POLÍTICA NACIONAL

Comissão discute cumprimento de acordo que encerrou greve de professores federais

A Comissão de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados promove, nesta quinta-feira (11), audiência pública para debater o cumprimento dos termos do acordo que pôs fim à greve de professores da rede federal de ensino em 2024.

Segundo a deputada Sâmia Bomfim (Psol-SP), que pediu o debate, passados mais de 12 meses do fim da greve, o governo ainda não concretizou compromissos que afetam diretamente a organização da jornada, a mobilidade e a remuneração dos docentes.

A audiência pública será realizada às 10 horas, no plenário 8.

Da Redação – RL

Fonte: Câmara dos Deputados

Leia Também:  Comissão aprova exigência de autorização federal para atuação de ONGs na faixa de fronteira
Propaganda

POLÍTICA NACIONAL

Comissão aprova mudança em critério de divisão de ICMS para atividades agropecuárias

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei Complementar (PLP) 267/19, que altera as regras de repartição do ICMS entre os municípios nos casos em que atividades como suinocultura, avicultura, aquicultura, silvicultura e pecuária de corte se estendem por mais de uma cidade.

O relator, deputado Hildo Rocha (MDB-MA), apresentou parecer favorável à proposta de autoria do deputado Sergio Souza (MDB-PR). O projeto ainda depende de análise pelo Plenário. 

“Não se vislumbra inconstitucionalidade na elaboração de uma lei complementar que trate de questões tributárias, desde que se tratem de regras gerais, e não de normas específicas de organização do sistema tributário dos entes subnacionais”, considerou Rocha.

O texto modifica a Lei Complementar 63/90, que estabelece os critérios de distribuição da cota-parte municipal do imposto.

Divisão
Pela proposta, quando a produção ocorrer em mais de um município, o valor adicionado da atividade econômica será dividido da seguinte forma:

  • 50% do valor adicionado com o município onde está localizada a unidade sede industrial ou processadora; e
  • os outros 50% distribuídos proporcionalmente entre os municípios produtores, de acordo com a quantidade ou o peso da produção fornecida à unidade processadora – incluindo o município-sede.
Leia Também:  PT e PL se unem a Gisela para pressionar presidente da Câmara a dar transparência em votações

Reportagem – Paula Bittar
Edição – Roberto Seabra

Fonte: Câmara dos Deputados

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA