TECNOLOGIA
MCTI realiza o 2º Fórum Nacional de Tecnologia Assistiva em Brasília
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) realiza entre os dias 2 e 4 de dezembro, em Brasília, o II Fórum Nacional de Tecnologia Assistiva. O encontro coincide com o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e integra o ciclo de debates previstos na atualização do Plano Nacional de Tecnologia Assistiva (PNTA), regulamentado pelo Decreto nº 10.645/2021.
A abertura oficial, que ocorre nesta terça-feira (2), no Centro de Eventos do Brasília Imperial Hotel, em Brasília (DF). O evento é organizado pelo Comitê Interministerial de Tecnologia Assistiva (CITA), composto por MCTI, MDHC, MS, MDS e MEC. A programação inclui painéis técnico-científicos, grupos temáticos e atividades com representantes governamentais, pesquisadores, setor produtivo, instituições de ensino, organizações sociais e usuários de tecnologias assistivas.
Como parte da programação, na quarta-feira (3) a ministra do MCTI, Luciana Santos, fará a entrega de veículo adaptado ao Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-Guia de Urutaí(GO), além da outorga de cães-guia a cinco usuários, ação vinculada ao programa Novo Viver Sem Limites.
O Fórum apresentará debates distribuídos pelos cinco eixos do PNTA:
- Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação e Empreendedorismo
- Capacitação de Recursos Humanos
- Promoção da Cadeia Produtiva Nacional
- Regulamentação, Certificação e Registro
- Promoção do Acesso
Os interessados devem realizar sua inscrição através do formulário on-line.
Serviço:
II Fórum Nacional de Tecnologia Assistiva
Data: 2 a 4 de dezembro de 2025
Local: Centro de Eventos do Brasília Imperial Hotel —SHS Quadra 03, Bloco H, Asa Sul, Brasília (DF)
TECNOLOGIA
Nota de Pesar
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) manifesta profundo pesar pelo falecimento do economista e ex-deputado estadual pernambucano Waldemar Borges, aos 67 anos, ocorrido neste sábado (4). Expressamos irrestrita solidariedade à ministra Luciana Santos, esposa de Borges, e aos três filhos do casal diante da perda familiar.
Nascido no Recife em 1958, o parlamentar construiu uma trajetória no setor público local ao longo de quase 40 anos. Formado em economia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), ele exerceu funções no legislativo e no executivo. Atuou como vereador na capital por quatro mandatos e como deputado na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) a partir de 2011.
Sua experiência profissional incluiu passagens por secretarias de estado e a presidência da Empresa de Processamento de Dados do Recife (Emprel). Servidores e colaboradores do ministério e suas unidades vinculadas unem-se no luto e no respeito à memória do ex-parlamentar. O comunicado oficial divulgado pelos familiares ressalta que sua retidão permanece como “um farol para as próximas gerações”.
-
POLÍTICA MT6 dias atrásCabo eleitoral é preso em Sinop com R$ 1,8 mil e santinhos de Sheila Pedroso, Juarez Costa e Wellington Fagundes durante suspeita de compra de votos
-
POLÍTICA MT7 dias atrásQuaest aponta Mauro e Janaina nas duas vagas ao Senado; Medeiros fica em terceiro na véspera da eleição
-
POLÍTICA MT7 dias atrásPivetta bate 54% dos votos válidos e pode vencer no 1º turno neste domingo
-
POLÍTICA MT6 dias atrásPivetta comemora reeleição no 1º turno e diz que já começa nesta segunda a planejar próximos quatro anos
-
POLÍTICA MT6 dias atrásTRE registra 31 ocorrências e sete urnas substituídas nas primeiras horas de votação em MT
-
POLÍTICA MT6 dias atrásEduardo Bolsonaro abandona projeto de Wellington declara apoio a Pivetta
-
POLÍTICA MT7 dias atrásMax Russi registra 3,8% e lidera pesquisa espontânea para deputado estadual em MT
-
POLÍCIA FEDERAL7 dias atrásPF prende homem com quase R$ 1 milhão e material de campanha na BR-101 em Alagoas
