MATO GROSSO
Academia Mato-grossense de Letras celebra aniversário do Estado com nova edição do projeto Casa Aberta
Com o tema “Nossas letras abraçam Mato Grosso”, a Academia Mato-grossense de Letras (AML) realiza nesta quinta (14.5) o projeto Casa Aberta, literalmente com os portões abertos ao público de todas as idades, com programação variada que celebra os 278 anos do Estado, completados em nove de maio passado.
O evento, que está na segunda edição deste ano, tem início a partir das 18h e segue até as 21h30, na centenária Casa Barão, sede da AML, na Rua Barão de Melgaço, Centro Histórico de Cuiabá. A entrada é gratuita.
O projeto, realizado pelo quarto ano consecutivo, conta com apoio do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, e tem o intuito de aproximar os 40 “imortais” da Academia da população, além de fomentar o Centro Histórico e ajudar na manutenção do prédio da Casa Barão, tombado como Patrimônio Histórico.
Na programação, às 18h vão ser exibidos poemas do projeto Mato Grosso Poético – Poesia de jovens em comemoração ao aniversário de Mato Grosso.
Entre os destaques desta edição está a participação do médico poeta Odoni Gröhs, nascido em Canoas (RS), que aportou em 1972 em Guiratinga, onde construiu uma longa carreira dedicada à medicina e à literatura. Foi empossado na AML em 1999.
Outro acadêmico que também estará presente é Agnaldo Rodrigues da Silva, com obras publicadas na cultura da região de Cáceres, onde nasceu. É professor da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), onde atua na área de Letras e Estudos Literários. Ele tomou posse na Academia em 2014.
“Destacar esses dois acadêmicos, com trajetórias sólidas na literatura e atuação em diferentes cidades do Estado, é uma forma de reverenciar as letras mato-grossenses para além de Cuiabá e consolidar a diversidade da nossa riqueza cultural”, sustenta a presidente da AML, Luciene Carvalho.
O Casa Aberta é um evento híbrido, que também pode ser conferido na transmissão on-line pelo canal do youtube da AML – clique aqui.
Confira abaixo todos os detalhes da programação completa:
18h – 21:30h – Instalação artística – sopa de letrinhas, espaço para escrita dos convidados
18h – 21:30h – Brechó Vintagerias e Cachorro Quente e Caldo com Urbs Cozinha
18h – 21:30h – Exibição de poemas do projeto Mato Grosso Poético – Poesia de jovens em comemoração ao aniversário de Mato Grosso
18:30h – Bate-papo com Acadêmico em destaque – Odoni Gröhs
19:00h – Lançamento de Livro – “Desconstruindo o atraso brasileiro: por que o Brasil ainda não é o que pode ser”, de Emanuel Pinheiro Neto
19:40h – Slam da Academia – Batalha de poesia (inscrições antecipadas e na hora)
20:00h – Apresentação de Teatro da Poesia – Vinicius Brasilino
20:10h. Memórias de palco. Agnaldo Rodrigues e Alunos MT Escola e Casarão das Artes
20:30h – Dj e microfone aberto
21:30h – Encerramento
Com informações da Assessoria
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Polícia Militar prende faccionada com 260 porções de drogas em Alta Floresta
Militares da Companhia de Rondas e Ações Intensivas Ostensivas (Raio) do 9º Comando Regional prenderam uma mulher, de 25 anos, por tráfico ilícito de drogas, nesta segunda-feira (11.5), em Alta Floresta. Com a suspeita, identificada como integrante de uma facção criminosa, foram apreendidas 260 porções de cocaína, pasta base de cocaína e maconha.
Os policiais estavam em patrulhamento no bairro Brasil Norte e visualizaram um suspeito, já conhecido por envolvimento com tráfico de drogas na cidade, em movimentação suspeita ao lado de outro homem. A equipe do Raio se aproximou para a abordagem, e os suspeitos fugiram por direções opostas, não sendo encontrados.
Um dos homens fugiu em direção a uma residência. Os militares o seguiram até a casa, onde uma mulher foi encontrada. Ao ser abordada, ela foi identificada como integrante de facção criminosa e disse que era esposa do suspeito foragido.
Ainda no local, foram vistos alguns entorpecentes e materiais de preparo. Os policiais seguiram em busca minuciosa e localizaram, ao todo, 190 porções de cocaína, 56 porções de pasta base de cocaína, 14 porções de maconha, balanças de precisão e R$ 326,00 em dinheiro.
A suspeita recebeu voz de prisão e foi conduzida até a delegacia da cidade para registro da ocorrência. Um dos suspeitos foragidos foi identificado pelas autoridades policiais e segue sendo procurado.
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.
Fonte: Governo MT – MT
-
POLÍTICA MT5 dias atrásWellington tem 29%, Jayme soma 20,7%, Pivetta aparece com 13,2% e Natasha registra 7% – veja os graficos
-
POLÍTICA MT5 dias atrásMauro lidera com 27,6%, Janaína aparece com 17%, Medeiros registra 10% e Fávaro soma 6%
-
AGRONEGÓCIO6 dias atrásVacinas contra clostridioses
-
POLÍTICA MT5 dias atrásVeritá mostra Wellington na liderança e disputa acirrada com Pivetta em Mato Grosso
-
POLÍTICA MT5 dias atrásMauro Mendes lidera corrida ao Senado com 41% em Mato Grosso; Medeiros aparece em segundo e Janaina consolida terceira posição
-
ECONOMIA7 dias atrásSem política industrial, o Brasil não avança na geração de emprego e renda’, afirma Márcio Elias Rosa
-
POLÍTICA MT4 dias atrásDeputado Alex Sandro cobra instalação de passarelas na Avenida da FEB para evitar tragédias e preparar região para o BRT
-
VÁRZEA GRANDE MT7 dias atrásEXPO VG 2026 transforma os 159 anos do município no maior espetáculo de cultura, música e tradição da história da cidade

