NACIONAL
Verão em Ouro Preto: história, arte e sabores no coração de Minas Gerais
O verão brasileiro não reserva apenas o turismo de sol e praia para aqueles que desejam aproveitar os primeiros meses do ano para viajar. Localizado no coração de Minas Gerais, a cidade de Ouro Preto faz um convite irresistível para o turista mergulhar na cultura e na história de um dos locais mais icônicos do país. Reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, o município foi o epicentro da corrida do ouro no Brasil colonial.
Durante o verão, uma das opções de passeio ao livre é a caminhada pelas ladeiras de pedra da cidade, uma experiência vibrante. As igrejas barrocas, os museus, as antigas casas coloniais e as praças cheias de vida formam um cenário perfeito para quem gosta de turismo histórico e cultural. A estação também é ideal para explorar trilhas e cachoeiras nos arredores, que oferecem contato direto com a natureza e vistas impressionantes da região.
Ouro Preto também conta a história de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, considerado o maior artista barroco brasileiro e que deixou na cidade mineira algumas de suas obras mais emblemáticas, como a igreja de São Francisco de Assis. O legado de Aleijadinho transformou Ouro Preto em um verdadeiro museu a céu aberto.
IGREJAS
- Basílica de Nossa Senhora do Pilar – construída em taipa e madeira e concluída por volta de 1712, é considerada o mais antigo templo da cidade.
- Igreja Matriz de Santa Efigênia – há registros de que a atual igreja tenha sido iniciada no ano de 1733, prolongando-se até 1785.
- Igreja de São Francisco de Assis – iniciada em 1765, a construção é considerada a obra-prima da arte colonial brasileira.
MUSEUS
- Museu da Inconfidência – no coração da Praça Tiradentes, o imponente edifício do Museu da Inconfidência chama a atenção. O local abriga o Arquivo Colonial, com cerca de 40 mil documentos (processos da justiça do século XVIII e XIX e papéis musicais do mesmo período) e uma Biblioteca (com 19 mil volumes);
- Museu Aleijadinho – o Museu Aleijadinho foi criado em 1968 para reunir em um só espaço peças de arte sacra e documentos gráficos com a finalidade de conservar, preservar e difundir o precioso acervo da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição;
CIDADES PRÓXIMAS – Ouro Preto está cercada por cidades turísticas que complementam o roteiro. A poucos quilômetros está Mariana, a primeira capital de Minas Gerais, com seu centro histórico bem preservado e a famosa Mina da Passagem, aberta à visitação. Lavras Novas, distrito charmoso e cercado por montanhas, é outra opção muito procurada no verão, conhecida por suas cachoeiras, clima acolhedor e pôr do sol inesquecível. Um pouco mais adiante, Congonhas abriga o célebre Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, com as esculturas dos Profetas de Aleijadinho, parada quase obrigatória para quem visita a região.
CULINÁRIA MINEIRA – A culinária mineira é um espetáculo à parte e ganha ainda mais destaque nessa época do ano. Restaurantes e bares oferecem pratos tradicionais como feijão-tropeiro, frango com quiabo, leitão à pururuca, além dos famosos queijos, doces caseiros e compotas. Para acompanhar, nada melhor do que um café mineiro.
COMO CHEGAR – Chegar a Ouro Preto é simples. A cidade está localizada a cerca de 100 quilômetros de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, com trajeto médio de 1h30 a 2 horas de carro. O acesso principal é pela BR-356, estrada bem sinalizada e com belas paisagens ao longo do caminho. Para quem prefere transporte público, há ônibus regulares saindo da Rodoviária de Belo Horizonte diretamente para Ouro Preto.
Por Marco Guimarães
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo
NACIONAL
Escola Nacional de Hip Hop já tem adesão de 22 estados
As redes estaduais, distrital e municipais de educação têm até terça-feira, 30 de junho, para aderir ao Programa Escola Nacional de Hip-Hop. Até 24 de junho, 22 estados e o Distrito Federal já haviam confirmado participação na iniciativa, que busca incorporar ao ambiente escolar saberes urbanos, periféricos e negros por meio da cultura e pedagogia hip-hop.
A Escola Nacional de Hip-Hop integra a Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (Pneerq) e prevê investimento de R$ 50 milhões entre 2026 e 2027. A adesão deve ser realizada exclusivamente pelo Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec), mediante assinatura do termo de adesão.
A proposta da Escola Nacional de Hip-Hop é fortalecer práticas pedagógicas que dialoguem com as vivências dos estudantes por meio de atividades ligadas à música, dança, grafite, batalhas de rima e formação cultural. Entre as ações previstas estão trilhas formativas voltadas à gestão de carreira de MCs, breaking olímpico, slams estudantis, batalhas de rima, atividades de grafite e experiências pedagógicas relacionadas ao hip-hop na educação.
Na educação básica, o hip-hop funciona como uma ferramenta de apoio ao sucesso acadêmico de estudantes em três grandes áreas: fortalecimento da identidade e da representatividade; integração de saberes e perspectivas decoloniais ao currículo; e melhoria do clima escolar, incluindo ações culturais que possam contribuir para reduzir o uso excessivo de celulares nos intervalos escolares.
Adesão – No levantamento realizado em 24 de junho, 22 estados e o Distrito Federal já haviam aderido ao Programa Escola Nacional de Hip-Hop. Entre as unidades da Federação que ainda não haviam formalizado a participação estão Amazonas, Espírito Santo, Mato Grosso e Paraná.
Nas capitais, 22 das 26 cidades já haviam confirmado adesão. Apenas Boa Vista (RR), Manaus (AM) e Vitória (ES) ainda não haviam concluído o processo.
O levantamento também mostra que a mobilização das redes municipais já alcança índices elevados em diversas unidades da Federação. O Amapá lidera o percentual de adesão entre os municípios, com 93,75%, seguido por Roraima (93,33%) e Acre (81,81%). Na sequência aparecem Maranhão (78,34%), Bahia (77,69%) e Rio de Janeiro (77,17%), demonstrando o avanço da implementação do programa em diferentes regiões do país.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi)
Fonte: Ministério da Educação
-
MINISTÉRIO PÚBLICO MT6 dias atrásMorre Neymar Jr.
-
AGRONEGÓCIO7 dias atrásCâmara aprova Medida Provisória que endurece fiscalização e regras do frete rodoviário
-
ESPORTES5 dias atrásGoverno libera entrada gratuita em arquibancadas para etapa da Stock Car em Cuiabá
-
Sinop2 dias atrás
Programa da Prefeitura de Sinop ajuda famílias de Sinop a realizarem o sonho da casa própria
-
POLÍTICA MT6 dias atrásWilson Santos participa de debate sobre duplicação da BR-070 e fortalecimento da logística estadual
-
POLÍTICA MT6 dias atrásAL terá debate sobre autismo, meio ambiente, saúde e homenagens a personalidades de MT
-
POLICIAL3 dias atrásPolícia Civil prende investigado por descumprimento de medidas protetivas, ameaça e violência psicológica
-
ECONOMIA6 dias atrásGoverno brasileiro reconhece empresas que promovem inclusão racial e fortalecem a competitividade das exportações brasileiras

