CUIABÁ
Prefeitura de Cuiabá inaugura praça no Jardim Passaredo
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), inaugura nesta quinta-feira (11), às 20h, a Praça Poliesportiva Cristiano Justino Feo Roza, conhecida como Praça do Passaredo. A solenidade contará com a presença do prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, além de autoridades municipais e moradores da região.
Localizada na Rua F, no bairro Jardim Passaredo, região Sul da capital, a praça passou por uma revitalização completa executada pela Limpurb. O espaço agora conta com parque infantil, campo society, bancos, iluminação em LED, paisagismo renovado e acessibilidade total, incluindo rampas, escadas com guarda-corpo em inox e piso tátil.
Os investimentos em acessibilidade e na construção da praça foram viabilizados com recursos da 15ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, sob a condução da promotora Ana Luiza Avila Peterlini de Souza.
O projeto também inclui o plantio de 40 árvores frutíferas, tornando a Praça do Passaredo uma das áreas públicas com maior diversidade de espécies frutíferas implantadas pela Prefeitura — uma iniciativa que valoriza o bem-estar, a sombra, o conforto térmico e a relação da comunidade com o meio ambiente.
A entrega do novo espaço soma-se às ações realizadas pela Prefeitura de Cuiabá no bairro ao longo deste ano. Em junho, a Secretaria Municipal de Cultura promoveu o evento “Dia Passaredo”, marcando a reabertura oficial do Complexo Multiuso do Jardim Passaredo. O evento contou com uma ampla programação cultural, esportiva, de lazer e prestação de serviços essenciais.
O Complexo, que ficou cerca de seis meses fechado durante a transição de gestão, voltou a ser administrado pela Secretaria de Cultura após ter sido cedido temporariamente pela Secretaria Municipal de Educação. Moradores do Passaredo e de outros cinco bairros do entorno, São Francisco, Tijucal, Recanto do Sol, Jardim dos Ipês e Osmar Cabral, participaram gratuitamente das atividades.
Com a inauguração da Praça Poliesportiva Cristiano Justino Feo Roza, a Prefeitura reforça seu compromisso com a revitalização dos espaços públicos, sustentabilidade urbana, convivência comunitária e qualidade de vida na região Sul.
Serviço
Inauguração da Praça Poliesportiva Cristiano Justino Feo Roza (Praça do Passaredo)
Quando: Quinta-feira, 11 de dezembro de 2025
Horário: 20h
Local: Rua F, bairro Jardim Passaredo – Região Sul de Cuiabá
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Prefeitura de Cuiabá amplia programação do Show das Águas com apresentações de terça a domingo
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), ampliou a programação do Show das Águas no Parque das Águas. O espetáculo, que voltou a funcionar neste ano após passar por um amplo processo de revitalização, agora conta com apresentações de terça-feira a domingo, sempre às 18h30, 19h30 e 20h30, oferecendo mais uma opção gratuita de lazer para moradores e visitantes da capital.
O Parque das Águas funciona diariamente, das 5h às 22h. Durante o dia, o chafariz principal permanece em operação das 5h até o início da noite, entre 17h40 e 17h50, sendo acionado em intervalos de meia hora.
A ampliação da programação faz parte do processo de modernização do complexo de fontes e chafarizes, conduzido pela Limpurb. O sistema já opera com cerca de 90% da capacidade mecânica prevista, enquanto as etapas finais da atualização tecnológica seguem em andamento.
Entre as melhorias implantadas estão a instalação de um novo Controlador Lógico Programável (CLP), que amplia o controle das operações e permite coreografias mais elaboradas para os jatos d’água, além de inversores de frequência, responsáveis por garantir maior precisão e sincronização entre água, iluminação e trilha sonora.
O diretor-geral da Limpurb, Felipe Wellaton, destacou que a definição de uma programação fixa fortalece o Parque das Águas como um dos principais espaços públicos de convivência e turismo de Cuiabá.
“Nosso compromisso é oferecer à população espaços públicos cada vez mais atrativos e bem cuidados. Com o retorno do Show das Águas e, agora, com apresentações regulares de terça a domingo, o Parque das Águas volta a ocupar seu lugar como um dos principais cartões postais da cidade. Seguimos trabalhando para concluir a modernização do sistema e proporcionar um espetáculo ainda mais completo para os cuiabanos e turistas”, afirmou.
A revitalização do complexo recebeu investimento aproximado de R$ 3,6 milhões, viabilizado por meio de parceria público privada. Cerca de 25 profissionais participaram dos serviços de recuperação da estrutura, que possui uma plataforma de aproximadamente 70 metros de extensão, chafarizes com jatos que alcançam até 30 metros de altura, iluminação cênica e sincronização musical.
Com a conclusão das últimas etapas da modernização, a expectativa é que o sistema opere com 100% da capacidade, incorporando novas funcionalidades, músicas e efeitos visuais para tornar o espetáculo ainda mais atrativo.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
CUIABÁ6 dias atrásPrefeito suspende por decreto aprovação de lotes abaixo de 200 m² e medida vai parar na Justiça
-
POLÍTICA MT6 dias atrásPivetta zera fila de aprovados da PM, convoca 220 novos policiais e amplia promoções nas forças de segurança
-
POLÍTICA NACIONAL5 dias atrásDefinição da vice de Flávio Bolsonaro pode redesenhar cenário em MT e abrir caminho para aliança com Pivetta e recuo de Wellington
-
POLICIAL4 dias atrásPolícia Civil prende preventivamente suspeito de aplicar medicamento indevido para tentar matar esposa
-
POLÍTICA MT4 dias atrásWellington enterra rumores de desistência e consolida Marcelo Maluf como favorito a vice na disputa pelo Governo
-
MATO GROSSO4 dias atrásGovernador entrega nova Feira do Produtor: “nunca antes tivemos uma oportunidade como essa”, afirma feirante mais antigo
-
MATO GROSSO4 dias atrásFeira revitalizada em Chapada dos Guimarães reforça apoio do Governo do Estado à agricultura familiar
-
ESPORTES5 dias atrásExposição gratuita de fã resgata o legado de Ayrton Senna em Cuiabá – veja o video
