ocorrências de resgate quanto de salvamento. Este evento demonstra o quanto a nossa corporação está madura e preparada. Espero que todos levem a mensagem de que Mato Grosso é um estado formado por pessoas comprometidas em fazer o melhor pela população”, destacou.

A vice-presidente da Associação Brasileira de Resgate e Salvamento (Abras), coronel BM RR Karina Ferreira Ribeiro, do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá, ressaltou que a qualidade técnica da programação e a organização do congresso transformaram o evento em uma referência nacional para a área.

Ao longo da programação, os congressistas participaram de painéis técnicos e aperfeiçoaram seus conhecimentos nos cursos Stop the Bleed e Rescue Training, além das competições práticas do Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma e do Holmatro Experience. As atividades reproduziram cenários realistas de acidentes de diferentes naturezas, envolvendo veículos de passeio, ônibus, carretas e ocorrências com produtos perigosos, permitindo às equipes aperfeiçoar a tomada de decisão sob pressão, fortalecer o trabalho integrado e ampliar a aplicação de protocolos internacionais de resgate e atendimento pré-hospitalar.

Leia Também:  Polícia Civil cumpre buscas contra grupo envolvido em distribuição de drogas e armas em Várzea Grande

A realização de treinamentos com alto grau de realismo é fundamental para preparar os profissionais que atuam nas emergências. Em ocorrências graves, a resposta rápida, coordenada e tecnicamente qualificada das equipes pode ser decisiva para preservar vidas, reduzir sequelas e aumentar as chances de recuperação das vítimas. Por isso, a capacitação contínua é considerada um dos principais pilares para a excelência dos serviços de resgate e salvamento, segundo a coronel.

“É uma honra estar aqui em Mato Grosso pela primeira vez. Foi um evento primoroso. Estes dias foram marcados por muitos desafios, aprendizados e troca de experiências. Reunimos diversas instituições, equipes de saúde, bombeiros, especialistas e profissionais de diferentes áreas, além de palestras de alto nível. Essa integração não tem preço. O conhecimento compartilhado aqui proporciona um aprendizado que vai muito além de qualquer sala de aula”, concluiu a coronel.

Além do fortalecimento técnico das equipes, o congresso deixou como legado a integração entre corporações e instituições de diferentes estados e países.

“A troca de experiências e a padronização de protocolos reforçam a atuação conjunta e elevam a qualidade das operações de resgate e atendimento a emergências em todo o Brasil. A expectativa é que o conhecimento compartilhado no 2º Conesv resulte em respostas mais rápidas, seguras e eficientes, contribuindo para salvar mais vidas”, concluiu o major BM Rivaldo Miranda, coordenador técnico do congresso.

Fonte: Governo MT – MT

Propaganda

MATO GROSSO

Corpo de Bombeiros coordena curso voltado ao atendimento de mulheres em situação de violência

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) coordenou, ao longo desta semana, o Curso de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), com apoio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), em Cuiabá.

O curso foi realizado entre os dias 22 e 26 de junho, na Escola Superior de Contas do Estado (TCE-MT), e reuniu 41 profissionais das forças de segurança pública, entre representantes do CBMMT, Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT), Polícia Judiciária Civil (PJC) e Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).

A capacitação foi realizada com foco no aperfeiçoamento do atendimento prestado às mulheres em situação de violência e no fortalecimento da atuação integrada das instituições que compõem a rede de proteção às vítimas.

Durante o curso, os participantes acompanharam palestras e debates sobre direitos das mulheres, Lei Maria da Penha, questões de gênero, atendimento não revitimizador, avaliação de risco e atuação dos órgãos que integram a rede de enfrentamento à violência contra a mulher.

A coordenadora do curso, tenente-coronel BM Karina Matos, destacou que a capacitação integra um conjunto de ações desenvolvidas pelo Estado de Mato Grosso para fortalecer o enfrentamento à violência contra a mulher e qualificar o atendimento prestado pelos órgãos públicos.

Leia Também:  PM prende quatro pessoas e impede furto a banco em Nova Mutum

“O Estado de Mato Grosso vem desenvolvendo políticas públicas e ações entre as várias secretarias, que são conduzidas, articuladas e monitoradas pelo Gabinete de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher. Essa capacitação é mais uma dessas ações e faz parte das estratégias para que a gente possa diminuir os índices de violência e fortalecer a prevenção”, afirmou.

A oficial destacou ainda que, sob a gestão do comandante-geral do CBMMT, coronel BM Flávio Glêdson Vieira Bezerra, a corporação tem intensificado as ações voltadas à prevenção e ao enfrentamento da violência contra a mulher, incluindo a capacitação dos militares para o acolhimento e a orientação das vítimas durante os atendimentos de emergência.

“Muitas vezes, o Corpo de Bombeiros é o primeiro a prestar atendimento. Além de salvaguardar a vida da mulher, nosso objetivo é que o militar consiga identificar situações de violência, acolher essa vítima e orientá-la sobre os serviços disponíveis. Dependendo desse primeiro atendimento, essa mulher entra na rede de proteção e passa a receber todo o suporte que o Estado oferece para que ela possa sair do ciclo de violência”, ressaltou.

De acordo com a diretora de Ensino e Pesquisa da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), Michele Gonçalves dos Ramos, a capacitação é essencial para melhorar a resposta do Estado diante dos casos de violência doméstica e que o curso proporciona aos participantes habilidades e conhecimentos necessários para lidar com as vítimas de violência doméstica de forma sensível, empática e eficaz.

Leia Também:  Governo de MT entrega R$ 2,3 milhões em fuzis e drones ao Bope

“Isso inclui a sensibilização dos agentes de segurança e a aplicação adequada das normas vigentes. Assim, nossos profissionais também estarão mais preparados para o encaminhamento aos serviços de apoio e proteção, fortalecendo a atuação em rede dos diferentes órgãos envolvidos na agenda de proteção de mulheres vítimas de violência”, disse.

Participante do curso, a soldado BM Eleni Nunes, que atua no atendimento pré-hospitalar, destacou que a capacitação contribui para qualificar ainda mais o atendimento realizado pelos profissionais que estão na linha de frente das ocorrências.

“Esse curso foi fundamental porque nos mostra detalhes que fazem diferença no atendimento. Muitas vezes, somos os primeiros a ter contato com a vítima e precisamos estar preparados para acolher, identificar sinais de violência e realizar os encaminhamentos necessários. Às vezes, a ferida não está no físico, mas no emocional, e esse acolhimento faz toda a diferença para que a mulher receba o apoio necessário”, destacou.

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA