NACIONAL
Câmara de Recursos da Previdência Complementar (CRPC) tem novo Código de Ética
Foi publicada, nesta quarta-feira (4), a Portaria MPS nº 309, de 3 de março de 2026, que aprova o Código de Ética da Câmara de Recursos da Previdência Complementar.
O normativo estabelece diretrizes de conduta para os membros da CRPC, com foco na prevenção do conflito de interesses, na comunicação institucional responsável e na atuação imparcial, sempre orientada pelo interesse público. O Código de Ética encontra-se alinhado a instrumentos similares adotados por outros órgãos recursais no âmbito do Governo Federal.
A iniciativa integra o conjunto de ações do Ministério da Previdência Social voltadas ao fortalecimento da integridade pública e à melhoria contínua da governança, contribuindo para o aprimoramento da proteção social e para a solidez do sistema de previdência complementar brasileiro.
Acesse o Código de Ética da CRPC.
Câmara de Recursos da Previdência Complementar (CRPC)
Integrante da estrutura do Ministério da Previdência Social, a CRPC é um órgão colegiado composto por representantes do governo e da sociedade civil.
Tem como atribuição a análise e ojulgamento de recursos administrativos interpostos contra decisões da Diretoria Colegiada da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) no âmbito do processo administrativo sancionador relativo às entidades fechadas de previdência complementar.
NACIONAL
Último dia de inscrição no Enare para área profissional de saúde
Termina nesta quarta-feira, 15 de julho, as inscrições para participar do Exame Nacional de Residência (Enare) 2026/2027 em Área Profissional de Saúde nas modalidades uni e multiprofissionais. O procedimento deve ser realizado no portal do processo seletivo. Nesta edição, 158 instituições ofertam mais de 5,9 mil vagas distribuídas em todas as regiões do país. A taxa de inscrição é de R$ 220 para todas as profissões contempladas pelo certame.
Para participar, é necessário que o candidato seja graduado em uma das áreas da saúde com vagas disponíveis e que possua registro ativo ou provisório no respectivo conselho de classe da sua profissão. As provas ocorrerão em 13 de setembro.
O Enare oferta vagas em programas de residências para as seguintes formações: biologia; biomedicina; educação física; enfermagem; farmácia; física médica; fisioterapia; fonoaudiologia; medicina veterinária; nutrição; odontologia; psicologia; saúde coletiva; serviço social; terapia ocupacional. Mais informações sobre o processo seletivo estão disponíveis no portal oficial do Enare. O edital completo pode ser acessado neste link.
Enare – Organizado pela HU-Brasil, o exame tem um sistema de classificação semelhante ao que é visto no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em que é utilizado o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Na residência em Área Profissional da Saúde – Multiprofissional e Uniprofissional, o candidato é avaliado primeiro e, depois, escolhe a especialidade e a instituição desejadas. Já na residência médica, o candidato se inscreve em uma especialidade e, posteriormente, escolhe a instituição onde deseja atuar.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da HU-Brasil
Fonte: Ministério da Educação
-
POLÍTICA MT4 dias atrásVídeo de Pedro Taques viraliza nas redes e reacende debates sobre legado de sua gestão em Mato Grosso – assistam
-
POLICIAL6 dias atrásPolícia Civil deflagra operação contra facção criminosa que utilizava bingos para lavagem de dinheiro em MT
-
POLÍTICA MT6 dias atrásWellington Fagundes apoia redução da área mínima para parcelamento rural e destaca criação de agrovilas
-
POLÍTICA MT6 dias atrásCidinho Santos e Rogério Gallo ganham protagonismo na campanha de Pivetta e despontam como suplentes de Mauro Mendes ao Senado
-
VÁRZEA GRANDE MT6 dias atrásSílvio Fidélis consolida trajetória marcada pela competência técnica e protagonismo na gestão pública
-
POLÍTICA MT7 dias atrásRádio Assembleia estreia Bandas de Cá, com destaque para o rock mato-grossense
-
POLICIAL6 dias atrásPM prende três faccionados e apreende drogas e R$ 16,7 mil da venda de entorpecentes
-
Sinop3 dias atrásEstrada Dalva avança para fase final da pavimentação e recebe imprimação antes da aplicação do asfalto

