CUIABÁ

Servidores da saúde desenvolvem atividades para preservar saúde mental

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou nesta terça-feira (16) uma roda de conversas para trabalhar a saúde mental dos profissionais que atuam no Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá. A ação faz parte do “Setembro Amarelo”, mês dedicado à conscientização e prevenção do suicídio. O evento, realizado no auditório do antigo Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá, contou com a participação da secretária de Saúde, Daniella Carmona. Uma nova roda de conversa está marcada para as 14h desta quarta-feira (17).

Médicos, enfermeiros, psicólogos e técnicos participaram da atividade “Teia da Solidariedade”, na qual os participantes formaram um círculo, seguraram um novelo de barbante, lançaram-no uns aos outros e, a cada jogada, compartilharam uma mensagem de apoio ou agradecimento, construindo uma rede de conexão e valorização da vida.

“É uma atividade em que trabalhamos a saúde mental dos profissionais. São trabalhadores que se dedicam diariamente a cuidar da saúde de terceiros e, em determinados momentos, é importante esse olhar para dentro. Saber que cada profissional tem apoio para se manter saudável mentalmente”, comenta a diretora administrativa, Marlucia Pereira de Souza.

Leia Também:  Premiação total da Nota Cuiabana Premiada 2023 é de R$ 1 milhão

A enfermeira Graziela Mozer, uma das responsáveis pela segurança do trabalho, também valorizou a iniciativa vinculada ao Setembro Amarelo. “É uma dinâmica de apresentação e conhecimento do outro. Cada profissional da saúde tem uma jornada de trabalho e dedicação intensa. Por isso, é necessário o momento de cuidar de nós, de olhar para cada um com a sensibilidade necessária.”

O Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá conta com 1.111 servidores. Os interessados em cuidar da saúde mental têm à disposição atendimento psicológico diariamente. Basta entrar em contato com o setor de Segurança do Trabalho.

#PraCegoVer

A foto mostra uma mão segurando um fio de barbante, em alusão à “teia da solidariedade”. Ao fundo, é possível ver uma roda de servidores públicos.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

CPI da CS Mobi promove mesa de negociação entre prefeito e gerente da empresa

Antoniel Pontes – Assessoria vereador Rafael Ranalli&nbsp

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da CS Mobi realiza nesta quarta-feira (24), às 14h, na Câmara Municipal de Cuiabá, uma nova oitiva com a presença do prefeito Abilio Brunini (PL) e do gerente geral da empresa, Kenon Mendes de Oliveira. A expectativa é que a reunião tenha como foco principal a discussão sobre o contrato de concessão, em um processo de intermediação conduzido pela comissão.
Instaurada em 10 de fevereiro deste ano, a CPI investiga possíveis irregularidades no contrato firmado entre a prefeitura e a CS Mobi. O objetivo é avaliar a legalidade das cláusulas, a vantajosidade do acordo e o repasse mensal de R$ 650 mil feito pelo município à empresa, garantido pelo Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
Desde o início das apurações, a comissão já realizou seis oitivas, uma reunião ampliada com representantes da empresa e permissionários, além de três encontros internos para acompanhar os trabalhos. Entre os depoentes estiveram o ex-procurador geral do município, Benedicto Miguel Calix fiscais do contrato à época o gerente geral da CS Mobi, Kenon Mendes de Oliveira técnicos da área a ex-secretária da Semob, Regivânia Alves permissionários do Mercado Municipal e, de forma inédita, o ex-prefeito Emanuel Pinheiro. O último depoimento aconteceu em 21 de agosto, com o ex-secretário municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Antônio Vuolo, responsável pela assinatura do contrato de concessão.
A CPI também realizou duas visitas técnicas às obras do Mercado Municipal Miguel Sutil, com participação de vereadores. Todas as atividades ocorreram durante o expediente regular da câmara, sem custos extras com perícias, materiais ou deslocamentos de servidores e parlamentares.
Prorrogada em 10 de junho por mais 120 dias, a comissão tem prazo para concluir os trabalhos até 10 de outubro.&nbsp
O relatório final deverá avaliar o cumprimento das obrigações contratuais por parte da CS Mobi, incluindo a modernização e revitalização do Centro Histórico e a entrega do Mercado Municipal Miguel Sutil, além de indicar recomendações administrativas ou judiciais.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Investimentos em saneamento básico resultam na remoção da carga poluidora de 13 toneladas por dias dos rios Cuiabá e Coxipó

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA