NACIONAL
Ministro participa de seminário de Regimes Próprios de Previdência Social
O ministro da Previdência Social (MPS), Wolney Queiroz, participou nesta quinta-feira (31) do encerramento do 4º Seminário Nacional de Previdências da Associação Nacional de Entidades de Previdência Municipal (ANEPREM), em Brasília. Durante o evento, Queiroz definiu como estratégica a parceria e aproximação entre o MPS e a Aneprem e se comprometeu a estar presente nos próximos eventos do setor.
Em sua fala, o ministro enfatizou a importância da função social do sistema previdenciário.
“Nosso governo é um governo que reconhece direitos, reconhece benefícios, concede benefícios e é um governo que tem essa política como pilar central da sua existência”, disse. Reconheceu os desafios de um sistema sustentável para o futuro, mas assegurou que as pessoas mais vulneráveis devem sempre estar protegidas pelo Estado.
O ministro também lembrou que a Previdência Social é um tema muito complexo e que por isso precisamos estabelecer sempre uma comunicação mais amigável com o público que acessa os serviços previdenciários, maioria de idosos e pessoas mais vulneráveis. “Lidamos, na maioria das vezes, com pessoas vulneráveis, pessoas que não têm o hábito de tratar com assuntos jurídicos, com assuntos técnicos. Elas precisam compreender os comunicados que chegam até elas, isso também é acesso a direitos”, completou.
Por fim, Queiroz convidou os presentes a visitarem o MPS: “Eu sei que muitos aqui são de diversos estados e municípios do país, mas quero dizer que o Ministério está aberto para recebê-los”.
Com apoio do Ministério da Previdência Social, o 4º Seminário Nacional de Previdências da Aneprem reuniu, entre os dias 29 e 31 de julho, gestores, membros de entidades representativas e autoridades ligadas aos regimes próprios de Previdência Social de todo o país. O Seminário teve o objetivo principal de debater temas estratégicos sobre o futuro da previdência.
Representantes do Ministério da Previdência Social lideraram alguns painéis sobre temas como Programa de Regularidade Previdenciária; certificação obrigatória e critérios de regularidade para emissão do CRP – Certificado de Regularidade Previdenciária.
Entre os participantes do MPS, estiveram presentes o secretário-executivo adjunto, Osório Chalegre de Oliveira; o secretário de Regime Próprio e Complementar, Paulo Roberto Pinto; o subsecretário dos Regimes Próprios de Previdência Social, Allex Albert; a coordenadora-geral de Normatização e Acompanhamento Legal, Cláudia Iten; e a chefe da divisão das certificações profissionais, Márcia Paes.
NACIONAL
MME, IBRAM e Agenda Pública promovem entrega do Prêmio Municípios Mineradores 2026
O Ministério de Minas e Energia (MME) promoveu, nesta segunda-feira (18/5), o Prêmio Municípios Mineradores 2026, em parceria com o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e a Agenda Pública. O evento é destinado a reconhecer municípios brasileiros que se destacam na boa prática minerária.
Em sua terceira edição, o prêmio teve como tema “Minerando Futuros”, com destaque aos municípios que transformam a mineração em instrumento de desenvolvimento social, econômico e institucional. O objetivo central é valorizar gestões municipais que apresentam resultados concretos em governança pública e na melhoria da qualidade de vida da população.
Os critérios para as avaliações foram os índices municipais em saúde, educação, proteção social, meio ambiente, finanças públicas, infraestrutura, desenvolvimento econômico e gestão pública.
Representando o MME, a secretária Nacional de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, Ana Paula Bittencourt, afirmou que o principal destaque do setor é uma mineração focada em pessoas.
“A mineração só faz sentido quando serve às pessoas. Reconhecer municípios que focam em transformar a atividade mineral em desenvolvimento social, geração de oportunidades e melhoria da qualidade de vida é fortalecer um setor mais responsável, sustentável e alinhado ao futuro que queremos construir”, afirmou.
Como parte da banca avaliadora, o evento reforça o compromisso do MME no incentivo à promoção de uma mineração ambientalmente sustentável e capaz de contribuir para o desenvolvimento dos municípios brasileiros, estimulando boas práticas de gestão e o uso estratégico dos recursos minerais em benefício da população.
Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 | Email: [email protected]
Instagram ● Twitter ● Facebook ● YouTube ● Flickr ● LinkedIn
-
POLÍTICA MT5 dias atrásJúlio Campos lança pré-candidatura à reeleição com mensagens em massa no WhatsApp
-
POLÍTICA MT5 dias atrásSorriso recebe grande mobilização política liderada por Max Russi e Pastor Marcos Ritela
-
MINISTÉRIO PÚBLICO MT6 dias atrásA vida adiada
-
POLÍTICA MT4 dias atrásTJMT concede mais 60 dias para Emanuel Pinheiro negociar acordo em ação da Operação Déjà Vu
-
POLÍTICA MT5 dias atrásMobilidade urbana: Pivetta fecha pacto com construtoras, em conversa descontraída com a população, promete entregar trecho do BRT até junho – veja o video
-
POLÍTICA MT4 dias atrásMauro Carvalho reforça permanência de Jayme em grupo de Pivetta e defende união política para 2026
-
ECONOMIA6 dias atrásMDIC e CGU debatem mensuração de patentes públicas brasileiras
-
Várzea Grande4 dias atrásDepois do escândalo dos maços de dinheiro, rumores de corrupção no DAE agitam bastidores da gestão Flávia Moretti em Várzea Grande
