POLÍCIA FEDERAL
PF realiza extradição de dois foragidos da Justiça catarinense
Florianópolis/SC. A Polícia Federal realizou a extradição de dois cidadãos brasileiros foragidos da Justiça estadual de Santa Catarina, na última quarta-feira (15/10). Os indivíduos foram capturados no exterior após terem seus nomes incluídos na Difusão Vermelha da Interpol e responderem a processos de extradição em seus respectivos países de detenção: Argentina e Portugal. Ambos desembarcaram no Aeroporto Internacional de Florianópolis/SC e foram conduzidos ao sistema penitenciário catarinense.
O primeiro foragido foi condenado a 19 anos e 6 meses de reclusão pelos crimes de extorsão mediante sequestro e associação criminosa. Em 6/4/2022, após fugir de estabelecimento penal em Chapecó/SC, onde cumpria pena, seu nome foi incluído na Difusão Vermelha da Interpol. Na ocasião da fuga, restavam ainda 12 anos e 5 meses a serem cumpridos. O indivíduo foi localizado e preso na Argentina em 7/4/2022, onde respondeu ao processo de extradição. Ao chegar ao Brasil, foi encaminhado ao sistema prisional ficando à disposição da Vara de Execuções Penais de Chapecó/SC.
O segundo foragido foi condenado a 8 anos e 11 meses de reclusão pelos crimes de associação criminosa e peculato, na modalidade de desvio de recursos públicos. Seu nome foi incluído na Difusão Vermelha da Interpol em 29/11/2022. Ele foi capturado em Portugal em 9/2/2023, onde também respondeu ao processo de extradição. Este, já no país, foi conduzido ao sistema prisional ficando à disposição da 2ª Vara Criminal de Criciúma/SC.
Comunicação Social da Polícia Federal em Santa Catarina
[email protected]
(48) 3281-6699
@pfsantacatarina
Fonte: Polícia Federal
POLÍCIA FEDERAL
PF garante prisão de foragido da Justiça catarinense em Portugal
Florianópolis/SC. A Polícia Federal alcançou mais um resultado relevante no enfrentamento ao crime organizado internacional com a prisão, em Portugal, de um foragido da Justiça catarinense que ocorreu na última quarta-feira (13/5), em Lisboa..
O homem era procurado desde 2024 e havia sido condenado pela Vara Única da Comarca de Armazém/SC pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. A pena total fixada foi de 11 anos e 10 meses de reclusão, em regime fechado.
Após análise de dados e levantamentos investigativos, a Polícia Federal identificou que o condenado estaria no exterior e repassou as informações ao Juízo da Vara de Execuções Penais da Comarca de Criciúma/SC.
Com base nos elementos apresentados pela PF, foi determinada a inclusão do nome do foragido na Difusão Vermelha da Interpol, medida efetivada em abril deste ano, ampliando o alcance internacional das buscas. As autoridades portuguesas localizaram e prenderam o indivíduo em Lisboa para fins de extradição.
O preso permanecerá custodiado em Portugal até a conclusão dos procedimentos legais. Após a autorização da extradição, a Polícia Federal será responsável pela escolta do condenado até o Brasil, onde ele será entregue à Polícia Penal em Florianópolis/SC para transferência ao sistema prisional e início do cumprimento da pena.
Comunicação Social da Polícia Federal em Santa Catarina
E-mail: [email protected]
Telefones: (48) 3281-6699 / (48) 98837-7723
Instagram: @pfsantacatarina
Fonte: Polícia Federal
-
POLÍTICA MT7 dias atrásMauro Mendes lidera corrida ao Senado com 41% em Mato Grosso; Medeiros aparece em segundo e Janaina consolida terceira posição
-
POLÍTICA MT7 dias atrásVeritá mostra Wellington na liderança e disputa acirrada com Pivetta em Mato Grosso
-
POLÍTICA MT6 dias atrásDeputado Alex Sandro cobra instalação de passarelas na Avenida da FEB para evitar tragédias e preparar região para o BRT
-
POLÍTICA MT1 dia atrásJúlio Campos lança pré-candidatura à reeleição com mensagens em massa no WhatsApp
-
POLÍTICA MT6 dias atrásGisela diz que lista de ‘estupráveis’ mostra ódio às mulheres e exige reação imediata da sociedade
-
SAÚDE6 dias atrásRede Colabora APS: encontro nacional apresenta 30 iniciativas de boas práticas e anuncia inscrições para próximo ciclo
-
SAÚDE6 dias atrásMinistério da Saúde abre consultas públicas para atualizar tratamento da leishmaniose visceral no SUS
-
MATO GROSSO7 dias atrásEvento reúne especialistas e sociedade civil para discutir desafios da regulação e sustentabilidade das políticas públicas delegadas
