NACIONAL

Fevereiro de festa e tradição: confira os destaques do Calendário de Eventos para curtir o Brasil

Fevereiro chegou trazendo a energia contagiante do Carnaval, a maior festa popular do planeta, que pinta as ruas do Brasil de cores e ritmos variados. É o momento em que o país inteiro celebra sua identidade cultural, seja nos trios elétricos e do Frevo do Nordeste, nos desfiles das escolas de samba ou nos bloquinhos de rua que tomam conta das capitais ao interior. Mas o segundo mês de 2026 vai muito além da folia: é também tempo de colheita, de feiras de negócios e de contato com a natureza.

O Calendário de Eventos do Ministério do Turismo mostra que a diversidade é a marca registrada deste período. Enquanto algumas cidades fervem com o samba e o axé, outras oferecem refúgios gastronômicos, festivais de jazz e competições esportivas para quem busca alternativas ao agito tradicional. É a oportunidade perfeita para o viajante descobrir novos roteiros e vivenciar experiências autênticas antes do fim do verão.

Para ajudar você a montar sua agenda, a Agência de Notícias do Turismo selecionou destaques imperdíveis nas cinco regiões do país. De feiras agropecuárias gigantescas no Sul a soltura de tartarugas na Amazônia, confira o que vai movimentar o turismo nacional em fevereiro e prepare as malas!

Região Norte – A região amazônica mistura a animação do Carnaval com a exuberância de sua biodiversidade e frutos típicos.

  • Festival do Buriti (Divinópolis do Tocantins/TO): Entre os dias 12 e 13 de fevereiro, a cidade celebra um dos frutos mais emblemáticos do cerrado com muita cultura e tradição local.
  • Soltura das Tartarugas (Santarém/PA): No dia 14 de fevereiro, um espetáculo da natureza emociona moradores e turistas, promovendo a conscientização ambiental e o ecoturismo na região.
  • Carnabarcarena (Barcarena/PA): A folia paraense tem data marcada de 14 a 17 de fevereiro, reunindo atrações musicais e blocos que agitam o município vizinho a Belém.
Leia Também:  Ministério da Previdência Social integra Grupo de Trabalho Técnico para dialogar com entregadores por aplicativo

Região Nordeste – O Nordeste reafirma sua vocação festiva com carnavais históricos e eventos que celebram o verão até o último minuto. Berço do axé, do galo da madrugada e dos tradicionais circuitos de trios elétricos, a região tem opções para todos os gostos.

  • Carnaval de Aracati (Aracati/CE): Um dos carnavais mais tradicionais do Ceará toma conta da cidade histórica e das praias de 11 a 18 de fevereiro, atraindo multidões.
  • Bloco Carnavalesco Suvaco do Careca (Natal/RN): No dia 15 de fevereiro, a capital potiguar cai na folia com este bloco irreverente que é símbolo da prévia carnavalesca e da cultura de rua local.
  • Verão Caju (Aracaju/SE): Para fechar o mês com chave de ouro, a capital sergipana realiza este evento nos dias 27 e 28 de fevereiro, celebrando a estação com música e atividades culturais.

Região Centro-Oeste – No coração do Brasil, o Carnaval de rua e os blocos mostram a força da festa no interior.

  • Batafolia (Bataguassu/MS): De 13 a 18 de fevereiro, a cidade sul-mato-grossense se transforma no palco da alegria com sua tradicional festa popular.
  • Carna 3 Ranchos (Três Ranchos/GO): Conhecida pelo seu lago azul, a cidade une belezas naturais e agito de 13 a 16 de fevereiro, com o tema “A alegria que move a cidade”.
  • O Bloco K Pra Nós (Rio Verde/GO): A folia goiana ganha as ruas entre os dias 15 e 17 de fevereiro, arrastando foliões em um dos eventos mais animados da região.

Região Sudeste – A região mais populosa do país oferece opções para todos os gostos. Para quem quer curtir o carnaval, todas as capitais são conhecidas pelos famosos e agitados bloquinhos de rua, mas também é destaque os tradicionais desfiles das escolas de samba de São Paulo e Rio de Janeiro. Mas para quem quer fugir da folia, tem do jazz sofisticado no litoral às feiras de artesanato e corridas de rua.

  • CarnaJazz 2026 (Rio das Ostras/RJ): Uma alternativa charmosa à folia tradicional, o festival acontece de 14 a 17 de fevereiro, trazendo o melhor do jazz e blues para o litoral fluminense.
  • Feira Sabor e Arte (Garça/SP): No dia 14 de fevereiro, a cidade paulista promove um encontro de gastronomia e artesanato, valorizando os produtores locais.
  • Cats Run 2026 (Vila Velha/ES): Para quem não dispensa o esporte nem no verão, a corrida movimenta a orla capixaba no dia 22 de fevereiro, unindo saúde e belas paisagens.
Leia Também:  Ministro Wolney Queiroz defende inclusão e inovação no encerramento do Fórum Regional de Seguridade Social das Américas

Região Sul – O Sul do país destaca sua potência no agronegócio e celebra a gastronomia típica e as tradições locais.

  • Show Rural Coopavel (Cascavel/PR): Um dos maiores eventos do agronegócio mundial abre o calendário de negócios de 09 a 13 de fevereiro, atraindo visitantes de todo o globo.
  • Festa do Caranguejo (Araquari/SC): De 06 a 08 de fevereiro, o litoral catarinense celebra sua culinária com pratos típicos à base de caranguejo e muita música.
  • Bailinho da Borges (Santa Cruz do Sul/RS): Resgatando a magia dos antigos carnavais de rua, o evento acontece no dia 07 de fevereiro, reunindo famílias e foliões no centro da cidade.

Quer saber mais sobre estes e outros eventos? Acesse o Calendário Nacional de Eventos do Ministério do Turismo clicando aqui e planeje sua próxima viagem pelo Brasil!

Por Victor Mayrink
Assessoria de Comunicação Social do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

NACIONAL

Do doce de cacto ao tucupi negro: Salão do Turismo transforma Fortaleza em uma viagem pelos sabores do Brasil

Quem visitou o Salão do Turismo, em Fortaleza, conseguiu viajar pelo Brasil sem sair do Centro de Eventos do Ceará. Bastava seguir o cheiro do café do Espírito Santo, experimentar um doce de cacto da Paraíba, provar uma geleia de torresmo de Santa Catarina ou descobrir aromas amazônicos no estande do Amapá. Ao longo dos três dias de evento, a gastronomia virou uma das principais experiências do Salão.

Realizado pelo Ministério do Turismo (MTur), pela primeira vez no Nordeste, o evento reuniu os 26 estados e o Distrito Federal em uma programação que conectou turismo, cultura, artesanato e sabores regionais.

Sabores com histórias

No estande da Paraíba, um dos produtos que mais despertou curiosidade foi o doce de palma, preparado a partir do cacto usado tradicionalmente na alimentação animal no sertão. Na culinária local, o ingrediente ganhou coco e virou sobremesa típica.

“É algo surpreendente pra quem prova pela primeira vez”, contou José Orlando, interlocutor de turismo de São José de Princesa. O município também apresentou trilhas, restaurantes típicos e experiências ligadas ao turismo rural e quilombola.

No espaço do Amapá, a proposta foi apresentar a chamada “culinária do meio do mundo”, marcada por ingredientes amazônicos e técnicas tradicionais da região. Entre os destaques estavam sobremesas feitas com cumaru, conhecido como a “baunilha da Amazônia”, além de pratos elaborados com tucupi negro, peixes regionais e castanha-do-brasil.

Leia Também:  Prouni tem 440 mil inscrições no segundo semestre de 2025

“A floresta nos dá aromas, sabores e cores únicos. A gente trabalha com produtos da região e valoriza técnicas locais”, explicou Sandro Belo, presidente da Abrasel, no Amapá.

Já Santa Catarina apostou em produtos típicos do Vale Europeu, como bala de banana, geleias artesanais, salames italianos e até uma geleia feita à base de torresmo moído, tradição ligada à imigração europeia e à agricultura familiar do estado.

Vitrine nacional para pequenos produtores

No Armazém da Agricultura Familiar, pequenos produtores, de diferentes regiões do país, apresentaram doces, pimentas, queijos, molhos artesanais, cachaças e produtos típicos do Cerrado e do sertão nordestino.

Do Ceará, Katiuce Guerreiro levou produtos de um grupo que trabalha com turismo de base comunitária e sítios arqueológicos. “Quando a gente participa de um evento desse tamanho, o produto deixa de ser conhecido só localmente e passa a ter visibilidade nacional”, afirmou.

Já a Cooperativa Floryá, de Goiás, chamou atenção por causa dos sabores do Cerrado, como molhos artesanais, pastas de baru, mel de flor de laranjeira, cachaças e produtos feitos a partir de ingredientes típicos da região. 

Leia Também:  Ministério da Previdência Social integra Grupo de Trabalho Técnico para dialogar com entregadores por aplicativo

A história das produtoras também se destacou: formada exclusivamente por mulheres, a iniciativa nasceu durante a pandemia, quando agricultoras da região passaram a enfrentar dificuldades para comercializar os alimentos.

“A gente começou com um delivery de cestas básicas porque tinha produção parada e famílias passando necessidade. Depois, as mulheres perceberam que podiam produzir, vender e conquistar independência financeira”, contou Ana Caroline, gerente de projetos de inclusão da cooperativa.

Salão do Turismo

Realizado pela primeira vez no Nordeste, em Fortaleza, o 10º Salão do Turismo reuniu representantes dos 26 estados e do Distrito Federal em uma programação voltada à promoção de destinos, experiências e negócios. Ao longo de três dias, o evento promoveu palestras, rodadas de negócios, apresentações culturais, espaços gastronômicos e exposições de artesanato, além de debates sobre inovação, sustentabilidade, conectividade aérea, turismo de base comunitária e estratégias para o setor. 

A edição também marcou o fortalecimento das políticas de incentivo ao turismo interno e da integração entre poder público, iniciativa privada e comunidades locais, reforçando o papel do turismo como motor de desenvolvimento econômico, geração de emprego e valorização da diversidade brasileira.

Por Natália Moraes
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA