TRIBUNAL DE JUSTIÇA MT

Engajamento de servidores e famílias fortalece impacto ambiental do ReciclaJud

Três troféus verdes do ReciclaJud estão dispostos sobre mesa de madeira em sala administrativa. As peças têm formato do símbolo da reciclagem e bases douradas com identificação dos vencedores de 2025.O envolvimento de servidores, colaboradores e de suas famílias é essencial para ampliar os resultados da competição ReciclaJud e consolidar uma mudança real na gestão de resíduos dentro e fora do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). A avaliação é da assessora de Sustentabilidade do Judiciário mato-grossense, Elaine Alonso, que apresentou uma retrospectiva das ações desenvolvidas ao longo do ano na sede do Tribunal. Ela integra a equipe do Núcleo de Sustentabilidade do TJMT.

Neste ano, foram realizadas quatro edições da competição: da sede do TJMT, do Fórum de Várzea Grande, e por duas vezes no Complexo dos Juizados Especiais.

Segundo Elaine, o cenário nacional evidencia a urgência do engajamento coletivo em iniciativas que buscam a sustentabilidade ambiental. “Inicialmente, eu gostaria de falar que no Brasil nós geramos por ano 82 milhões de toneladas de resíduos. É muita coisa. E dessa quantidade, a gente consegue mandar para reciclagem menos de 4%. Então, é um quantitativo muito expressivo, uma realidade que a gente precisa mudar”, alertou.

Ela explicou que a produção de resíduos começa nas atitudes individuais do dia a dia. “Por dia, cada um de nós gera cerca de 1,1 kg de resíduos por dia, cada pessoa. Então, por ano, a gente chega a em torno de 400 kg de resíduos”, detalhou. Do total produzido, Elaine destacou que há grande potencial de reaproveitamento. “Dessa quantidade, 40% costumam ser orgânicos, 30% de materiais recicláveis e 30% de rejeitos. Ou seja, se a gente mandar os materiais para a reciclagem e se a gente fizer a compostagem dos orgânicos, a gente consegue desviar até 70% desse material. Então aquela realidade de 4% ali vai mudar bem”, afirmou.

Leia Também:  Órgão Especial aprova movimentação na carreira de juízes e juízas de Comarcas do Estado

A assessora reforçou que reciclar vai muito além do descarte correto e envolve três pilares fundamentais. “Por que reciclar é tão essencial? Nós estamos falando de três eixos muito importantes: o ambiental, o econômico e o social”, explicou.

No aspecto ambiental, Elaine destacou a transição necessária da economia linear para a circular. “Hoje a gente vive uma economia linear, que é extrair recurso natural, usar e jogar fora. Com a reciclagem, a gente quer estimular a economia circular, que é você extrair uma vez, colocar esse material no mercado e voltar para a reciclagem. Assim, a gente reduz a extração de recursos naturais, evita desmatamento, diminui poluição e reduz emissões de gases de efeito estufa”, pontuou.

Já no eixo econômico, os benefícios são diretos. “Nós temos redução de custos com aterros, que vão ter uma vida muito maior se a gente mandar menos material para lá. Isso gera empregos e renda, estimula cooperativas e associações e fortalece a economia circular”, destacou.

No campo social, Elaine ressaltou o impacto positivo na inclusão e na conscientização. “Promove inclusão socioeconômica, incentiva a educação ambiental – a gente está sempre passando nas áreas, fazendo campanhas, tirando dúvidas – e melhora a qualidade de vida de todo mundo”, completou.

Leia Também:  Fórum da Capital passa a contar com dicíclicos no atendimentos ao público interno

Os resultados práticos reforçam a importância do engajamento coletivo. “No ano de 2025, até o momento, nós mandamos para reciclagem 13 toneladas de materiais recicláveis produzidos internamente no nosso ambiente de trabalho”, informou. Entre os materiais destinados corretamente estão papel, plástico, metal, madeira e resíduos eletrônicos.

Para a assessora, a participação ativa de servidores e de suas famílias é decisiva para ampliar esses resultados e transformar hábitos. “Então a gente precisa disso, desse engajamento de todos”, concluiu.

Todo material descartado pelo poder judiciário já recebe destinação adequada. Ele é coletado e destinado à Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Mato Grosso (Asmats), garantindo que o engajamento de cada unidade se transforme em apoio direto às famílias de catadores.

Responsabilidade

O Reciclajud está alinhado ao Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS). De forma bastante simplificada, o plano possibilita estabelecer práticas sustentáveis no uso do bem público, e a racionalização dos impactos socioambientais com a sensibilização do público interno por meio da educação ambiental.

Além de estimular práticas sustentáveis, a iniciativa contribui para o Índice de Desempenho da Sustentabilidade (IDS), reforçando o compromisso institucional com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), especialmente os ODS 11, 12 e 13.

Autor: Patrícia Neves

Fotografo: Josi Dias

Departamento: Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT

Email: [email protected]

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Propaganda

TRIBUNAL DE JUSTIÇA MT

Nota de Pesar

Mulher idosa sorrindo, de óculos e cabelos grisalhos curtos. Ela usa colar de pérolas e blusa azul-escura sobreposta por um colete rendado azul com estampas de flores brancas. Fundo neutro.O Tribunal de Justiça de Mato Grosso manifesta profundo pesar pelo falecimento da senhora Sebastiana Monteiro da Silva, carinhosamente conhecida como Dona Tetéte, ocorrido na manhã desta quarta-feira (03), em Cuiabá, aos 88 anos.

Dona Tetéte era mãe do servidor Victorino Neto, que atua na Biblioteca do Tribunal de Justiça, e da servidora aposentada Vânia Monteiro, que exerceu o cargo de vice-diretora-geral da instituição durante a gestão do desembargador Paulo Cunha. Foi casada com o desembargador Athaíde Monteiro da Silva e era a única filha viva de Licínio Monteiro da Silva, político mato-grossense.

Ela estava internada no Hospital Santa Rosa, onde se recuperava de uma cirurgia oncológica.

O velório será realizado na Sala Hortência da Capela Jardins, a partir das 18h desta quarta-feira. Na quinta-feira (04), às 7h, o corpo será transladado para o município de Nossa Senhora do Livramento, onde será celebrada a missa de corpo presente às 8h, na Igreja Matriz.

Dona Tetéte deixa os filhos Neto e Vânia, cinco netos e dois bisnetos.

Leia Também:  Órgão Especial aprova movimentação na carreira de juízes e juízas de Comarcas do Estado

Neste momento de dor e despedida, o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador José Zuquim Nogueira, expressa solidariedade aos familiares e amigos, desejando conforto, serenidade e força para enfrentar esta irreparável perda.

Autor: Assessoria

Fotografo:

Departamento: Coordenadoria de Comunicação do TJMT

Email: [email protected]

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA