Sinop
Prefeitura de Sinop fortalece atendimentos de média e alta complexidade no NAE
A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Saúde — Departamento de Média e Alta Complexidade (MAC), tem executado ações de fortalecimento dos atendimentos de média e alta complexidade oferecidos no Núcleo Avançado de Especialidades (NAE). Mais de 100 pacientes foram atendidos no mutirão realizado no último sábado (18), na unidade, por médicos especialistas em gastroenterologia, podologia, ortopedia e psicologia.
Disponibilizar, na rede municipal de saúde, atendimentos encontrados na esfera estadual e, em muitos casos, apenas na rede particular é uma decisão que visa melhorar a qualidade dos serviços prestados no município, bem como a qualidade de vida dos pacientes que necessitam de atendimento especializado. O secretário de Saúde, Érico Stevan, explica que o esforço vai além de oferecer os atendimentos.
“Temos o compromisso de modernizar e oferecer um atendimento humanizado aos pacientes, porque esse é o pedido do prefeito Roberto Dorner e do vice, Paulinho. Sinop já tinha em pleno funcionamento o Centro de Especialidades Médicas, que ganhou sede própria recentemente, mas o prefeito entendeu que era preciso fazer mais. Então, criamos o NAE e articulamos, junto ao consórcio, para trazer novas especialidades que ainda não eram contempladas em Sinop”, explicou.
Stevan ressalta ainda que o NAE e o CEM realizam atendimentos aos fins de semana, no modelo de mutirão. “Já realizamos atendimento até no domingo, justamente para facilitar a vida do paciente. Muitas vezes, um exame ou uma consulta ao longo da semana pode atrapalhar a rotina deles devido ao trabalho, e, no fim de semana, facilita o acesso. Esse é o principal motivo de oferecermos esses mutirões aos sábados e, em alguns casos, no domingo”, disse.
A enfermeira responsável pelo NAE, Ingridys Regina, ressalta que os mutirões são sempre um sucesso. Dezenas de pacientes comparecem, conseguem receber atendimento e, consequentemente, agilizam o início do tratamento.
“Nós estamos com mais de 100 pacientes agendados para hoje. Só do consórcio temos 75 e, fora do consórcio, vai ultrapassar, com certeza, os 100 pacientes. Todos vão passar aqui hoje por algum dos especialistas. Os atendimentos aos sábados facilitam para o paciente e contribuem para a baixa evasão. Como os médicos prestam atendimento por contratação via consórcio, é mais fácil conseguirem agenda disponível, o que acelera a fila de espera”, explicou.
Jandira Lopes foi uma das pacientes atendidas neste mutirão. Ela, que sofre com uma condição relacionada à ortopedia, aguardava pela solução do problema desde 2009 e ficou satisfeita com o atendimento recebido. “Hoje eu passei pelo médico ortopedista. Ele examinou minha mão e disse que eu já deveria ter feito a cirurgia. Agora, ele afirmou que vai agilizar para que eu consiga fazer o procedimento o quanto antes, para resolver o meu problema. Desde 2009 que eu estou esperando. Saí feliz do consultório. Ele me deu esperança”, relatou.
Neste mutirão, a maior demanda foi por ortopedia, e dois profissionais foram disponibilizados. Rosimary Soeiro também recebeu atendimento na especialidade e demonstrou satisfação com o serviço. “Tenho cisto de Baker e fui encaminhada para o doutor Kayki. Passei pela consulta e agora vamos nos preparar para fazer a retirada do cisto. Gostei do atendimento, foi bem tranquilo. Muito bom, estou bem satisfeita”, comentou.
A Secretaria de Saúde salienta que a porta de entrada para todos os atendimentos de saúde, inclusive os de média e alta complexidade, é a Unidade Básica de Saúde (UBS). Primeiro, o paciente passa pela Atenção Primária e, após avaliação médica, é encaminhado para a especialidade necessária.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT
Sinop
Prefeitura de Sinop realiza visita técnica na Praia do Cortado para planejamento do Festeja Sinop
O vice-prefeito Paulinho Abreu destacou que o encontro marca o início da organização do evento. “Hoje é o pontapé inicial da organização da estrutura aqui do Festival de Praia. Todos os envolvidos, Corpo de Bombeiros, Marinha, instituições e as secretarias estão organizando como vai ser feito, para realizar um grande evento, como sempre foi, cada vez melhor, cada vez mais organizado e com mais estrutura para o nosso público aproveitar a nossa praia, o Festival de Praia, o Festival de Pesca e também a Romaria Náutica”, afirmou.
Klayton Gonçalves, secretário de Governo e Planejamento Estratégico, ressaltou que o planejamento zela pela segurança e a organização. “Estamos aqui por determinação do nosso prefeito Roberto Dorner, acompanhando todas as forças de segurança e as secretarias envolvidas, para que a gente consiga, tecnicamente, atender a população e garantir que o Festival de Praia e o nosso Torneio de Pesca tenham muita segurança. Estamos pensando no layout, no desenvolvimento, na segurança das pessoas, para que o Festeja Sinop continue sendo um grande exemplo e um grande modelo tanto em torneio de pesca quanto em festival de praia”, destacou.
O respeito e a preservação do meio ambiente também é uma prioridade das autoridades. “Vale reforçar que estamos em uma área de preservação ambiental. Tudo o que vamos fazer será respeitando o meio ambiente, mantendo essa beleza como grande atrativo para os nossos eventos. Sinop tem uma belíssima praia, um turismo muito forte, e a Prefeitura, por meio de suas ações, aproxima a população da natureza, promove o turismo e também o desenvolvimento econômico por meio da Economia Azul, com eventos organizados à beira do rio”, acrescentou Gonçalves.
A secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rúbia Naves, reforçou o convite para que a população participe, mas ajudando com a preservação do local. “Para nós, da Secretaria de Meio Ambiente, é um momento muito especial podermos conviver com esse espaço de natureza, extremamente preservado. Fazemos o convite para que a população participe do Festival de Praia, mas com essa ideia da preservação e do cuidado, cuidando do meio ambiente e dos resíduos, para que a gente mantenha esse local preservado como de fato está e todos possam contemplar essa natureza com responsabilidade”, disse.
O secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Gabriel Vasconcelos, destacou que, após a visita técnica, a estruturação do espaço será iniciada para receber as atividades previstas. “O Festeja está chegando. Estamos aqui na Praia do Cortado para iniciar essa grande festa. Agora começa a parte da estrutura, das limpezas, e teremos recreação, competições dos Jogos Olímpicos, como beat tênis, vôlei de praia e várias outras atividades de lazer. Será uma grande festa para comemorar os 52 anos de Sinop”, afirmou.
A visita contou ainda com a participação da Agência Fluvial de Sinop, da Marinha do Brasil. O capitão-tenente Wagner da Silva explicou que o objetivo é alinhar os procedimentos de segurança para todos os eventos previstos. “A Marinha do Brasil, por meio da Agência Fluvial de Sinop, veio nesta visita técnica junto à Prefeitura e aos órgãos de segurança para alinhar os procedimentos que serão realizados no Festival de Pesca e na Romaria Náutica. Nossa missão é cuidar da segurança da navegação, da segurança das pessoas e verificar questões relacionadas à poluição hídrica, fazendo as orientações que entendemos pertinentes para que tudo ocorra com tranquilidade e segurança”, ressaltou.
O Corpo de Bombeiros Militar também atuará tanto na análise técnica da estrutura quanto na prevenção aquática durante toda a programação. “Inicialmente, o Corpo de Bombeiros trabalha na análise do projeto do evento e na vistoria técnica da estrutura. Em um segundo momento, atuamos na prevenção aquática, com embarcações durante o Torneio de Pesca, a Romaria Náutica e o período de banho na praia. Teremos guarda-vidas, materiais específicos para salvamento e embarcações durante todo o evento para garantir a segurança da população”, explicou o major Anderson Amaral.
O major ainda orientou os visitantes a respeitarem a área destinada ao banho. “As pessoas podem aproveitar com tranquilidade, cada um com a sua responsabilidade. Pedimos que respeitem a delimitação da área de banho, porque existem bolsões e poços de água que oferecem risco. O Corpo de Bombeiros estará presente para garantir a segurança de todos”, concluiu.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT
-
CUIABÁ6 dias atrásPrefeito suspende por decreto aprovação de lotes abaixo de 200 m² e medida vai parar na Justiça
-
POLÍTICA MT6 dias atrásPivetta zera fila de aprovados da PM, convoca 220 novos policiais e amplia promoções nas forças de segurança
-
MATO GROSSO4 dias atrásGovernador entrega nova Feira do Produtor: “nunca antes tivemos uma oportunidade como essa”, afirma feirante mais antigo
-
MATO GROSSO4 dias atrásFeira revitalizada em Chapada dos Guimarães reforça apoio do Governo do Estado à agricultura familiar
-
POLÍTICA NACIONAL5 dias atrásDefinição da vice de Flávio Bolsonaro pode redesenhar cenário em MT e abrir caminho para aliança com Pivetta e recuo de Wellington
-
MATO GROSSO4 dias atrásPolícia Civil prende preventivamente suspeito de aplicar medicamento indevido para tentar matar esposa
-
POLÍTICA MT5 dias atrásWellington enterra rumores de desistência e consolida Marcelo Maluf como favorito a vice na disputa pelo Governo
-
POLICIAL4 dias atrásPolícia Civil prende preventivamente suspeito de aplicar medicamento indevido para tentar matar esposa
