Sinop
Prefeitura de Sinop orienta população para cuidados e prevenção às ISTs durante o carnaval
A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Saúde, reforça à população a importância dos cuidados e da prevenção contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) durante o período de carnaval. De acordo com o coordenador do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), Walter Esteves, o carnaval costuma reunir grandes públicos e favorecer encontros sociais, o que exige atenção redobrada com a prevenção. O uso do preservativo, a realização de testes e o acesso aos serviços de saúde são estratégias fundamentais para evitar a transmissão de infecções e preservar o bem-estar da população.
O coordenador destacou que a prevenção deve ser prioridade durante as festividades. “É importante lembrar que, durante o período de carnaval, as pessoas se soltam mais, ficam mais livres, e a própria questão da festa faz com que algumas bebam um pouco mais ou usem outras substâncias. Por isso, é extremamente importante que todos se previnam contra as infecções sexualmente transmissíveis. Existem várias possibilidades para essa prevenção acontecer. A primeira delas é a mais antiga e conhecida por todos: o uso da camisinha. Busquem sempre usar o preservativo. Nós temos preservativos ofertados em todas as Unidades Básicas de Saúde de forma gratuita”, afirmou.
O coordenador também explicou que há alternativas para quem teve relação desprotegida. “Se, por acaso, a pessoa teve uma relação sem preservativo, ainda há o que fazer. Podemos usar a PEP, que é a profilaxia pós-exposição sexual. Depois da relação, a pessoa precisa procurar atendimento o quanto antes, lembrando sempre que quanto mais próximo da relação, melhor, com prazo máximo de até dois dias. Pode procurar a UPA, as UBSs e o SAE, dentro do horário de atendimento. Utilizamos medicamentos contra HIV, sífilis, gonorreia, clamídia e hepatites virais. Portanto, é possível evitar a infecção mesmo após uma relação desprotegida com o uso da profilaxia pós-exposição”, explicou.
Outra medida importante citada pelo coordenador é a prevenção antes da exposição. “Se a pessoa já sabe que pode ter uma relação sem proteção ou não deseja usar o preservativo, pode recorrer à PrEP, que é a profilaxia pré-exposição sexual. A pessoa toma o medicamento por alguns dias e, quando tiver uma relação sem preservativo, já estará protegida contra as ISTs. Temos várias possibilidades para evitar infecções sexualmente transmissíveis, desde HIV, sífilis, gonorreia e clamídia até as hepatites virais”, destacou.
Esteves reforça ainda a necessidade da testagem regular. “Todo mundo que tem relação desprotegida precisa fazer os testes. Não esqueça de se testar, de conhecer a sua condição sorológica e de solicitar a condição sorológica das pessoas com quem você tem relação sexual. Portanto, testagem é prevenção, é cuidado com a saúde, é cuidado com você e também com o outro. Nesse período, a pessoa se vulnerabiliza mais e se coloca em maior condição de possibilidade de infecção. Por isso, é extremamente importante se testar e utilizar os recursos disponíveis para evitar as infecções”, pontuou.
O coordenador também destacou sobre o que é disponibilizado no Serviço de Atendimento Especializado de Sinop e a importância do tratamento adequado para a garantia da saúde da população. “No SAE nós ofertamos a testagem, aconselhamos sobre PrEP, orientamos sobre PEP e tratamos as pessoas que se infectaram. Sabemos hoje que, quando a pessoa trata e toma o medicamento corretamente, ela fica indetectável, e indetectável é igual a intransmissível. O tratamento também é uma forma de prevenção, porque rompe a cadeia de transmissão”, disse.
Outro ponto ressaltado pelo coordenador é que as ISTs podem atingir qualquer faixa etária. “É bom lembrar que o HIV e outras ISTs acontecem em todas as idades, independente de orientações e atividades sexuais. Não existe um grupo específico. Todo mundo precisa se testar com regularidade e adotar os cuidados necessários”, reforçou.
O Serviço de Atendimento Especializado está localizado na Avenida das Itaúbas, nº 2715, no Setor Comercial. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Já os endereços das Unidades Básicas de Saúde e da Unidade de Pronto Atendimento podem ser consultados pelo link: https://www.sinop.mt.gov.br/portal/telefones/2/0/0.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT
Sinop
Estrada Dalva avança para fase final da pavimentação e recebe imprimação antes da aplicação do asfalto
A Prefeitura de Sinop segue avançando com as obras de infraestrutura em diversos pontos do município. Na Estrada Dalva, uma das frentes de trabalho do pacote de investimentos de pavimentação asfáltica em execução, os serviços chegaram à etapa de imprimação, procedimento que representa o último passo antes da aplicação da camada asfáltica.
Nesta fase, é realizada a impermeabilização da base preparada da via, garantindo maior aderência entre as camadas do pavimento, além de contribuir para a durabilidade da estrutura. Com a conclusão desse serviço, a obra fica pronta para receber o revestimento asfáltico, aproximando ainda mais a entrega de uma antiga reivindicação dos moradores da região.
A Estrada Dalva é uma das 13 localidades contempladas pelo maior pacote de pavimentação em andamento no município. O trecho beneficiado atende moradores dos residenciais Pérola, Lisboa e da região do Grande São Cristóvão, levando mais mobilidade, segurança e qualidade de vida à população.
As obras fazem parte do investimento superior a R$ 38,2 milhões, destinado à pavimentação de mais de 120 mil metros quadrados de vias públicas, o equivalente a 15,2 quilômetros de extensão. Os serviços são fiscalizados pela Secretaria de Obras e Serviços Urbanos.
Desde a assinatura da ordem de serviço pelo prefeito Roberto Dorner, os trabalhos ocorrem simultaneamente em diferentes frentes, incluindo a Estrada Dalva, a Rua Alberto Baranjak (já com aplicação da camada asfáltica) e a Estrada Claudete, com a Avenida Joaquim Socreppa.
O pacote contempla obras de pavimentação em 13 localidades de Sinop, beneficiando os bairros Bom Jardim, Cidade Jardim III, Maria Carolina I e II, Chácaras Planalto, Comunidade Águas Claras, Comunidade Adalgisa, Estrada Áurea, Estrada Cláudia, Rua dos Caxins, Estrada Dalva, Avenida Joaquim Socreppa, Avenida Claudete e a duplicação da Rua Alberto Baranjak.
Atenção ao trânsito
A Prefeitura reforça que, durante a execução das obras, alguns trechos permanecem com interdições parciais ou alterações no fluxo de veículos. A orientação é que motoristas utilizem rotas alternativas sempre que possível e redobrem a atenção à sinalização implantada nos locais em obras, contribuindo para a segurança dos trabalhadores e da população.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT
-
POLÍTICA MT5 dias atrásAPÓS DEFESA EM PLENÁRIO, WELLINGTON CELEBRA APROVAÇÃO DE PROJETO QUE FORTALECE A PROTEÇÃO ÀS MULHERES
-
POLÍTICA MT6 dias atrásProposta antirracista tem parecer favorável da Comissão de Direitos Humanos
-
POLÍTICA MT7 dias atrásConvenção do União Brasil é antecipada para o dia 30; Jayme Campos reafirma diálogo aberto com Mauro Mendes e demais lideranças
-
NACIONAL6 dias atrás‘Melhores Vilas Turísticas do Mundo’: Conceição de Ibitipoca (MG) é um dos destinos brasileiros na disputa
-
POLÍTICA MT3 dias atrásCidinho Santos e Rogério Gallo ganham protagonismo na campanha de Pivetta e despontam como suplentes de Mauro Mendes ao Senado
-
POLICIAL4 dias atrásPM prende três faccionados e apreende drogas e R$ 16,7 mil da venda de entorpecentes
-
POLÍTICA MT4 dias atrásWellington Fagundes apoia redução da área mínima para parcelamento rural e destaca criação de agrovilas
-
POLÍTICA MT5 dias atrásRádio Assembleia estreia Bandas de Cá, com destaque para o rock mato-grossense

