CUIABÁ

Festival da Pamonha movimenta economia e esgota produção em Cuiabá

O encerramento da 7ª edição do Festival da Pamonha, realizado na comunidade Rio dos Peixes, em Cuiabá, nesta terça-feira (21), foi marcado pela alta participação do público e pelo esgotamento total da produção. A iniciativa, apoiada pela Prefeitura de Cuiabá, integra a política de incentivo ao turismo interno e ao fortalecimento da economia rural.

Ao longo do fim de semana, visitantes da capital e de outras regiões do estado passaram pela comunidade, consolidando o festival como uma das principais ações de valorização da gastronomia local.

A programação teve como eixo central a comercialização de produtos derivados do milho, principal fonte de renda das famílias envolvidas. Responsável pela pasta de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Agricultura, o secretário Fellipe Correa destacou o papel da gestão pública no fortalecimento da atividade turística e produtiva da região.

“O festival chega à sétima edição como um exemplo de turismo interno. Quando o cuiabano consome dentro da própria cidade, isso gera renda, movimenta a economia e fortalece a comunidade local”, disse.

Segundo ele, o impacto vai além dos produtores de milho, alcançando diversas famílias que atuam na produção de alimentos derivados. Durante o evento, itens como pamonha em diferentes versões, além de outros produtos à base de milho, tiveram alta procura.

Leia Também:  Volume de chuva em fevereiro supera anos anteriores em Cuiabá

“No domingo à tarde, toda a produção já havia sido vendida. Muitas famílias passaram madrugadas preparando os alimentos. Esse resultado contribui diretamente para a renda ao longo do ano”, comentou.

A organização estima que o festival represente o principal período de faturamento para os produtores da comunidade Rio dos Peixes, permitindo investimentos nas propriedades e maior estabilidade financeira.

A Prefeitura avalia que o evento também cumpre função estratégica ao estimular o reconhecimento de atrativos locais, como balneários e outras comunidades rurais, ampliando o fluxo turístico dentro do município.

Com a consolidação do festival no calendário local, a gestão municipal reforça a proposta de integrar turismo, produção agrícola e geração de renda, promovendo desenvolvimento sustentável e valorização das tradições regionais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Propaganda

CUIABÁ

Prefeitura inicia Censo Real para mapear população em situação de rua e ampliar rede de acolhimento

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, iniciou a operação Censo Real, uma ação conjunta com o Governo de Mato Grosso para realizar um diagnóstico atualizado da população em situação de rua no município. O levantamento tem como objetivo identificar o perfil, as necessidades e a quantidade de pessoas nessa condição, subsidiando a ampliação das políticas públicas de acolhimento, assistência social, saúde e reinserção social. A ação começou na terça-feira (14).

A iniciativa reúne equipes da Prefeitura e do Governo do Estado, por meio das Secretarias de Segurança Pública (Sesp) e de Assistência Social e Cidadania (Setasc), além do Ministério Público e do Poder Judiciário. Nesta primeira etapa, quatro equipes atuaram simultaneamente na Praça do Porto, na Rodoviária, no Morro da Luz e na Praça Ipiranga. Na quarta-feira (15), os trabalhos seguem na Praça Cultural do CPA II e na região dos bairros Pedregal e Leblon.

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, Hélida Vilela, o município já realiza o acompanhamento da população em situação de rua, mas o Censo Real permitirá um levantamento ainda mais detalhado e atualizado. “Esse diagnóstico sempre foi feito, mas agora teremos um levantamento individualizado de todas as pessoas em situação de rua. Nosso cadastro é atualizado a cada seis meses, porém queremos intensificar esse acompanhamento, realizando-o de forma quadrimestral. Assim, teremos números mais precisos para desenvolver novas políticas públicas em conjunto com o Estado”, destacou Hélida.

Leia Também:  Sine disponibiliza 694 vagas nesta terça-feira (22); van atende moradores do Terra Prometida

Atualmente, o município conta com uma rede de acolhimento com capacidade para 350 vagas, distribuídas entre as unidades da Associação Terapêutica de Apoio às Pessoas, do Abrigo do Porto, do Abrigo Guia e do Miraglia. Esta última unidade está em reforma. Segundo Hélida, o diagnóstico permitirá dimensionar a necessidade de ampliação dessa estrutura e fortalecer o atendimento às pessoas em situação de rua, especialmente àquelas que necessitam de tratamento para dependência química. Ela ressaltou ainda que diversos fatores contribuem para o aumento dessa população, como o uso abusivo de álcool e outras drogas, o rompimento dos vínculos familiares e a vulnerabilidade social. “A saída das ruas depende da vontade da própria pessoa. O nosso papel é oferecer acolhimento, acompanhamento social, psicológico e os encaminhamentos necessários para que ela tenha condições de reconstruir sua vida”, completou.

A secretária de Estado de Segurança Pública, coronel Susana Tamanho, destacou que a ação integra diversas áreas do poder público e busca enfrentar uma realidade que impacta tanto a assistência social quanto a segurança pública. “Hoje estamos realizando um diagnóstico para identificar quem são essas pessoas, quantas são e quais encaminhamentos serão necessários. Muitas delas vivem em situação de extrema vulnerabilidade e acabam também expostas à criminalidade, ao tráfico de drogas e à prática de delitos. Por isso, é fundamental que Estado e município atuem juntos”, afirmou.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá atende 375 pacientes em Dia D Novembro Azul

Também participaram da ação a secretária adjunta de Políticas para Mulheres da Setasc, Salete Morockoski, e o secretário adjunto de Cidadania e Inclusão Socioprodutiva da Setasc, Emerson Toledo Santana, que reforçaram o compromisso do Governo do Estado em apoiar financeiramente o município na implementação e no fortalecimento das políticas públicas voltadas à população em situação de rua.

Entre as pessoas abordadas pelas equipes está Pedro Andrade, de 40 anos, que vive há mais de uma década em situação de rua. Dependente de álcool e outras drogas, ele afirmou acreditar na possibilidade de reconstruir a própria vida, desde que tenha acesso a tratamento adequado. “Tem que ter uma casa de apoio de verdade, com tratamento, remédio e acompanhamento. Não basta apenas retirar a pessoa da rua. É preciso oferecer condições para que ela consiga vencer a dependência e recomeçar.”

Além das ações de acolhimento, distribuição de cobertores, alimentação e atendimento social, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão viabilizou, entre janeiro e junho deste ano, 170 passagens interestaduais e intermunicipais para pessoas em situação de vulnerabilidade que, após atendimento técnico e cumprimento dos critérios estabelecidos, puderam retornar ao convívio familiar.

Após a conclusão do levantamento, o Governo do Estado e a Prefeitura de Cuiabá devem firmar um convênio para apoiar financeiramente a ampliação da rede de acolhimento e a reforma das unidades existentes.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA