POLÍCIA FEDERAL
PF combate grupo suspeito de contrabando de cigarros
Campo Grande/MS. A Polícia Federal, em ação conjunta com a Polícia Rodoviária Federal e com a Receita Federal do Brasil, deflagrou, nesta terça-feira (16/6), a Operação Rota Clandestina, com o objetivo de desarticular organização criminosa dedicada à importação ilegal de cigarros provenientes do Paraguai para comercialização em território nacional.
Estão sendo cumpridos 14 mandados de busca e apreensão, sendo 13 em Campo Grande/MS e 1 em Santa Luzia/MG, além de 5 mandados de prisão preventiva e 5 medidas cautelares de monitoração eletrônica. Também foi determinado o bloqueio de contas bancárias e o sequestro de bens móveis e imóveis dos investigados.
As apurações indicam que o grupo atuava com divisão de tarefas para realização de operações ilegais de remessa de valores ao exterior para pagamento de fornecedores no Paraguai, além de ocultar patrimônio em nome de terceiros.
Em tese, as condutas investigadas caracterizam os crimes de organização criminosa, de contrabando, de evasão de divisas e de lavagem de dinheiro.
Comunicação Social da Polícia Federal em Mato Grosso do Sul
[email protected]
Fonte: Polícia Federal
POLÍCIA FEDERAL
PF combate fraudes em benefícios assistenciais na Bahia
Salvador/BA. A Polícia Federal, em conjunto com a Coordenação-Geral de Inteligência do Ministério da Previdência Social, deflagrou, nesta terça-feira (16/6), a Operação Sexta-Feira 13, que visa desarticular associação criminosa que atuava na obtenção fraudulenta de benefícios assistenciais a idosos, mediante a utilização de documentos falsos perante o INSS, no interior da Bahia.
Estão sendo cumpridos dois mandados de busca e apreensão, no município de Santo Amaro/BA, visando apreender documentos, mídias e objetos que possam confirmar a prática delitiva, bem como patrimônio decorrente das fraudes cometidas.
As investigações tiveram início há cerca de um ano, quando se identificou um grupo de pessoas fictícias que eram titulares de benefícios assistenciais a pessoas idosas, sendo que algumas delas estavam recebendo o benefício irregularmente há cerca de 10 anos.
Após levantamento de informações por parte da Polícia Federal e do Núcleo de Inteligência do Ministério da Previdência Social, verificou-se que os documentos de identidade utilizados para obtenção dos benefícios eram falsos. Além disso, identificou-se que os beneficiários possuíam diversas identidades falsas, a fim de obterem mais de um benefício fraudulento.
Também ficou constatado que diversos benefícios foram solicitados perante o INSS, por pessoas que supostamente estariam na condição de representante legal do beneficiário, sem que fosse apresentado qualquer documento que justificasse essa condição. Em outros casos, esses representantes legais foram cadastrados nos benefícios fraudulentos em momento posterior à data de concessão.
Foi observado que benefícios fraudados já haviam sido suspensos pelo INSS, mas foram realizados pedidos de reativação por parte dos investigados, propiciando a renovação dos pagamentos, inclusive de valores atrasados.
No total, foram identificados 50 benefícios fraudulentos que, ao longo dos anos, geraram um prejuízo aos cofres públicos em valor superior a R$ 11 milhões.
Os envolvidos poderão responder pelos crimes de estelionato qualificado, de associação criminosa e de inserção de dados falsos nos sistemas da Previdência Social.
Comunicação Social da Polícia Federal na Bahia
WhatsApp: (71) 3319-6002
E-mail: [email protected]
Fonte: Polícia Federal
-
AGRONEGÓCIO6 dias atrásMapa registra avanços no nível de atendimento às demandas da Lei de Acesso à Informação
-
Sinop5 dias atrásPrefeitura de Sinop lança livro infantil sobre a importância do turismo
-
POLÍTICA MT4 dias atrásAssembleia realiza 3º Encontro Mato-Grossense de Triagem Neonatal
-
POLÍTICA MT5 dias atrásCenira Evangelista recebe apoio Virginia Mendes para pré-candidata a deputada estadual
-
POLÍTICA MT4 dias atrásDiego Guimarães recebe honraria do Muxirum Cuiabano e reforça defesa do ICMS zero para comércio do Centro Histórico
-
POLÍTICA MT4 dias atrásALMT terá audiências, homenagens e debates sobre desenvolvimento, infraestrutura
-
POLÍTICA MT4 dias atrásMauro Mendes confirma lançamento de pré-candidatura ao Senado e prepara ato político ao lado de Virgínia Mendes
-
POLÍTICA MT4 dias atrásDenúncias apontam supostas irregularidades em negociações imobiliárias na Grande Cuiabá

