CUIABÁ

Projeto Educa Pet forma protetores mirins e avança pela rede municipal de Cuiabá

Crianças da rede municipal de ensino em Cuiabá estão sendo estimuladas a desenvolver o papel de protetor mirim por meio do projeto Educa Pet, desenvolvido pela Diretoria de Bem-Estar Animal em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. A ação, realizada em formato de palestra lúdica, já alcançou três escolas. A mais recente ocorreu na sexta-feira (7), na EMEB Orzina de Amorim, no bairro Jardim Vitória, com a participação de aproximadamente 100 estudantes do Ensino Fundamental. O bairro Pedra 90 será o próximo a receber o projeto ainda este mês.

A apresentação é leve e dinâmica, com duração breve, mas suficiente para que as crianças compreendam a importância de sua atuação na defesa dos animais. Conduzido pela diretora da BEA, Morgana Thereza Ens, o conteúdo aborda maus-tratos, cuidados básicos e respeito aos animais, além dos serviços gratuitos oferecidos pela Prefeitura de Cuiabá para a população que não pode arcar com custos veterinários.

Morgana iniciou a palestra questionando os alunos. “Vocês sabiam que os animais sentem dor, alegria, fome, frio e calor?”, perguntou. As crianças responderam imediatamente que sim e demonstraram entender o que pode entristecer um animal, apontando que eles se comunicam e expressam sentimentos mesmo sem falar.

Leia Também:  Quesito Viabilidade: Prefeitura de Cuiabá conquista 1⁰ lugar no Prêmio Gentil Bussiki

Ao final, a diretora orientou os estudantes sobre como agir diante de maus-tratos. “Sempre procurar a ajuda de uma pessoa adulta e denunciar. Esse é um importante papel do protetor mirim. E cada um de vocês é um protetor mirim, atuando para defender os animais”, afirmou. As crianças fizeram diversas perguntas, desde adoção até o trabalho da BEA. Um aluno ainda questionou “cadê o prefeito Abilio”, mostrando carinho pelo gestor, que costuma visitar escolas.

A diretora da unidade, Marta Izabel de Oliveira e Silva, agradeceu a ação, destacando que houve muitos aprendizados para os alunos e também para a equipe escolar. O Educa Pet já passou pela Emeb Maria Elazir Correa de Figueiredo, no bairro São João Del Rei, e pela Emeb Santa Cecília, no Pico do Amor. A próxima edição será na Emeb Professor Zeferino Leite, no bairro Pedra 90, acompanhada pela assessora da Coordenadoria Técnica de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação, professora Andreia Foratto.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Leia Também:  Habitação conclui rodadas de audiências públicas sobre Reurb e proposta segue para Conselho ligado à Smades avaliar

Propaganda

CUIABÁ

Mutirão gratuito oferece vacinação canina e feira de adoção no Canil Municipal neste sábado

A Secretaria Adjunta de Bem-Estar Animal de Cuiabá (SABEA), vinculada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável (SMADES), promove um mutirão gratuito de vacinação canina no Canil Municipal. A ação ocorrerá das 8h às 16h e será destinada a moradores de Cuiabá, organizações não governamentais (ONGs) e protetores independentes, neste sábado (20).

Durante o mutirão, os cães receberão a vacina polivalente, que auxilia na prevenção de doenças como cinomose, parvovirose, hepatite infecciosa e leptospirose. Em parceria com a Vigilância em Zoonoses, também será disponibilizada a vacinação antirrábica.

A secretária adjunta de Bem-Estar Animal, Morgana Theresa Ens, destaca que a iniciativa busca ampliar o acesso à prevenção de doenças e fortalecer os cuidados com os animais domésticos.

“Manter a vacinação em dia é uma das principais formas de proteger a saúde dos cães e contribuir para a prevenção de doenças que podem afetar toda a comunidade. Nosso objetivo é facilitar esse acesso à população e incentivar a guarda responsável”, afirmou.

Além da vacinação, o evento contará com uma feira de adoção, permitindo que os visitantes conheçam animais acolhidos pelo Canil Municipal que aguardam um novo lar. A programação também inclui orientações sobre bem-estar animal e esclarecimentos sobre os serviços oferecidos pela secretaria.

Leia Também:  Interdição parcial na Avenida Generoso Ponce altera trânsito no fim de semana

Outro serviço disponível será o auxílio para cadastramento no SinPatinhas, programa federal voltado à implementação de políticas públicas de proteção animal. Equipes da SABEA estarão no local para orientar os tutores e esclarecer dúvidas sobre o sistema.

O atendimento será realizado por ordem de chegada, sem necessidade de agendamento prévio. Para participar, os tutores deverão apresentar documento pessoal e comprovante de residência em Cuiabá.

Por questões de segurança, os cães deverão ser conduzidos com guia e coleira. Nos casos necessários, será exigido o uso de focinheira. Animais de pequeno porte também poderão ser transportados em caixas apropriadas.

Segundo a Secretaria Adjunta de Bem-Estar Animal, a ação integra as atividades permanentes voltadas à promoção da saúde animal, à prevenção de doenças e à conscientização sobre a posse responsável de animais domésticos.

Serviço

Mutirão Gratuito de Vacinação Canina
Data: sábado, 20 de junho de 2026
Horário: das 8h às 16h
Local: Canil Municipal de Cuiabá
Vacinas disponíveis: polivalente e antirrábica
Público-alvo: moradores de Cuiabá, ONGs e protetores independentes
Atendimento: gratuito e sem necessidade de agendamento

Leia Também:  Comissão de Educação se reúne com presidente do FUNDEB/MT

Documentos necessários:

Documento pessoal
Comprovante de residência em Cuiabá

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA