CUIABÁ

Temporal provoca alagamentos pontuais em unidades de saúde e equipes atuam para normalizar situação

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que, em decorrência do forte temporal registrado na tarde deste domingo (22), algumas unidades de saúde do município foram afetadas por alagamentos pontuais. Nenhum paciente foi prejudicado.

Na UPA Leblon houve registro de retorno de água pelos ralos, situação provocada pelo grande volume de chuva em curto período de tempo, o que comprometeu a vazão da rede pluvial. Para amenizar a situação, um caminhão-fossa já está se deslocando para a unidade para realizar a sucção da água acumulada. A equipe de Obras da Secretaria Municipal de Saúde também já se encontra no local para avaliar e adotar as providências necessárias.

Já no Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá foram registrados alagamentos em corredores da unidade. Parte da água também teria escoado para dentro da estrutura após intervenção irregular em imóvel vizinho, onde foi aberto um buraco no muro para direcionar o volume da chuva, agravando a situação. O Centro Médico Infantil (CMI) NÃO foi atingido.

Leia Também:  Mais de 35 mil estudantes do 1º Ano e Educação de Jovens e Adultos estão participando da Prova Cuiabá

A Secretaria esclarece que o prédio do Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá é uma estrutura antiga, que já enfrenta desafios estruturais, e reforça que situações externas contribuem para o agravamento dos impactos em períodos de chuvas intensas.

Assim que os pontos de alagamento foram identificados, as equipes gestoras acionaram imediatamente os serviços de limpeza e manutenção para contenção da água e higienização dos espaços afetados, garantindo a continuidade e a segurança dos atendimentos.

A Prefeitura segue monitorando a situação e adotando as providências cabíveis.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Propaganda

CUIABÁ

Playground da Orla do Porto funciona junto ao Museu do Rio e Aquário Municipal

As famílias que desejam visitar o novo playground instalado na Orla do Porto devem ficar atentas aos horários de funcionamento do espaço. O equipamento acompanha o expediente do Complexo Biocultural do Porto e está aberto ao público de terça-feira a domingo, das 9h às 18h. Às segundas-feiras, o local permanece fechado para manutenção.

O playground integra o projeto Brincar com Raízes e está localizado dentro do Complexo Biocultural do Porto, que reúne também o Museu do Rio e o Aquário Municipal. Por esse motivo, o acesso ao espaço infantil ocorre obrigatoriamente pelo museu, sendo necessário que a unidade esteja aberta para a entrada dos visitantes.

A coordenadora do Complexo Biocultural do Porto, Luana da Cruz Burema, explica que o equipamento foi planejado para complementar a experiência dos visitantes que frequentam o local.

O playground é um importante espaço de lazer infantil que torna a visitação ao Complexo Biocultural do Porto muito mais proveitosa e completa. Longe de ser uma estrutura isolada, sua relevância está diretamente ligada à integração do espaço, já que o acesso tanto ao playground quanto ao Aquário se dá obrigatoriamente por dentro do Museu do Rio”, disse.

Leia Também:  Limpurb leva Mutirão da Limpeza para quatro locais durante esta sexta-feira (20) e sábado (21)

Com entrada gratuita, o playground foi projetado para atender crianças de diferentes idades e conta com brinquedos interativos, áreas de convivência e equipamentos acessíveis para crianças com deficiência. Entre os atrativos estão os brinquedos com jatos d’água, que têm atraído a atenção do público infantil.

A diretora técnica de Projetos e Planejamento (SDTA) da Prefeitura de Cuiabá, Maryana Paixão, destaca que o espaço integra uma política pública voltada à ocupação qualificada dos espaços públicos.

“O playground amplia as opções de lazer para as famílias e fortalece o Complexo Biocultural do Porto como um ambiente de convivência, turismo e educação ambiental. É um espaço pensado para acolher diferentes públicos e incentivar a utilização dos equipamentos públicos”, contou.

A orientação para os responsáveis é que as crianças utilizem os brinquedos sempre acompanhadas por um adulto. Como parte das atrações envolve brincadeiras com água, a recomendação é levar uma troca de roupa e toalha para maior conforto após a visita.

Serviço

  • 📍 O que: Playground do projeto Brincar com Raízes
  • 📍 Onde: Complexo Biocultural do Porto (acesso pelo Museu do Rio), na Orla do Porto, em Cuiabá
  • 🕘 Funcionamento: Terça-feira a domingo, das 9h às 18h
  • 🚫 Fechado: Segundas-feiras para manutenção
  • 🎟️ Entrada: Gratuita
  • 👨‍👩‍👧‍👦 Público: Crianças acompanhadas pelos responsáveis
Leia Também:  Feira "Cuiabá Emprega Mulheres" será neste sábado com mais de 600 vagas e serviços gratuitos

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA