MATO GROSSO
Sema aplica R$ 2,9 bilhões em multas por desmatamento ilegal e incêndios florestais em 2025
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) emitiu 4.196 autos de infração nas fiscalizações de desmatamento ilegal e incêndios florestais realizadas em 2025. A área total embargada é de 121 mil hectares, com R$ 2,9 bilhões em multas aplicadas.
Os resultados operacionais foram apresentados nesta segunda-feira (25.5), na solenidade de lançamento do Plano Anual de Combate ao Desmatamento Ilegal e Incêndios Florestais do ano de 2026.
“O diferencial dos nossos resultados está principalmente na nossa capacidade de atuação coordenada e integrada entre Sema, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil e demais parceiros institucionais”, ressaltou a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti.
Ela explicou que, embora os primeiros meses do ano sejam focados na prevenção, o combate aos ilícitos ambientais é contínuo e permantente. A secretária destacou ainda a importância das reuniões do Comitê Estratégico para o Combate do Desmatamento Ilegal, a Exploração Florestal Ilegal e aos Incêndios Florestais de Mato Grosso (Cedif), presidido pelo governador do Estado.
“O objetivo central deste comitê é integrar as ações de diversos órgãos e agências governamentais na prevenção e combate ao desmatamento ilegal, à exploração florestal ilegal e aos incêndios florestais, promovendo uma resposta coordenada, ágil e eficaz em todo o território mato-grossense”, afirmou a secretária.
Conforme o balanço apresentado, nos últimos quatro anos o número de autos de infração foi maior em 2024, com 4.792 notificações. Foram 3.894 em 2022, 4.547 (2023), 4.792 (2024) e 4.197 em 2025. No ano passado, 79,7% dos autos aplicados forma de forma presencial e 20,3% de forma remota.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Polícia Militar evita feminicídio e apreende seis armas de fogo em Alta Floresta
Policiais militares do 8º Batalhão evitaram um crime de feminicídio e prenderam um homem, de 44 anos, na noite desta segunda-feira (25.5), em Alta Floresta. O suspeito foi flagrado e detido com um revólver enquanto estava em direção à residência da ex-esposa. Na ação, a PM também apreendeu uma pistola e quatro espingardas, que pertencem ao criminoso.
Conforme o boletim de ocorrência, a equipe do 8º BPM recebeu denúncias da vítima, de 45 anos, que informou que seu ex-marido teria lhe mandado mensagens afirmando que estava indo em direção à Alta Floresta para lhe matar e em seguida tirar a própria vida.
Ainda segundo a vítima, desde o fim do relacionamento, no mês de janeiro, ela estava sofrendo diversas ameaças do suspeito, por meio de ligações telefônicas e mensagens de aplicativos e redes sociais. Ela ainda denunciou que o suspeito possuía diversas armas de fogo.
Diante das informações recebidas, as equipes policiais montaram uma barreira na MT-208, entre Alta Floresta e Carlinda, município de onde estava vindo o suspeito. Após alguns minutos, os militares pararam o veículo do homem, uma motocicleta Honda Bros vermelha.
Na abordagem, foi encontrado um revólver de calibre .357 carregado com oito munições. Os policiais fizeram checagem do armamento e identificaram que ele não possuía documentação para porte da arma.
Em seguida, o suspeito foi informado da denúncia de que era dono de mais armas de fogo e encaminhou os militares até sua residência e local de trabalho, na cidade de Carlinda. Nos endereços, os militares apreenderam mais três espingardas e uma pistola de calibre .40, além de munições e cartuchos para todo o armamento.
O homem recebeu voz de prisão em flagrante e foi conduzido para a delegacia de Alta Floresta e entregue à Polícia Judiciária Civil para registro da ocorrência e demais procedimentos que o caso requer.
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.
Fonte: Governo MT – MT
-
POLÍTICA MT6 dias atrásDepois da polêmica envolvendo o SAMU, Pivetta envia outra mensagem polêmica à Assembleia com proposta de extinguir Ouvidoria; deputado Dr. João é contra medida
-
POLÍTICA MT6 dias atrásUnião inédita entre PL e PT em Cáceres redefine forças na Câmara Municipal
-
POLÍTICA MT6 dias atrás“CORJA, PETULANTE E DITADOR”: JÚLIO CAMPOS DETONA MAURO MENDES E DISPARA ” ELE ESTAVA QUEBRADO EM 2018 NÓS BANCAMOS A CAMPANHA DELE ” – Assistam
-
TCE MT5 dias atrásSérgio Ricardo esquece que é presidente do TCE, dá uma de deputado, é criticado nas redes e esculhamba internautas, inclusive mulher, chamando seguidora de “idiota” Veja prints
-
POLÍTICA MT4 dias atrásBem humorado:Jaime minimiza pesquisa MT Dados, questiona números e sugere interferência de grupo governista; veja vídeo
-
POLÍTICA MT6 dias atrásWellington aparece com 27%, Pivetta sobe para 20% e Jayme tem 14% em cenário embolado ao governo de Mato Grosso
-
SAÚDE7 dias atrásDenúncias contra gestão de hospital em Diamantino levantam suspeitas de favorecimento familiar e irregularidades
-
POLÍTICA MT2 dias atrásArticulação de bastidores pode unir Max Russi, Janaína Riva e Jayme Campos em recuo estratégico de Wellington Fagundes em chapa ao Governo de Mato Grosso
