POLÍTICA NACIONAL

Comissão debate melhoramento genético do gado leiteiro

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados promove na terça-feira (11) audiência pública sobre a importância do melhoramento genético do gado leiteiro para a pecuária.

A reunião será realizada às 14h30, em plenário a ser definido.

O debate atende a pedido do deputado Rafael Simões (União-MG). Segundo ele, o objetivo é discutir políticas que incentivem o acesso dos pequenos produtores às tecnologias de reprodução e melhoramento genético do rebanho leiteiro.

Rafael Simões acrescenta que essas tecnologias, como a transferência de embriões, podem democratizar o acesso a linhagens de alto mérito genético e aumentar a renda no campo.

“O melhoramento genético do gado leiteiro representa um dos principais caminhos para aumentar a eficiência, a produtividade e a rentabilidade da atividade leiteira, especialmente entre os pequenos produtores”, afirma.

Da Redação – MO

Fonte: Câmara dos Deputados

Leia Também:  Sancionada lei que cria o Dia Nacional da Identidade Civil
Propaganda

POLÍTICA NACIONAL

Rede de comunicação de MT e federação de fomento comercial serão homenageadas

O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (10) dois requerimentos de sessão especial: uma para celebrar os 60 anos da fundação da Rede Matogrossense de Comunicação e outro para comemorar os 12 anos da Federação Brasileira de Fomento Comercial, Serviços e Atividades Financeiras.

A homenagem à Rede Matogrossense de Comunicação (RMC) foi solicitada pelo senador Wellington Fagundes (PL-MT) por meio do RQS 447/2026. Nesse requerimento, Wellington destaca a trajetória da RMC, que teve início na década de 1960 com a fundação da TV Morena, em Campo Grande (hoje capital do estado de Mato Grosso do Sul), pelo empresário Ueze Elias Zahran.

Já a homenagem à Federação Brasileira de Fomento Comercial, Serviços e Atividades Financeiras (Febraf) foi solicitada pelo senador Laércio Oliveira (PP-SE) por meio do RQS 437/2026. Em seu requerimento, Láercio lembra que essa entidade foi criada em 2014, tem “abrangência e base em todo o território nacional e consolidou sua legitimidade como entidade sindical de grau superior representativa dos setores de fomento comercial, serviços e atividades financeiras”.

Leia Também:  Plínio cobra rastreamento do câncer de mama pelo SUS a partir de 40 anos

As datas das sessões especiais ainda serão definidas pela Mesa do Senado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: Agência Senado

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA