NACIONAL
Ministro Camilo recebe título de Doutor Honoris Causa
O ministro da Educação, Camilo Santana, recebeu, nesta sexta-feira, 19 de dezembro, o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), no Recife (PE). A honraria reconhece a trajetória pública e a contribuição do ministro para o fortalecimento das políticas educacionais no país, bem como seu compromisso com a educação pública gratuita, de qualidade e com equidade.
Na solenidade, o ministro foi conduzido à mesa de honra por coordenadores de cursos da universidade, representando diferentes áreas do conhecimento. “Recebo, com profunda honra e sincera gratidão, o título de Doutor Honoris Causa, concedido pela Universidade Católica de Pernambuco, uma instituição que, há mais de sete décadas, se dedica à formação integral da pessoa humana, orientada por valores éticos, humanistas e cristãos, profundamente comprometida com a transformação social”, ressaltou Santana.
Na quarta-feira, 18 de dezembro, o título também foi concedido à ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos. “É realmente uma imensa honra encerrar o ano letivo concedendo o maior título que uma universidade pode outorgar, e não poderia ser mais expressivo concedê-los a Camilo e Luciana, que apoiam, participam e reforçam o projeto político liderado pelo presidente Lula. O Ministério da Educação e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação são indispensáveis para cumprirmos a missão de articular ensino, pesquisa, extensão e inovação”, disse o reitor da Unicap, Pedro Rubens.
O panegírico, discurso de grande louvor a uma pessoa, entidade ou feito, em homenagem ao ministro, foi proferido pelo pró-reitor de Graduação da Unicap, Degislando Nóbrega, seguido do momento solene de vestimenta da samarra, símbolo da outorga do título de Doutor Honoris Causa. A mesa de honra contou, ainda, com autoridades acadêmicas e representantes do poder público, entre eles, pró-reitores da universidade, além de parlamentares, autoridades estaduais e municipais.
Reconhecimento acadêmico – O título de Doutor Honoris Causa é a mais alta distinção concedida por uma instituição universitária e destina-se a personalidades que se destacam por relevantes contribuições à sociedade, à ciência, à cultura ou à educação.
Assessoria de Comunicação Social do MEC
Fonte: Ministério da Educação
NACIONAL
MEC Idiomas: aprenda inglês e espanhol gratuitamente
O Ministério da Educação (MEC) lançou o MEC Idiomas, plataforma gratuita que disponibiliza oferta de cursos de inglês e espanhol com lições interativas, acompanhamento de progresso e certificados. A ferramenta já reúne 212.302 usuários ativos em todo o país.
Dois formatos – portal e aplicativo – o MEC Idiomas é uma plataforma de aprendizagem bilíngue autoinstrucional do nível básico ao avançado que tem como objetivo ser o primeiro ponto de contato digital entre o estudante de línguas iniciante e o idioma de sua escolha, acompanhando seu aprendizado até níveis mais avançados.
Inicialmente, os idiomas oferecidos são Inglês e Espanhol. As aulas estão organizadas em 6 níveis (A1 a C2); 4 a 6 módulos por nível, cada um deles com 10 a 15 aulas. Desde o lançamento, estão disponíveis cerca de 800 aulas.
O MEC Idiomas oferece diversas ferramentas para os estudantes: teste de proficiência; trilha de aprendizagem (aula e reforço); teste ao fim dos módulos; fale e pratique; agente de Inteligência Artificial para dar apoio e tirar dúvidas e praticar conversação; e comunidades de aprendizado.
Passo a passo para usar a plataforma:
• Basta acessá-lo via portal ou via aplicativo MEC Idiomas e fazer login com o Gov.br;
• Escolher o idioma que quer aprender – inglês ou espanhol;
• Fazer o teste de proficiência disponível que avalia o grau de conhecimento do estudante; • Fazer os exercícios de fixação e de ‘gamificação’, ao final de cada aula, que incentivam a concluir aulas e módulos e passar de nível.
Idiomas Sem Fronteiras (IsF) – o aplicativo está inserido no ecossistema do Idiomas Sem Fronteiras (IsF), compondo uma política de ensino bilíngue já consolidada. A parceria permite a oferta de cursos de especialização para a rede pública de ensino. A oferta dos cursos do IsF, que duram de 48 horas a três meses, acontece duas vezes ao ano. O intuito é melhorar os índices de proficiência e produções científicas. Serão disponibilizados R$ 1,68 milhão por ano para a iniciativa, que impactará 16 mil alunos por semestre.
As ações da Rede IsF tem como objetivo central desenvolver uma política linguística nacional para o ensino superior, fortalecendo a formação de professores de línguas estrangeiras e promovendo a capacitação linguística de estudantes, docentes e técnicos administrativos das Instituições de Ensino Superior (IES). Também contempla a formação de estrangeiros em língua portuguesa e o apoio à capacitação de professores da Educação Básica.
Assessoria de Comunicação Social do MEC
Fonte: Ministério da Educação
-
POLÍTICA MT4 dias atrásWellington lidera corrida ao Paiaguás com 35%; Jayme Campos tem 23% e Pivetta aparece em terceiro com 19% após quatro meses no comando do governo Natasha tem 10% – veja graficos
-
ARTIGOS3 dias atrásBiomagnetismo Medicinal: Quando o Cuidado Vai Além do Tratamento
-
POLICIAL5 dias atrásPRF intensifica fiscalização nas rodovias de Mato Grosso durante o feriado de Corpus Christi 2026
-
ARTIGOS5 dias atrásCRECI-MT: RESPEITAR A HISTÓRIA, RECONHECER AS CONQUISTAS E RENOVAR PARA O FUTURO POR ALEX VIEIRA PASSOS
-
POLÍTICA NACIONAL3 dias atrásURGENTE: Nova versão de delação de Vorcaro inclui Flávio Bolsonaro em relato sobre recursos para filme inspirado em Jair Bolsonaro
-
POLÍTICA MT3 dias atrásSessão é marcada pela leitura da LDO 2027 e aprovação de projeto que cria Programa Social Creches da Terceira Idade
-
MINISTÉRIO PÚBLICO MT3 dias atrásFronteiras
-
POLICIAL3 dias atrásPolícia Civil incinera 28.5 quilos de entorpecentes apreendidos pelas Forças de Segurança em Confresa

