CUIABÁ

Eventos populares e religiosos movimentam Cuiabá no Carnaval; confira programação

A capital mato-grossense terá em fevereiro opções de grandes eventos para todos os públicos e idades, realizados pela iniciativa privada. A programação contempla desde celebrações religiosas, como o Vinde e Vede, da Arquidiocese de Cuiabá, e o Congresso da Umadecre, da Assembleia de Deus, até o Carnaval 2026, promovido pela Liga Carnaval Cuiabá, que mantém viva a tradição popular com desfiles de blocos e escolas de samba, além de shows nacionais e regionais.

O Serviço Social do Comércio de Mato Grosso (Sesc-MT) também oferece uma programação especial no Sesc Arsenal e no Sesc Balneário Dr. Meirelles. Os eventos contribuem para o fortalecimento da geração de renda e para a valorização da cultura na capital. Confira programação dos eventos no final da matéria

A movimentação já começa neste fim de semana com o Carnaval 2026, que será realizado nesta sexta-feira (06), sábado (07) e domingo (08), na Arena Pantanal. O evento, promovido pela Liga Carnaval Cuiabá, terá entrada gratuita e conta com patrocínio do Governo do Estado, além do apoio institucional da Prefeitura de Cuiabá.

Na próxima semana, período oficial do Carnaval, o grande destaque fica por conta dos eventos religiosos. Na Arena Pantanal, o Vinde e Vede será realizado de sábado a domingo, reunindo milhares de fiéis católicos em um dos maiores encontros de evangelização do Centro-Oeste. Marco da Igreja Católica em Mato Grosso, o evento fortalece, a cada ano, a proposta de vivenciar o período carnavalesco como um tempo de espiritualidade, comunhão e celebração da fé, reunindo famílias em um ambiente de oração, louvor e solidariedade.

Reunindo a força da juventude evangélica em Cuiabá, o Congresso da Umadecre chega à sua 44ª edição, com uma programação intensa de cultos, louvores e ministrações, que começa na Arena Pantanal e segue para o Grande Templo. Além de momentos de adoração, a organização promete dias de muita alegria e comemoração pelos 44 anos de história da Umadecre.

Entre os circuitos de eventos, o Sesc também se destaca como uma alternativa cultural e familiar, com programação carnavalesca no Sesc Arsenal e no Sesc Balneário Dr. Meirelles. A agenda inclui oficinas, bailinhos, cortejos, shows e atividades recreativas, reforçando o caráter social e inclusivo do período.

Confira programação dos eventos:

LIGA CARNAVAL CUIABÁ

Sexta-feira – 06/02

18h00 – Abertura dos Portões
19h00 – Palco Principal – Grupo Aprontaê (Atração Regional)
20h30 – Início do Desfile de Blocos e Escolas de Samba
20h30 – Desfile do Bloco Carnavalesco Banana da Terra
21h30 – Desfile do Bloco Carnavalesco Tradição do Araés
22h30 – Desfile do Bloco Carnavalesco Agora Q Q Esse
23h30 – Desfile do Bloco Carnavalesco Luxo Folia
00h30 – Desfile da Escola de Samba Império de Angola
01h30 – Encerramento do Desfile
01h30 – Palco Principal – Tiee (Show Nacional)
02h30 – Palco Principal – Banda Novo Som (Atração Regional)
04h30 – Palco Principal – DJ Detona (Atração Regional)

Leia Também:  Cuiabá registra queda nas notificações de Dengue

Sábado – 07/02

18h00 – Abertura dos Portões
19h00 – Palco Principal – Grupo SASMININA (Atração Regional)
21h00 – Início do Desfile de Blocos e Escolas de Samba
21h00 – Desfile Bloco Carnavalesco Boca Suja
22h00 – Desfile do Bloco Carnavalesco Melados
23h00 – Desfile do Bloco Carnavalesco Império de Casa Nova
00h00 – Desfile da Escola de Samba Payaguás
01h00 – Encerramento do Desfile
01h00 – Palco Principal – Grupo Vou Pro Sereno (Atração Nacional)
03h00 – Palco Principal – Rubinho (Show Nacional)
04h30 – Palco Principal – DJ Gui Antony (Atração Regional)

Domingo – 08/02

13h30 – Abertura dos Portões
14h00 – Início da Apuração do Carnaval Cuiabá
17h00 – Palco Principal – Grupo Puro Prazer (Atração Regional)
18h30 – Palco Principal – Matheuzinho Sucessinho (Atração Regional)
20h30 – Palco Principal – Jero Neto (Atração Regional)
22h30 – Palco Principal – Tome Aí (Atração Regional)
DJ RESIDENTE: DJ Errejota (06, 07 e 08 de fevereiro).

39º VINDE E VEDE

A entrada 1 kg de alimento não perecível

1º dia – Sábado (14/02)

16h – Acolhida
17h – Celebração da Santa Missa de abertura
19h15 – Show com Irmã Ana Paula
20h30 – Thayná Azevedo
22h30 – Show com Flávio Vitor Jr.
00h – Adoração
1h – Encerramento com padre Tony

2º dia – Domingo (15/02)

13h30 – Abertura dos portões
14h – Oração do Santo Terço
14h30 – Pregação Vinícius Simões
16h45 – Pregação com Tony Allyson
17h45 – Adoração ao Santíssimo Sacramento
19h – Santa Missa
20h45 – Show Nacional com Tony Allyson

3º dia – Segunda-feira (16/02)

13h30 – Acolhida
14h30 – Oração do Santo Terço
15h – Pregação com padre Overland de Morais
17h – Início da entrada dos Andores de Nossa Senhora
18h – Cenáculo Mariano
19h – Celebração da Santa Missa
20h45 – Show nacional com padre Bruno Costa – CN

4º dia – Terça-feira (17/02)

13h30 – Acolhida
15h – Pregação com padre Adriano Zandoná
17h – Pregação com padre Paulo Ricardo Azevedo Jr
19h – Celebração da Santa Missa e Abertura da CF 2026
20h30 – Adoração ao Santíssimo Sacramento
21h20 – Show Nacional com a Banda Colo de Deus

Leia Também:  Prefeitura promove orientação inédita no Mercado do Porto

44º CONGRESSO DA UMADECRE

Quinta-feira (12) – Arena Pantanal
19h – Cruzada evangelística
Cantores: Jefferson e Suellen

Sexta-feira (13) – Grande Templo
19h – Abertura oficial
Cantores: Sulamita Alves e Yngrid Vitória
Pastor: Genival Bento

Sábado (14) – Grande Templo
18h – Rebeca Carvalho, Emerson Pedrosa, Leonidy & Myckaell
Pastor: Jhonatan Carlos

Domingo (15) – Grande Templo
8h – Rosilene Rosa, Marcela Bila (África) e a dupla Isabel & Micheli
Pastor: Jander Magalhães
14h – Damares e dupla Thompson
Pastor: Herlon Caio
Preletora: Adazia Reis
18h – Rafael Oliveira, Ozeias Viana e a dupla Lucas & Samuel
Pastor: André Matias

Segunda-feira (16) – Grande Templo
8h – Marcela Bila (África)
Evangelista: Thiago Seriquete
14h – Gabriel Siqueira
Pastor: Kalebby Bispo
18h – Alex Lúcio, Danilo Leite e a dupla Jeffter & Kivia
Pastor: Alex Gonçalves

Terça-feira (17) – Grande Templo
8h – Mateus Gabriel
Pastor: Cláudio Calais
14h – Ezequiel Costa
Pastor: Robson Lopes
18h – Kailane Frauches, Josué Freitas e a dupla Obede & Tainá
Pastor: Eduardo Lopes

PROGRAMAÇÃO NO SESC ARSENAL

Em Cuiabá, o Sesc Arsenal recebe o Sesc Folia nos dias 13, 14, 15 e 17 de fevereiro, com programação diversificada ao longo dos dias. Entre os destaques estão os shows “Milady e Banda Tiete”, “Leuô e Banda”, e as bandas “Caixa de Brinquedo” e “Radiola”, além dos cortejos artísticos “Fuzuê dos Palhaços” e “Seriemas de Mato Grosso”, com intervenções em perna de pau.

O acesso ao Sesc Arsenal será por meio de ingresso antecipado solidário, mediante troca por 1 litro de leite longa vida integral por pessoa (criança e adulto). A reserva do ingresso deve ser feita nos dias 6, 7 e 8 de fevereiro, pelo site www.sescmt.com.br/eventos, e a troca pelo alimento ocorre presencialmente nos dias 10, 11e 12 de fevereiro. Os alimentos arrecadados serão destinados a ações sociais.

CARNAVAL SESC BALNEÁRIO DR. MEIRELLES

O Sesc Balneário Dr. Meirelles, que funciona das 9h às 16h30, oferece programação nos dias 14 (sábado), 15 (domingo) e 17 (terça-feira) de fevereiro. O espaço funciona em sistema de day use aos sábados, domingos e feriados. A entrada é gratuita para quem possui a Credencial Sesc, para pessoas com deficiência, doadores de sangue e pessoas com mais de 60 anos. Para o público geral, os valores são de R$ 53,00 (inteira) e R$ 26,50 (meia-entrada), destinada a estudantes a partir de 7 anos, mediante comprovação. O local também disponibiliza a opção de almoço, com serviço de buffet self-service e cardápio variado, mediante pagamento à parte.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Propaganda

CUIABÁ

Prefeito exalta Vinde e Vede e destaca impacto dos movimentos cristãos na sociedade

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, participou nesta quinta-feira (11) da sessão solene em homenagem ao Movimento Vinde e Vede, realizada na Câmara Municipal. O reconhecimento do Legislativo cuiabano foi concedido em razão da contribuição espiritual, social e comunitária promovida pelo movimento por meio da evangelização, do acolhimento e do fortalecimento da fé cristã. Ao todo, 46 integrantes receberam Moções de Aplausos concedidas pela vereadora Samantha Iris.

“O que a Igreja Católica e os movimentos cristãos fazem pela sociedade é muito mais do que a política ou o próprio serviço público conseguem fazer. A quantidade de vidas transformadas naquele espaço é enorme. Quantos acidentes de trânsito foram evitados por pessoas que escolheram participar do Vinde e Vede? Quantas deixaram de ocupar uma unidade de pronto atendimento por estarem vivendo uma experiência de fé e reflexão? Quantas famílias são preservadas porque alguém ouviu uma palavra que tocou seu coração e decidiu agir de forma diferente dentro de casa?”, avaliou Abilio.

Durante a solenidade, o prefeito também defendeu a manifestação da fé e dos valores cristãos, além de destacar o impacto do Vinde e Vede nas famílias e comunidades. Segundo ele, iniciativas religiosas desempenham papel fundamental na formação cidadã. “São casamentos fortalecidos, famílias restauradas e pessoas que deixam de estar expostas a situações de risco. É uma contribuição que, muitas vezes, alcança resultados que nem a política nem o serviço público conseguem promover sozinhos”, completou.

Leia Também:  Prefeito convoca reunião de comitê para análise de relatório do Programa PPP do Mercado Municipal

O coordenador-geral do Vinde e Vede, Adriano Botelho, ressaltou que o evento se aproxima de sua 40ª edição e se consolidou como uma das maiores iniciativas de evangelização durante o período de Carnaval em Mato Grosso. “São quase 40 anos de história. Muitas famílias foram resgatadas por Cristo nesse tempo. Eu mesmo participei do Vinde e Vede quando era jovem e pude vivenciar essa experiência de fé. Hoje, o apoio do poder público traz ainda mais visibilidade ao evento e possibilita que mais pessoas participem desse momento de encontro com Deus”, afirmou.

Representando o setor de juventude da Arquidiocese de Cuiabá, Allan Latorraca destacou o protagonismo dos jovens na programação. Segundo ele, o Celebra Jovem, realizado no primeiro dia do evento, reúne centenas de participantes em uma proposta voltada à evangelização e ao fortalecimento da fé durante o período carnavalesco.

A 39ª edição do Vinde e Vede reuniu participantes de mais de dez estados brasileiros e de 105 municípios, além de arrecadar 15 toneladas de alimentos destinadas a 14 entidades assistenciais, reforçando o compromisso social que acompanha a missão evangelizadora do movimento.

A vereadora Samantha Iris destacou que o reconhecimento representa uma forma de agradecimento público pelo trabalho desenvolvido ao longo dos anos. Ela ressaltou que o movimento contribui para o fortalecimento das famílias, incentiva valores cristãos e oferece um ambiente de convivência pautado na fé, na solidariedade e no acolhimento.

Leia Também:  Cuiabá registra queda nas notificações de Dengue

A parlamentar enfatizou que esta é a terceira homenagem promovida pela Câmara Municipal a movimentos cristãos realizados durante o período carnavalesco. Anteriormente, foram reconhecidos os eventos da União de Mocidades das Assembleias de Deus de Cuiabá e Região (UMADECRE) e da Missão Enchei-vos. Segundo Samantha, a iniciativa busca registrar oficialmente na história do Legislativo cuiabano a importância dessas iniciativas para a cultura, a fé e a formação social da população.

“Milhares de pessoas se reúnem com um propósito, colocando Deus no centro de suas vidas, fortalecendo suas famílias e renovando sua fé. Entendemos a dimensão da missão que o Vinde e Vede realiza. É um trabalho de transformação de vidas, reflexão e proximidade com Deus. Que esse evento seja ainda maior no próximo ano, resgatando mais almas e aproximando mais pessoas de Deus. Esta homenagem é uma forma de agradecimento”, afirmou a vereadora, que também é primeira-dama de Cuiabá.

A solenidade contou ainda com a presença da secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, Hélida Vilela; da secretária-adjunta Vilmara da Silva Vidica; da vereadora Baixinha Giraldelli; e do vereador Dilemário Alencar. As autoridades manifestaram apoio à continuidade das ações desenvolvidas pelo movimento e ressaltaram sua relevância para a comunidade cuiabana.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA