Sinop

Prefeitura de Sinop e Governo de Mato Grosso realizam pesquisa e mapeam perfil dos visitantes da Exponorte 2026

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, em parceria com o Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT), realizou uma pesquisa durante a Exponorte 2026 para identificar o perfil dos visitantes que participaram do evento. O levantamento ocorreu durante os dois finais de semana da feira.

A proposta da pesquisa é transformar os dados coletados em informações estratégicas para o planejamento do turismo local e regional. O município busca obter diagnóstico mais preciso sobre o perfil dos visitantes, impacto econômico gerado pela Exponorte e potencial de crescimento do turismo de eventos em Sinop.

Entre as informações levantadas estão a origem dos visitantes, tempo de permanência na cidade, gastos durante a estadia, motivação da viagem e percepção sobre o município. Segundo a organização, a Exponorte 2026 reuniu cerca de 230 mil pessoas durante os quatro dias principais de evento.

A diretora de Turismo da Prefeitura de Sinop, Leidiane Viegas, destacou que o levantamento faz parte da estratégia do município para fortalecimento do conceito de Destino Turístico Inteligente (DTI). “Sinop trabalha esse conceito internacional que envolve conectividade, tecnologia, experiências e sustentabilidade. Para isso, nós precisamos ter uma base sólida de dados e as pesquisas possuem papel fundamental nesse processo. Essa mesma pesquisa foi aplicada na Norte Show, que possui perfil voltado aos negócios e à tecnologia, e agora também na Exponorte, que possui característica mais voltada ao lazer e entretenimento. O objetivo é compreender as diferenças entre esses públicos e como eles contribuem para a economia de Sinop”, explicou.

Leia Também:  Após 11 anos de espera, moradores do Daury Riva I serão donos da própria casa

Leidiane Viegas também ressaltou a parceria com o Governo do Estado para desenvolvimento da pesquisa e elaboração dos dados técnicos. “Essa pesquisa ocorre em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso, que possui metodologia própria para compilação e análise das informações. Nos próximos dias, nós devemos divulgar os resultados tanto da pesquisa realizada na Norte Show quanto da pesquisa desenvolvida durante a Exponorte. Esses dados serão importantes para direcionar ações futuras e fortalecer o turismo de eventos no município”, afirmou.

A turismóloga residente técnica da Sedec-MT, Bruna Verão, explicou que o levantamento busca fornecer informações estratégicas para o planejamento turístico do estado e dos municípios. “Essa pesquisa possui o objetivo de levantar informações estratégicas sobre os participantes do evento, como motivação da viagem, percepção sobre o município e meios de hospedagem utilizados. Nós já realizamos esse levantamento em municípios como Alta Floresta e Barra do Bugres, e agora estamos pela segunda vez em Sinop. Esses dados possuem grande importância para o planejamento do município e também do Estado de Mato Grosso, principalmente para fortalecer o turismo de eventos e ampliar a capacidade de organização e promoção dos destinos turísticos”, ressaltou.

A estudante de agronomia Clarice dos Santos, moradora do Espírito Santo, respondeu à pesquisa durante a visita à Exponorte e destacou a experiência positiva vivida em Sinop. “Nós somos do Espírito Santo e essa é a primeira vez que estamos aqui. Viemos por conta do potencial que essa festa possui, para conhecer empresas novas e ampliar contatos. Eu sou estudante de agronomia, então essa experiência possui grande importância para mim. Aproveitei a viagem e já entrei em contato com a Embrapa porque pretendo visitar também. Estou gostando bastante da cidade. Achei Sinop muito organizada, com ruas largas, excelente logística e uma população muito educada no trânsito. A infraestrutura da cidade também me chamou atenção de forma positiva. Nós vamos permanecer dez dias aqui antes de retornar para o Espírito Santo”, relatou.

Leia Também:  Copa Marcelinho Boiadeiro define equipe campeã no feminino neste fim de semana: masculino segue nas oitavas

A visitante Lavínia Fernandes, que atualmente mora em Cuiabá e possui origem em Minas Gerais, também participou da pesquisa e destacou a experiência na cidade durante os dias de evento. “Eu moro atualmente em Cuiabá, mas sou de Minas Gerais. Nós viemos conhecer a exposição, assistir ao show do Luan Santana e também conhecer a cidade. Fizemos vários passeios desde ontem e estou gostando muito de Sinop”, comentou.

Leonardo Sena, de Cuiabá, afirmou que possuía vontade de conhecer a região Norte do estado. “Eu estou gostando muito de conhecer Sinop. Já tinha vontade de conhecer a capital do Nortão e entender melhor essa região. Até agora conheci o shopping, o Parque Florestal e alguns mercados. Nossa passagem será rápida, de sexta a domingo, mas a experiência está sendo muito positiva”, afirmou.

Os resultados completos da pesquisa devem ser divulgados nos próximos dias pela Prefeitura de Sinop e pelo Governo do Estado de Mato Grosso.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Jhayne Lima

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Propaganda

Sinop

Prefeitura de Sinop divulga cronograma de vacinação itinerante de junho para ampliar cobertura vacinal

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Saúde – setor de imunização, divulga o cronograma de vacinação itinerante que será realizado ao longo do mês de junho, com ações descentralizadas em diferentes regiões do município. A estratégia busca ampliar o acesso da população às vacinas, facilitando a imunização de crianças, adolescentes, adultos e idosos fora do horário convencional das unidades de saúde.

A iniciativa tem contribuído significativamente para a ampliação da cobertura vacinal em Sinop, aproximando os imunizantes da população e facilitando o acesso aos serviços de saúde em locais estratégicos, especialmente para pessoas que possuem dificuldades de comparecer às unidades durante a semana, em decorrência do trabalho.

Atualmente, a cobertura vacinal contra a influenza no município alcançou 20,75% do público-alvo. Das 43.871 pessoas aptas à imunização, 14.264 doses já foram aplicadas. A Secretaria de Saúde reforça a importância da adesão da população, especialmente dos grupos prioritários, para ampliar os índices de proteção coletiva.

Conforme o cronograma definido pelo Setor de Imunização, a programação de junho será realizada nos seguintes locais e datas:

  • 06 de junho (sábado) – das 8h às 15h30, no pátio do Machado Supercenter;
  • 13 de junho (sábado) – das 8h às 15h30, no pátio do Machado Vitória Régia;
  • 20 e 21 de junho (sábado e domingo) – das 14h às 20h, no Shopping Sinop;
  • 27 de junho (sábado) – das 8h às 15h30, no Residencial Nico Baracat, com vacinação e pesagem do Programa Bolsa Família.
Leia Também:  Palestra promovida pela Prefeitura de Sinop reforça papel da família na prevenção da violência contra a mulher

Durante as ações, estarão disponíveis as vacinas previstas no calendário do Sistema Único de Saúde (SUS), conforme a faixa etária, situação vacinal e orientações do Plano Nacional de Imunização (PNI). A recomendação é que a população leve o cartão de vacinação e um documento pessoal para atualização da caderneta vacinal.

O coordenador de Imunização do município, João Breganó, reforça que a vacinação itinerante tem sido uma ferramenta importante para aumentar o alcance das campanhas no município. “A proposta é justamente facilitar o acesso da população, levando as vacinas para locais de grande circulação e regiões estratégicas. Essa descentralização tem contribuído diretamente para ampliar nossa cobertura vacinal e garantir mais proteção para toda a comunidade”, destacou.

A Secretaria de Saúde reforça o convite para que a população aproveite as oportunidades e mantenha a vacinação em dia, contribuindo para a prevenção de doenças e fortalecimento da saúde coletiva no município.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Roneir Corrêa

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Leia Também:  Show de Leo Santana no Festeja Sinop reúne multidão no Gigante do Norte

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA