CUIABÁ

Prefeitura projeta investimento de mais de R$ 220 milhões em asfalto após reequilíbrio fiscal

A Prefeitura de Cuiabá projeta um investimento histórico em infraestrutura viária para os próximos anos. Segundo o prefeito Abilio Brunini, o município deverá aplicar mais de R$ 100 milhões em massa asfáltica em 2026 e outros R$ 120 milhões em 2027, recursos que só serão possíveis graças ao reequilíbrio fiscal alcançado pela gestão ao longo de 2025.

De acordo com o prefeito, a reorganização das contas públicas permitiu à administração municipal recuperar capacidade de investimento, especialmente em áreas sensíveis para a população, como a pavimentação e a manutenção das vias urbanas. “Se a gente não tivesse feito o ajuste fiscal em 2025, isso não seria possível. Organizar a casa foi fundamental para que Cuiabá volte a investir pesado em asfalto e infraestrutura”, afirmou Abilio.

O prefeito destacou que a prioridade será ampliar as ações de tapa-buraco, recapeamento e obras estruturantes nas ruas e avenidas da capital, atacando problemas históricos da malha viária. Segundo ele, o volume de recursos previsto permitirá planejamento de médio e longo prazo, deixando de lado ações pontuais e emergenciais.

Leia Também:  Avenida do CPA passa a contar com dois novos sistemas semafóricos

“Não dá para ficar só apagando incêndio. A ideia é fazer obras mais duradouras, com qualidade, e acabar com esse ciclo de tapa-buraco malfeito que se repete todo ano. Com esses investimentos, vamos conseguir avançar de forma consistente”, explicou.

Abilio Brunini informou ainda que os detalhes do plano de investimentos serão apresentados aos vereadores assim que terminar o recesso parlamentar. A intenção é garantir transparência, diálogo institucional e alinhamento com o Legislativo antes do início da execução dos projetos.

“Assim que a Câmara retomar os trabalhos, vou encaminhar todas as informações aos vereadores. Quero que eles saibam exatamente onde o dinheiro será aplicado, quais regiões serão priorizadas e como será o cronograma das obras”, disse o prefeito.

O chefe do Executivo reforçou que a população começará a sentir os efeitos do reequilíbrio fiscal de forma mais intensa a partir dos próximos anos, com ruas mais seguras, melhor mobilidade urbana e menos transtornos no dia a dia. “Arrumar as contas foi difícil, mas agora Cuiabá começa a colher os frutos desse esforço”, concluiu.

Leia Também:  Concurso encerra Festival da Pamonha e premia produtores cuiabanos

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Propaganda

CUIABÁ

Prefeitura inicia desobstrução de boca de lobo na Fernando Corrêa

Após o registro de alagamentos provocados pelas chuvas que atingiram Cuiabá, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP), iniciou ainda na tarde desta terça-feira (23) os trabalhos de limpeza e desobstrução de uma boca de lobo na Avenida Fernando Corrêa da Costa. O serviço ocorre no sentido bairro-Centro, logo após a descida do Viaduto Maria Benedita de Oliveira, no entroncamento com a Rodovia Palmiro Paes de Barros.

O problema foi identificado após relatos de comerciantes da região, que apontaram dificuldades enfrentadas por pedestres, usuários do transporte coletivo e estabelecimentos locais. Para a execução do serviço, a secretaria mobilizou uma equipe especializada com caminhão hidrojato, equipamento utilizado na limpeza de galerias pluviais e sistemas de drenagem.

De acordo com o coordenador de Limpeza de Bocas de Lobo da pasta, Natal Carvalho, o trabalho envolve a desobstrução completa da caixa coletora e da tubulação subterrânea. “Estamos realizando a limpeza da boca de lobo e de toda a rede de drenagem que estava causando transtornos na região. Primeiro retiramos a água acumulada, depois fazemos a sucção de terra, pedras e resíduos sólidos. Em seguida, utilizamos equipamentos específicos para romper e remover o material compactado dentro da tubulação, restabelecendo a capacidade de escoamento da água da chuva”, explicou.

Leia Também:  Mês da Mulher: Cartilha contra assédio moral e sexual entra na fase final elaboração

Segundo o coordenador, o principal fator para o entupimento é o acúmulo de lixo descartado irregularmente nas vias públicas. Garrafas plásticas, embalagens, terra e outros materiais acabam sendo arrastados para o sistema de drenagem durante as chuvas, comprometendo o funcionamento das galerias.

Natal destacou ainda que muitas estruturas da cidade não recebiam limpeza profunda há anos. No caso da boca de lobo da Avenida Fernando Corrêa, a estimativa é de que a rede estivesse há mais de duas décadas sem manutenção completa. Além da limpeza da tubulação, a equipe também realiza reparos estruturais no local, com recuperação da alvenaria, substituição de tampas danificadas e revitalização do passeio público nas proximidades do ponto de ônibus.

Serviço reforça prevenção contra novos alagamentos

A Secretaria de Obras informou que a intervenção já fazia parte do cronograma de manutenção da rede de drenagem da região, mas foi priorizada diante dos transtornos registrados após o temporal.

O secretário municipal de Obras, Reginaldo Teixeira, destacou que a atuação rápida das equipes busca minimizar os impactos causados pelas chuvas e garantir o funcionamento adequado do sistema.

Leia Também:  Avenida do CPA passa a contar com dois novos sistemas semafóricos

“Assim que tomamos conhecimento da situação, nossas equipes foram mobilizadas para executar a limpeza e a desobstrução da rede. Estamos intensificando as ações preventivas em diferentes regiões da cidade para melhorar o escoamento das águas pluviais e reduzir os riscos de alagamentos. Paralelamente, reforçamos o pedido para que a população descarte resíduos de forma correta, pois a preservação do sistema de drenagem depende de um esforço conjunto”, afirmou o secretário.

A necessidade de manutenção foi percebida de perto por quem utiliza o trecho diariamente. A auxiliar de serviços gerais Mona Lisa Soares de Brito contou que quase caiu ao atravessar a área alagada. “Foi difícil passar, quase me desequilibrei. Toda vez que chove fica cheio de água e sujeira. Espero que, com essa limpeza, a situação melhore”, relatou.

A Prefeitura reforça que mantém equipes atuando em diferentes pontos da capital, seguindo o cronograma de limpeza preventiva e atendendo demandas emergenciais. A gestão municipal também orienta comerciantes e moradores a colaborarem com a conservação das vias públicas, evitando o descarte irregular de resíduos que possam comprometer as bocas de lobo e galerias pluviais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA