CUIABÁ

Doadores de sangue e pessoas com obesidade terão atendimento preferencial no comércio de Cuiabá

Antoniel Pontes – assessoria Vereador Rafael Ranalli&nbsp

Entrou em vigor em Cuiabá, na última sexta-feira (1º de agosto), uma nova lei que amplia o direito ao atendimento preferencial em estabelecimentos comerciais e de serviços da capital. Sancionada pelo prefeito Abílio Brunini (PL), a Lei nº 7.309/2025 altera a legislação municipal anterior e inclui novos grupos no rol de pessoas com prioridade em filas e guichês, como pessoas com obesidade, mobilidade reduzida e doadores de sangue.
A proposta foi apresentada pelo vereador Rafael Ranalli (PL) e aprovada pela Câmara Municipal, atualizando a Lei nº 5.677/2013 que já previa prioridade para idosos, gestantes, lactantes, pessoas com deficiência, crianças de colo e pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Com a nova redação, esses grupos continuam assegurados, e os locais de atendimento deverão, obrigatoriamente, informar a nova lista de beneficiários em placas visíveis e de fácil leitura.
Um dos principais avanços trazidos pela nova legislação é o reconhecimento da prioridade para acompanhantes e atendentes pessoais. A partir de agora, esses profissionais também deverão ser atendidos ao lado da pessoa assistida, garantindo que o direito à prioridade seja exercido de forma plena e funcional.
Segundo o vereador Rafael Ranalli, a medida é fruto de demandas sociais e busca corrigir um vácuo histórico de reconhecimento. “É uma atualização necessária. A obesidade, por exemplo, é uma condição de saúde que exige respeito e inclusão. Já os doadores de sangue são essenciais para salvar vidas e merecem essa atenção do poder público”, justificou o parlamentar.
Com a sanção, todos os estabelecimentos comerciais e de serviços de Cuiabá devem se adequar imediatamente à nova legislação. O descumprimento da norma poderá acarretar penalidades previstas no Código de Defesa do Consumidor.
A iniciativa se soma a outras ações do vereador Rafael Ranalli voltadas à inclusão e valorização de grupos sociais historicamente ignorados pelas políticas públicas.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Ouvidoria Geral do Município suspende atendimentos presenciais ao público e mantém remotos

Propaganda

CUIABÁ

Playground da Orla do Porto funciona junto ao Museu do Rio e Aquário Municipal

As famílias que desejam visitar o novo playground instalado na Orla do Porto devem ficar atentas aos horários de funcionamento do espaço. O equipamento acompanha o expediente do Complexo Biocultural do Porto e está aberto ao público de terça-feira a domingo, das 9h às 18h. Às segundas-feiras, o local permanece fechado para manutenção.

O playground integra o projeto Brincar com Raízes e está localizado dentro do Complexo Biocultural do Porto, que reúne também o Museu do Rio e o Aquário Municipal. Por esse motivo, o acesso ao espaço infantil ocorre obrigatoriamente pelo museu, sendo necessário que a unidade esteja aberta para a entrada dos visitantes.

A coordenadora do Complexo Biocultural do Porto, Luana da Cruz Burema, explica que o equipamento foi planejado para complementar a experiência dos visitantes que frequentam o local.

O playground é um importante espaço de lazer infantil que torna a visitação ao Complexo Biocultural do Porto muito mais proveitosa e completa. Longe de ser uma estrutura isolada, sua relevância está diretamente ligada à integração do espaço, já que o acesso tanto ao playground quanto ao Aquário se dá obrigatoriamente por dentro do Museu do Rio”, disse.

Leia Também:  Ouvidoria Geral do Município suspende atendimentos presenciais ao público e mantém remotos

Com entrada gratuita, o playground foi projetado para atender crianças de diferentes idades e conta com brinquedos interativos, áreas de convivência e equipamentos acessíveis para crianças com deficiência. Entre os atrativos estão os brinquedos com jatos d’água, que têm atraído a atenção do público infantil.

A diretora técnica de Projetos e Planejamento (SDTA) da Prefeitura de Cuiabá, Maryana Paixão, destaca que o espaço integra uma política pública voltada à ocupação qualificada dos espaços públicos.

“O playground amplia as opções de lazer para as famílias e fortalece o Complexo Biocultural do Porto como um ambiente de convivência, turismo e educação ambiental. É um espaço pensado para acolher diferentes públicos e incentivar a utilização dos equipamentos públicos”, contou.

A orientação para os responsáveis é que as crianças utilizem os brinquedos sempre acompanhadas por um adulto. Como parte das atrações envolve brincadeiras com água, a recomendação é levar uma troca de roupa e toalha para maior conforto após a visita.

Serviço

  • 📍 O que: Playground do projeto Brincar com Raízes
  • 📍 Onde: Complexo Biocultural do Porto (acesso pelo Museu do Rio), na Orla do Porto, em Cuiabá
  • 🕘 Funcionamento: Terça-feira a domingo, das 9h às 18h
  • 🚫 Fechado: Segundas-feiras para manutenção
  • 🎟️ Entrada: Gratuita
  • 👨‍👩‍👧‍👦 Público: Crianças acompanhadas pelos responsáveis
Leia Também:  Retomada da Assut e inclusão de autistas são temas da tribuna livre

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA