POLÍCIA FEDERAL

PF cumpre mandado contra suspeito de armazenar mídia contendo abuso sexual infantojuvenil

Cabo Frio/RJ. Nesta quarta-feira (13/5), a Polícia Federal deflagrou a Operação Vigilantia Velata com o objetivo de reprimir a prática dos crimes de armazenamento e compartilhamento de mídias contendo cenas de violência sexual infantojuvenil na internet.

Na ação de hoje, policiais federais cumprem um mandado de busca e apreensão em São Pedro da Aldeia/RJ. O aparelho celular dele e um HD foram apreendidos e serão submetidos à perícia técnica criminal para continuidade das investigações.

A investigação foi iniciada com base em informações indicando que um usuário de determinada plataforma online estaria compartilhando arquivos contendo cenas de abuso sexual infantojuvenil. A apuração também identificou que o homem armazenava e compartilhava os arquivos há pelo menos oito anos, utilizando-se da mesma plataforma online durante todo o período.

O investigado poderá responder pelos crimes de armazenamento e compartilhamento de mídias contendo cenas de exploração sexual de crianças e adolescentes, sem prejuízo de outros delitos que possam ser identificados no curso das apurações.

Nomenclatura e alerta

Embora o termo “pornografia” ainda conste no Estatuto da Criança e do Adolescente, a comunidade internacional adota preferencialmente as expressões “abuso sexual de crianças e adolescentes” ou “violência sexual de crianças e adolescentes”, por refletirem com maior precisão a gravidade desses crimes.

Leia Também:  PF investiga grupo criminoso suspeito de fraudes contra instituição bancária no sul do Tocantins

A Polícia Federal reforça a importância da prevenção e orienta pais e responsáveis a acompanhar o uso da internet por crianças e adolescentes, como forma de reduzir riscos e proteger possíveis vítimas. O diálogo aberto sobre segurança no ambiente digital e a orientação para que os jovens comuniquem situações suspeitas também são medidas importantes de proteção.

Comunicação Social da Polícia Federal no Rio de Janeiro
[email protected]
(21) 2203-4404

Fonte: Polícia Federal

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍCIA FEDERAL

PF prende suspeito por tráfico internacional de drogas e cumpre mandados de prisão no Aeroporto de Guarulhos

Guarulhos/SP – A Polícia Federal realizou, entre os dias 12 e 13 de maio, ações de fiscalização migratória no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos que resultaram na prisão de três indivíduos.

No dia 12/5, durante fiscalização de rotina de passageiros e bagagens no controle migratório, policiais federais identificaram um cidadão nigeriano que tentava embarcar para Etiópia. Após os procedimentos de verificação, foi constatado que o suspeito havia ingerido cápsulas contendo cocaína.

O preso foi encaminhado ao hospital, onde permanece sob acompanhamento médico durante o processo de eliminação das cápsulas, sob escolta da Polícia Penal do Estado de São Paulo. Após a conclusão do procedimento, ele será apresentado à Justiça Federal e responderá pelo crime de tráfico internacional de drogas.

Na mesma data, a Polícia Federal também realizou prisões por lesão corporal no contexto de violência doméstica e familiar contra a mulher.

Um dos indivíduos foi preso ao tentar embarcar para Cuiabá/MT, em cumprimento a mandado expedido pela Justiça de Jaú/SP. O outro foi detido quando pretendia embarcar para Cascavel/PR, em razão de ordem judicial expedida pela Justiça da Capital paulista.

Leia Também:  PF reprime compartilhamento de imagens de abuso sexual infantil

Comunicação Social
Delegacia Especial no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos
Superintendência Regional da Polícia Federal em São Paulo
Telefone: (11) 2445-3870

Fonte: Polícia Federal

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA