VÁRZEA GRANDE MT

“Vereador é a ponte entre comunidade e a gestão”, frisa secretária de Governo de Várzea Grande

Parlamento várzea-grandense é composto por 23 vereadores eleitos democraticamente para a legislatura 2025/2028 e que atuam em um novo espaço, que atualmente, é a maior Câmara de Vereadores de Mato Grosso

Nesta quarta-feira, dia 1º de outubro, comemora-se o Dia do Vereador, data que valoriza a atuação dos parlamentares municipais como representantes diretos da população. Em Várzea Grande, o Executivo Municipal reforça a importância da data, destacando o papel essencial da Câmara de Vereadores no fortalecimento da democracia e na construção de políticas públicas que impactam a vida dos cidadãos.

A secretária de Governo, Carol Mello, ressalta que a boa relação entre o Executivo e o Legislativo tem sido determinante para avanços em diversas áreas do Município. “O trabalho conjunto entre a Prefeitura e a Câmara garante mais eficiência e resultados concretos para a população. O vereador é a ponte entre a comunidade e a gestão municipal, por isso essa parceria é fundamental”, afirmou.

A prefeita Flávia Moretti (PL) também destaca a relevância do trabalho dos vereadores várzea-grandenses, agradecendo o comprometimento dos parlamentares com a cidade. “Temos muito respeito pelo papel de cada vereador. É através desse diálogo democrático que conseguimos aprovar projetos importantes, garantir investimentos e atender às demandas da nossa população. Hoje é dia de reconhecer o esforço de quem está na linha de frente, ouvindo as necessidades do povo e nos ajudando a transformar Várzea Grande em uma cidade cada vez melhor”, declarou.

Leia Também:  DAE conclui reparo em menos de 24 horas e retoma abastecimento nos bairros afetados pela ETA Imigrantes

Atualmente, o Parlamento várzea-grandense é composto por 23 vereadores eleitos democraticamente para a legislatura 2025/2028. A gestão Flávia Moretti e Tião da Zaeli, mesmo com pouco tempo de administração, conseguiu tirar do papel a nova sede do Legislativo cedendo o espaço correspondente ao antigo Fórum Municipal para alocar a nova sede da Câmara.

Em maio, por meio da Lei municipal 5374/2025, a prefeitura cedeu pelo prazo de 20 anos o imóvel, podendo ser prorrogada pelo mesmo período ou período diferente. A Prefeitura Municipal aportou R$ 1,5 milhão em recursos para a obra de reforma do prédio.

A Câmara Várzea-grandense é a maior sede de Legislativo de Mato Grosso, com mais de 4 mil metros quadrados (m²).

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Propaganda

VÁRZEA GRANDE MT

Municípios iniciam construção do novo Plano Municipal de Educação para o decênio 2026-2036

Com a sanção do novo Plano Nacional de Educação (PNE), por meio da Lei nº 15.338, em 14 de abril deste ano, os municípios têm prazo de 15 meses para elaborar ou adequar seus Planos Municipais de Educação para o decênio 2026-2036.

Nesta terça-feira (23), representantes de Várzea Grande, Poconé, Nossa Senhora do Livramento, Chapada dos Guimarães e Barão de Melgaço se reuniram para traçar metas, ações e estratégias para a elaboração do novo plano decenal da educação.

A primeira etapa do projeto ocorreu nesta manhã, com a abertura dos trabalhos e a realização de oficinas voltadas à abordagem técnico-conceitual para definição dos principais desafios da educação municipal. O encontro, realizado no Centro Cultural Orla da Alameda, segue até quinta-feira (25).

“Estamos aqui para receber informações e nos prepararmos ainda mais para aprofundar esse processo que estamos vivenciando. Acabamos de reavaliar o plano anterior, ainda em vigência, para identificar quais metas foram alcançadas e quais ainda precisam ser cumpridas. Esse trabalho é muito importante e, a partir dele, serão definidas as diretrizes em conjunto com todas as frentes envolvidas nessa construção”, destacou a secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Fernanda Figueiredo.

A secretária ressaltou que o Plano Municipal de Educação é construído de forma coletiva, com a participação de diversos segmentos da sociedade. Maria Fernanda também afirmou que, em seus primeiros 90 dias à frente da pasta, esta é uma das pautas com as quais mais se identifica por estar ao lado de profissionais da educação.

A diretora-adjunta da Diretoria Metropolitana de Educação, Alessandra Silva, destacou que discutir o Plano Municipal de Educação é também avaliar o passado para planejar o futuro.

“Não se trata apenas de traçar metas e estabelecer índices. É preciso pensar em quem está na escola, no futuro das nossas crianças e no futuro da sociedade. Este é o momento de definir novas metas, planejar e executar. Tenho certeza de que Várzea Grande, Livramento, Poconé, Chapada dos Guimarães e Barão de Melgaço terão dias produtivos de troca de experiências e reflexão sobre a educação como um todo”, afirmou.

Leia Também:  Operação Céu Azul: Guarda Municipal conduz homem por uso de linha chilena em Várzea Grande

Representando o sindicato dos professores, Cida Cortez destacou que a construção do novo plano é uma oportunidade de reconstruir os caminhos da escola pública.

“Este é o momento de construirmos um plano que contemple todos os estudantes, garanta direitos e promova inclusão. Precisamos realizar um diagnóstico realista para estabelecer metas alcançáveis e construir novos caminhos para a educação”, disse.

A representante do Fórum Municipal de Educação, Maria de Jesus, ressaltou a importância do processo participativo e da condução dos trabalhos.

“Para nós é motivo de satisfação contar com a professora Maria Fernanda nesse momento tão importante para a construção do novo Plano Municipal de Educação. Estes dias serão de escuta, diálogo e troca de experiências. Dentro de nossas funções, vamos contribuir para a elaboração de um plano que represente as necessidades da educação de cada município”, afirmou.

A representante do Conselho Municipal de Educação de Várzea Grande, professora Eva de Paulo Vieira, destacou que o objetivo é construir um documento capaz de orientar e fortalecer as políticas educacionais.

“Quero parabenizar todos os municípios presentes. Juntos, nessas oficinas, vamos construir um plano que seja o alicerce da educação em nossas escolas, com metas e estratégias que atendam às reais necessidades da população”, concluiu.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA