MATO GROSSO
Mato Grosso cria mais 2 mil empregos formais em agosto, aponta Caged
Mato Grosso encerrou o mês de agosto com saldo positivo na geração de empregos formais. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o estado criou 2.817 vagas com carteira assinada.
O setor de serviços foi o que mais contribuiu para o resultado, com 1.402 postos de trabalho. Em seguida, aparecem a construção civil, com 894 vagas, e a indústria, que registrou 614 novas contratações.
O presidente do Sistema Fecomércio-MT, Wenceslau Júnior, destacou o papel estratégico do setor de serviços na economia estadual e reforçou a necessidade de manter o foco em ações que fortaleçam o ambiente de negócios no estado.
“Os serviços são um setor de muita importância para o estado. Segundo o estudo Custo Mato Grosso, cerca de 60% das empresas do estado estão ligadas a ele e, portanto, é um grande gerador de emprego e renda. E a cada novo estudo divulgado, temos a certeza de que estamos trabalhando no caminho certo para criar novas oportunidades para a população mato-grossense”
Entre os municípios com maior saldo, destacam-se Cuiabá (801), Lucas do Rio Verde (522), Sinop (409), Campo Verde (398) e Várzea Grande (369). O desempenho observado nos municípios destaca a diversidade de atividades que movimentam a economia local, com destaque para construção, indústria, comércio e serviços.
O Caged é a base oficial do Governo Federal para acompanhar a movimentação do mercado de trabalho formal no país, reunindo informações sobre admissões e desligamentos registrados mensalmente. A partir desses dados, é possível avaliar o comportamento do emprego em cada setor e município.
O Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, avaliou os resultados divulgados pelo Caged e destacou a importância do desempenho de Mato Grosso para o mercado de trabalho nacional.
“Mato Grosso tem mostrado, mês após mês, que possui uma economia sólida e diversificada, capaz de gerar oportunidades em diferentes áreas. Nosso compromisso é continuar criando as condições necessárias para que o estado mantenha sua posição de destaque na geração de empregos e no crescimento econômico do país”.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Polícia Civil mira grupo investigado por sextorsão contra influenciadora digital em Mato Grosso
A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta terça-feira (16.6), a Operação Falso 9, para cumprimento de ordens judiciais contra investigados por extorsão na modalidade conhecida como “sextorsão” praticados contra uma influenciadora digital do interior de Mato Grosso.
Na operação são cumpridas cinco ordens judiciais, dentre eles, um mandado de prisão preventiva, dois mandados de busca e apreensão e dois mandados de quebra de sigilo telemático. Os mandados são cumpridos nos municípios de Juína e Castanheira.
As investigações, conduzidas pela Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI), apontam que os suspeitos utilizavam identidades falsas em aplicativos de mensagens, se passando por um jogador de futebol famoso, para estabelecer contato com a vítima, uma influenciadora digital e modelo do interior do Estado.
Após conquistarem a confiança da vítima, os criminosos obtiveram imagens privadas e passaram a exigir dinheiro, chegando a cobrar R$ 20 mil para não divulgar o conteúdo. Sob intensa pressão psicológica, a vítima chegou a realizar uma transferência via Pix no valor de R$ 4 mil.
Durante as investigações, foi possível identificar o principal responsável pelas extorsões, morador de Juína e outros possíveis envolvidos no município de Castanheira.
Com base nos elementos produzidos durante a investigação, que apontaram a atuação coordenada dos suspeitos na prática do crime de extorsão, o delegado da DRCI, Guilherme Campomar da Rocha, representou pelas ordens judiciais, que foram deferidas pela Justiça. “A operação tem como objetivo reunir novos elementos de prova, interromper a prática criminosa e evitar a revitimização da vítima”, disse o delegado.
As investigações prosseguem para elucidação de todos os fatos e a identificação de outros possíveis vítimas e envolvidos.
Nome da operação
O nome da operação “Falso 9” faz referência ao principal artifício empregado pelos criminosos, que se passavam por um jogador de futebol para criar um vínculo de confiança com a vítima e, posteriormente, praticar a extorsão mediante ameaça de divulgação de imagens íntimas.
Operação Pharus
A operação integra os trabalhos do planejamento estratégico da Polícia Civil de Mato Grosso para o ano de 2026, por meio da Operação Pharus, para combate à atuação de grupos criminosos envolvidos em diferentes crimes em todo estado.
Fonte: Governo MT – MT
-
AGRONEGÓCIO6 dias atrásMapa registra avanços no nível de atendimento às demandas da Lei de Acesso à Informação
-
Sinop5 dias atrásPrefeitura de Sinop lança livro infantil sobre a importância do turismo
-
POLÍTICA MT4 dias atrásAssembleia realiza 3º Encontro Mato-Grossense de Triagem Neonatal
-
POLÍTICA MT5 dias atrásCenira Evangelista recebe apoio Virginia Mendes para pré-candidata a deputada estadual
-
POLÍTICA MT4 dias atrásDiego Guimarães recebe honraria do Muxirum Cuiabano e reforça defesa do ICMS zero para comércio do Centro Histórico
-
POLÍTICA MT4 dias atrásMauro Mendes confirma lançamento de pré-candidatura ao Senado e prepara ato político ao lado de Virgínia Mendes
-
POLÍTICA MT4 dias atrásALMT terá audiências, homenagens e debates sobre desenvolvimento, infraestrutura
-
TCE MT5 dias atrásVaidade de Sérgio Ricardo pode adiar sonho de Antônio Joaquim de voltar à presidência do TCE

