MATO GROSSO

Mato Grosso reforça promoção do turismo com participação em feiras no Brasil e exterior

¿Em 2026, Mato Grosso vai participar de pelo menos 17 feiras de turismo no Brasil e no exterior para divulgar o Pantanal, Cerrado, Amazônia e as praias do Araguaia. Do total das feiras do setor, quatro são internacionais, o que reforça o processo de internacionalização do turismo de Mato Grosso. A agenda inclui feiras voltadas ao ecoturismo, pesca esportiva, observação de aves, negócios e experiências sustentáveis.

Entre os eventos programados estão a Pesca Trade Show (12 a 14 de março), WTM Latin America (14 a 16 de abril), Avistar (15 a 17 de maio), Birdfair (10 a 12 de julho), Fishing Show (30 de julho a 1º de agosto), Expocruz (18 a 27 de setembro), FIT América Latina (26 a 29 de setembro), ABAV Expo (30 de setembro a 2 de outubro), WTM Londres (3 a 5 de novembro) e Festuris (12 a 15 de novembro), além de eventos como BNT Mercosul, Feneart, Fenacee, Salão do Turismo, ABETA, Fenaba e Meeting Brasil.

A ampliação da presença em feiras ocorre em um momento de avanço da internacionalização do turismo em Mato Grosso, já que dados aéreos de 2025 apontam que, entre janeiro e outubro, 22.595 turistas estrangeiros desembarcaram no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande. No mesmo período, foram vendidos 34.234 bilhetes de voos internacionais com destino ao estado.

Leia Também:  Deputado Dilmar elogia desembargadores por aprovação da criação do Cartório no Distrito União do Norte

Os principais países emissores foram Estados Unidos (25,83%), Portugal (17,46%), Chile (8,26%), França (8,25%), Argentina (7,64%), Espanha (5,81%), Itália (4,55%) e Reino Unido (4,24%), o que demonstra a diversidade da procura.

Além da promoção em feiras, o Governo de Mato Grosso também tem investido em obras turística, criando condições para o crescimento do setor. Em 2025, cinco importantes obras foram entregues pela Sedec, por meio da Adjunta de Turismo.

Turismo de MT ganha reforço com cinco novas estruturas entregues em 2025 e obras em ritmo avançado - A Orla de Santo Antônio de Leverger foi a mais recente, sendo inaugurada no dia 12 de dezembro e recebeu R$ 13,4 milhões em recursos do Estado

A Orla de Santo Antônio de Leverger foi inaugurada em dezembro de 2025, somando-se a outras entregas realizadas ao longo do ano. Em Tangará da Serra e Barra do Garças foram concluídos centros de eventos, enquanto em Jaciara houve a revitalização de praças e melhorias na Avenida Tupiniquins.

Além disso, seguem em execução projetos voltados ao fortalecimento da infraestrutura turística em diferentes regiões do estado, como as orlas de São Félix do Araguaia, Luciara, Cáceres e Barão de Melgaço, além do Congódromo de Vila Bela da Santíssima Trindade e do Memorial Rondon.

Para a secretária adjunta de Turismo da Sedec, Maria Letícia Arruda, investir em turismo é investir no desenvolvimento do estado, pois é um segmento econômico que traz impacto financeiro nos municípios.

Leia Também:  Operação Lei Seca resulta na prisão de três condutores por embriaguez em Várzea Grande

“A participação de Mato Grosso nas principais feiras de turismo é estratégica para ampliar a visibilidade dos nossos destinos e fortalecer a presença do estado no mercado nacional e internacional. Aliada a isso, a entrega de obras e a execução de projetos de infraestrutura turística garantem que o estado esteja cada vez mais preparado para receber visitantes, impulsionando o desenvolvimento regional e a economia local”, explicou.

*Sob supervisão de Débora Siqueira

¿

Fonte: Governo MT – MT

Propaganda

MATO GROSSO

Polícia Militar prende homem com 14 caixas de produtos contrabandeados em Alto Araguaia

Policiais militares do 15º Batalhão prenderam um homem pelo crime de contrabando, durante fiscalização na BR-364, na madrugada deste domingo (21.6), em Alto Araguaia. O suspeito foi preso em flagrante transportando 14 caixas com cerca de 600 frascos de perfume e produtos para celular dentro de um ônibus.

Durante execução da Operação Tolerância Zero, as equipes do 15º BPM receberam solicitações da Polícia Militar de Goiás para inspecionar um ônibus de transporte interestadual.

Na verificação do veículo, os policiais encontraram 14 caixas contendo diversas mercadorias suspeitas como perfumes, baterias e telas para celulares.

O motorista do ônibus indicou o passageiro que seria o responsável pelos produtos e o homem foi abordado pela PM. Ao ser questionado sobre a procedência dos materiais, o suspeito revelou que levaria os produtos para São Paulo e que não tinha documentação de nota fiscal sobre a origem legal da mercadoria.

Ao todo, foram contabilizados cerca de 600 frascos de perfumes, dezenas de telas para celulares e uma caixa contendo baterias de celular.

Leia Também:  Operações em dois pontos de Cuiabá prendem 17 motoristas alcoolizados

O suspeito recebeu voz de prisão e foi encaminhado para a delegacia da cidade para registro da ocorrência e demais providências cabíveis.

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA