VÁRZEA GRANDE MT

Produtora de Várzea Grande representa agricultura familiar no 1º Festival do Queijo e Produtos Lácteos de Mato Grosso

Ana Lúcia Morais, do Sadia 3, leva novamente o sabor da roça várzea-grandense à competição promovida pelo Sebrae-MT

A produtora da agricultura familiar, Ana Lúcia Morais de Souza, moradora da comunidade São Miguel, no Sadia 3, em Várzea Grande, é uma das representantes do município no 1º Festival do Queijo e Produtos Lácteos de Mato Grosso, que está sendo realizado nesta sexta e sábado (24 e 25), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, pelo Sebrae/MT. Esta é a segunda vez que Ana Lúcia participa de uma competição estadual. Na primeira, foi premiada com seus queijos artesanais.

Com mais de dez anos de experiência na produção de queijos, requeijão, manteiga e doces, a produtora conta que o reconhecimento conquistado no concurso anterior fez toda a diferença em sua trajetória.

“Depois do prêmio, minha produção aumentou bastante. Pessoas que ainda não conheciam o meu queijo experimentaram, gostaram e começaram a comprar. Foi um divisor de águas para mim”, conta Ana Lúcia, orgulhosa.

Segundo ela, o diferencial dos produtos está na origem e no cuidado com o leite utilizado.

“Eu só uso leite das minhas vacas. São animais criados aqui, alimentados com o que a gente planta, e ordenhados pelo meu marido, com todo cuidado e higiene. Eu acho que o segredo começa daí. Além disso, faço tudo com muito amor. Eu não fui criada na roça, era cabeleireira, mas decidi mudar de vida. Fiz cursos do Senar, aprendi e me apaixonei pela produção de queijos”, relata.

Leia Também:  Novo plano de ação para ETE Costa Verde/Santa Maria é apresentado no Ministério das Cidades

A rotina de Ana Lúcia é marcada por dedicação e disciplina. “Começamos o dia cedo, meu marido ordenha as vacas e eu fico responsável pela produção. Cada dia me dedico a um tipo de queijo — trancinha, nozinho, coalho, meia-cura, frescal, requeijão ou doce de leite. Tudo é artesanal, feito por mim”, explica.

A participação em concursos e feiras vem sendo um importante incentivo para os produtores locais, especialmente com o apoio da Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável (SMDRS). Ana Lúcia participa da Feira FAM – Feira da Família, iniciativa municipal que promove o escoamento da produção local e o contato direto com o público consumidor.

O secretário de Desenvolvimento Rural Sustentável, Ricardo Amorim, destaca o papel da prefeitura em fortalecer o setor. “A Ana Lúcia é um exemplo de superação e de como o apoio técnico e a valorização da agricultura familiar transformam vidas. Quando visitamos sua propriedade, percebemos o potencial e o cuidado no processo produtivo. Desde então, ela vem participando das feiras e conquistando espaço, reconhecimento e mercado”, ressaltou Amorim.

A médica veterinária Kelly Enciso, coordenadora do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), acompanha de perto o trabalho de Ana Lúcia e outros produtores. “O SIM tem sido fundamental para garantir qualidade e segurança aos produtos locais. No caso da Ana, ela já está em processo para obter o selo de inspeção, o que vai ampliar ainda mais o alcance dos seus queijos. É gratificante ver produtores que acreditam na qualidade e na formalização do seu trabalho”, afirmou.

Leia Também:  Prefeita acompanha mutirão de limpeza que recolheu 50 toneladas de entulho neste sábado

Para Ana Lúcia, o festival representa mais do que uma competição: é a oportunidade de mostrar que a agricultura familiar de Várzea Grande tem força, sabor e história.

“Estou nervosa, mas confiante. Participei do nacional em Santa Catarina e agora quero representar bem meu município aqui em Mato Grosso. Tenho fé em Deus e esperança de que vem coisa boa por aí”, conclui.

Durante o 1º Festival do Queijo e Produtos Lácteos de Mato Grosso a produtora também aproveita para realizar outros cursos e capacitações.

O resultado da premiação deve ser conhecido ainda neste sábado (25).

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Propaganda

VÁRZEA GRANDE MT

11ª Conferência Municipal de Saúde debate futuro do SUS em Várzea Grande nos dias 2 e 3 de julho

A secretaria municipal de Saúde de Várzea Grande, por meio do Conselho Municipal de Saúde, realiza nos dias 2 e 3 de julho, a 11ª Conferência Municipal de Saúde, no auditório do complexo educacional Uniceib, localizado na rua Manoel de Paula, 360, no bairro do Ipase. Os participantes devem se inscrever de forma prévia e totalmente online, por do link: https://mndnbrasil.org/wp-content/themes/mndn/inscricao-conferencia.php .

A organização da Conferência frisa que é importante a inscrição antecipada, mas quem não puder fazê-la de maneira online, poderá realiza-la no local do evento, entre 13h30 às 13h55.

Em Várzea Grande, a Conferência será centralizada em quatros eixos temáticos para discussão: “Democracia, Saúde como direito e soberania nacional”, “Financiamento adequado e suficiente para o SUS, com base na justiça tributária e na sustentabilidade fiscal e social”, “Os desafios para o SUS na agenda nacional da defesa da vida e da saúde: emergências climáticas e socioambiental” e “Modelo de atenção e gestão, territórios integrados e cuidado integral”.

O evento é um espaço dedicado ao debate e à avaliação da real situação da saúde local. É também um momento oportuno para planejar as políticas públicas do município para os próximos anos. Todas as deliberações da CNS de Várzea Grande farão parte da conferência estadual e da nacional.

CONFERÊNCIA EM VÁRZEA GRANDE – Além dos debates dos eixos temáticos e das propostas que serão deliberadas ao longo da Conferência, ao final, serão eleitos os representantes que levarão as demandas do Município para as etapas estadual e nacional da conferência.

Leia Também:  DAE-VG realiza parada programada na ETA I para instalação de novos equipamentos nesta quarta-feira

Os certificados serão encaminhados para o e-mail cadastrado no momento da inscrição.
PROGRAMAÇÃO:

DIA 2 DE JULHO

14H às 14h25 – Solenidade de abertura oficial e apresentação cultural
14h30 às 15h – Leitura e aprovação o do Regimento Interno
15h às 15h45 – Coffee Break de boas-vindas
15h50 às 16h10 – PAINEL TEMÁTICO – EIXO I: “Democracia, Saúde como direito e soberania nacional”. Palestrante: Valéria Nogueira – Secretária Municipal de Saúde de Várzea Grande.
16h10 às 16h30 – DEBATE
16h30 às 16h50 – PAINEL TEMÁTICO – EIXO II: “Financiamento adequado e suficiente para o SUS, com base na Justiça tributa ria e na sustentabilidade fiscal e social. Palestrante: Marcos Tertuliano, servidor de carreira da SMS.
16h50 às 17h DEBATE
17h – Encerramento do primeiro dia e orientações para as salas de trabalho do dia seguinte.

DIA 3 DE JULHO

08h30 às 08h40 – Acolhimento e abertura dos trabalhos do dia
08h45 às 09:05 horas PAINEL TEMÁTICO – EIXO III: “Os desafios para o SUS na agenda nacional da defesa da vida e da saúde: Emergências climáticas e justiça socioambiental”. Palestrante: Matheus Anthony Mendes, Especialista em Saúde e Médico Veterinário do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), da Secretaria de Saúde de Cuiabá.
09h05 às 09h10 DEBATE
09h10 às 09h30 – PAINEL TEMÁTICO – EIXO IV: “Modelo de atenção e gestão, territórios integrados e cuidado integral”. Palestrantes: Presidente do Movimento Nacional das Doenças Negligenciadas/MNDN/CIEDDS – João Victor Pacheco e Prof.ª Closeny Maria Soares Modesto, Adjunto IV da FAEN/UFMT, Coordenadora da Rede Universitária para o Enfrentamento da hanseníase em MT (Rede HANS MT) e Coordenadora do Núcleo Estadual do MNDN em MT.
09h30 às 09h40 – DEBATE
09h40 às 10h30 – TRABALHO EM GRUPOS – Discussão dos 4 eixos e elaboração das propostas
10h30 às 10h45 – COFFEE BREAK – Intervalo rápido para networking
10h45 às 11h30 horas PLENÁRIA FINAL – Votação das propostas aprovadas nos grupos e eleição dos delegados
11h30 às 12h – Leitura da ata e homologação dos delegados eleitos
12h – Encerramento oficial e encerramento

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA