POLÍCIA FEDERAL

PF deflagra operação para combater o abuso sexual infantil

Macaé/RJ. Na manhã desta quarta-feira, 29/10, a Polícia Federal deflagrou uma operação com o objetivo de proteger vítimas de abuso sexual infantil, na modalidade “sextortion”, ao reprimir crimes de estupro, armazenamento e produção de arquivos digitais com cenas de abuso sexual infantojuvenil, por meio da rede mundial de computadores.

Na ação de hoje, policiais federais cumpriram um mandado de busca e apreensão no município de Cabo Frio/RJ, expedido pelo Juizado Especial Adjunto Criminal da Comarca de Cabo Frio. Durante as buscas, os policiais apreenderam o celular do suspeito, que será submetido à perícia técnica criminal.

No decorrer das investigações, foi constatado que o investigado chantageou a vítima de forma virtual, através de uma plataforma digital, mediante ameaças de divulgação de fotos e vídeos íntimos, para continuar a obter novos vídeos de natureza sexual.

O investigado poderá responder pela prática dos crimes de armazenamento e compartilhamento de mídias contendo cenas de abuso sexual infantojuvenil, bem como por estupro.

Embora o termo “pornografia” ainda seja utilizado em nossa legislação (art. 241-E da Lei nº 8.069, de 1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente) para definir “qualquer situação que envolva criança ou adolescente em atividades sexuais explícitas, reais ou simuladas, ou exibição dos órgãos genitais de uma criança ou adolescente para fins primordialmente sexuais”, a comunidade internacional entende que o melhor nessas situações é referir-se a crimes de “abuso sexual de crianças e adolescentes” ou mesmo “violência sexual de crianças e adolescentes”, pois a nomenclatura ajuda a dar dimensão da violência inflingida nas vítimas desses crimes tão devastadores.
 
Além disso, a Polícia Federal alerta aos pais e aos responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar seus filhos no mundo virtual e físico, protegendo-os dos riscos de abusos sexuais. Conversar abertamente sobre os perigos do mundo virtual, explicar como utilizar redes sociais, jogos e aplicativos de forma segura e acompanhar de perto as atividades online dos jovens são medidas essenciais de proteção. Estar atento a mudanças de comportamento, como isolamento repentino ou segredo em relação ao uso do celular e do computador, pode ajudar a identificar situações de risco.

Leia Também:  PF e COPE efetuam prisão de traficante internacional de armas

É igualmente importante ensinar às crianças e adolescentes como agir diante de contatos inadequados em ambientes virtuais, reforçando que podem e devem procurar ajuda. A prevenção é a maneira mais eficaz de garantir a segurança e o bem-estar de crianças e adolescentes, e a informação continua sendo um instrumento capaz de salvar vidas.

Comunicação Social da Polícia Federal no Rio de Janeiro
[email protected]
(21) 2203-4404

Fonte: Polícia Federal

Propaganda

POLÍCIA FEDERAL

PF e PM apreendem mais de 2,2 toneladas de maconha em depósito clandestino em Foz do Iguaçu/PR

Foz do Iguaçu/PR. A Polícia Federal e a Polícia Militar apreenderam mais de 2,2 toneladas de maconha nesta sexta-feira (26/6), durante uma ação integrada de combate ao tráfico de drogas em Foz do Iguaçu.

A apreensão ocorreu após a identificação de uma movimentação suspeita em um imóvel localizado em área próxima ao Rio Paraná, nas proximidades da Ponte Internacional da Amizade. Um veículo que deixou o local foi acompanhado até outra residência na mesma região.

Ao perceberem a aproximação das equipes, os ocupantes do imóvel fugiram, abandonando o local. Apesar das buscas realizadas, ninguém foi localizado.

No interior da residência, foram encontrados dezenas de fardos de maconha, além de dois veículos utilizados no transporte da droga.

O entorpecente e os veículos foram apreendidos e encaminhados à Delegacia da Polícia Federal em Foz do Iguaçu para os procedimentos de polícia judiciária. 

Comunicação Social da Polícia Federal em Foz do Iguaçu/PR – CS/PF/Foz
[email protected]
@pffoz
Canal para Denúncia
(45) 98821-4326
[email protected]

Fonte: Polícia Federal

Leia Também:  PF cumpre mandado de busca e apreensão em combate ao crime de pornografia infantil no interior paulista

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA