NACIONAL
Dia Nacional do Futebol: confira dicas de estádios que receberam a Copa do Mundo no Brasil e podem estar no seu roteiro
De norte a sul do território nacional, a paixão pelo futebol é uma característica marcante do povo brasileiro. As histórias que envolvem o esporte mais popular e mais praticado no Brasil atraem visitantes interessados em conhecer tudo o que o país do futebol tem a oferecer.
E existe um lugar ideal nos roteiros de viagem motivados pela modalidade: os estádios! Para o Dia Nacional do Futebol, celebrado neste sábado (19/07), a Agência de Notícias do Ministério do Turismo selecionou algumas opções de passeios no Brasil. Confira!
Na região Centro-Oeste, o destaque é a Arena BRB Mané Garrincha, localizada no coração de Brasília (DF). Com capacidade para 72 mil pessoas, o estádio – palco de jogos da Copa do Mundo Fifa de Futebol de 2014 – oferece tour guiado.
Já em São Paulo (SP), o Museu do Futebol, no Estádio do Pacaembu, apresenta a história do esporte no país aos turistas. A exposição principal, distribuída em 15 salas temáticas, narra de forma lúdica e interativa como a modalidade chegou por aqui e se tornou parte da história e da cultura brasileira.
No Rio de Janeiro (RJ), os amantes de futebol podem conhecer os bastidores do Estádio do Maracanã e, de quebra, chegar próximo ao gramado sagrado que recebeu as finais de duas Copas do Mundo e uma edição dos Jogos Olímpicos. O acervo histórico abriga itens relacionados a jogadores que marcaram seus nomes na trajetória do espaço, como Pelé, Garrincha e Zico.
No Nordeste do Brasil, é possível incluir no roteiro uma visita à Arena das Dunas, em Natal (RN), uma das sedes da Copa de 2014. Na região Sul, por sua vez, os estádios do Grêmio e do Internacional – Arena do Grêmio e Beira-Rio, respectivamente – proporcionam visitas, contemplando o acesso aos vestiários, a sala de imprensa e locais de treinamentos e jogos, além de museus dos dois tradicionais times gaúchos.
Já no Norte do país, a Arena da Amazônia, em Manaus (AM), destaca-se como um dos atrativos da cidade. O estádio também recebeu partidas da Copa do Mundo de 2014.
Marco Guimarães
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo
NACIONAL
MME destaca avanços do Programa Energias da Amazônia durante o Energy Summit 2026
O Ministério de Minas e Energia (MME) participou, nesta quinta-feira (25/6), do painel “O papel da Amazônia na Segurança Energética Brasileira”, realizado no evento Energy Summit 2026, no Rio de Janeiro.
Representando a pasta, a diretora de Transição Energética, Karina Araújo, apresentou os avanços, resultados e perspectivas do Programa Energias da Amazônia, uma das principais iniciativas estruturantes da política energética brasileira.
“O Energias da Amazônia reafirma a infraestrutura energética como vetor de inclusão social, desenvolvimento econômico e cidadania. Trata-se de uma política que conecta comunidades, promove oportunidades e posiciona a Amazônia no centro de um sistema energético mais resiliente, sustentável e justo”, afirmou.
Durante o debate, o MME destacou que o programa vem promovendo a transformação gradual dos sistemas isolados da região amazônica, historicamente dependentes da geração a diesel, por meio da adoção de soluções energéticas mais limpas, eficientes e alinhadas às necessidades locais.
Desde o lançamento, em 2023, o Programa vem avançando em diversas frentes. Entre os principais resultados apresentados pelo MME está o Chamamento Público nº 1/2024, que selecionou projetos voltados à redução do consumo de diesel e dos custos da Conta de Consumo de Combustíveis (CCC).
A iniciativa prevê a hibridização de 29 usinas com inserção de geração solar associada a sistemas de armazenamento por baterias (BESS, na sigla em inglês), beneficiando 36 localidades e cerca de 652 mil pessoas. Ao longo da vida útil dos empreendimentos, estima-se a redução de 270 milhões de litros de diesel e de cerca de 800 mil toneladas de dióxido de carbono (CO₂), além de uma economia de R$ 857 milhões para a CCC. A implantação dos projetos terá início a partir de dezembro de 2026, com conclusão prevista até 2028.
Outro destaque foi a realização do Leilão SISOL nº 1/2025, que viabilizou investimentos de R$ 312 milhões para atendimento de mais de 30 mil pessoas em regiões remotas dos estados do Pará e Amazonas. O certame contratou o primeiro projeto híbrido do setor com armazenamento em baterias, localizado em Jacareacanga (PA), combinando 18 MW de geração solar e 30 MW de capacidade de armazenamento, consolidando uma referência tecnológica para o país.
O Ministério também apresentou os avanços na interligação de localidades amazônicas ao Sistema Interligado Nacional (SIN), medida que amplia a segurança energética, reduz custos sistêmicos e contribui para a mitigação das emissões de gases de efeito estufa.
Entre os resultados alcançados estão:
- Pará: mais de 90 mil pessoas beneficiadas com investimentos superiores a R$ 315 milhões. Novas obras em execução deverão atender mais 60 mil habitantes;
- Amazonas: cerca de 160 mil pessoas atendidas, com investimentos já realizados de R$ 280 milhões;
- Acre: interligações concluídas beneficiando aproximadamente 170 mil pessoas e proporcionando economia anual estimada em R$ 339 milhões;
- Roraima: interligação estrutural concluída em 2025, conectando o estado ao SIN e beneficiando cerca de 650 mil habitantes, com redução anual estimada de 584 mil toneladas de CO₂ e economia de R$ 1,9 bilhão.
Em maio de 2026, novas entregas realizadas no Pará ampliaram o acesso à energia limpa para mais de 60 mil pessoas, com a conclusão de obras nos municípios de Aveiro e Porto de Moz.
Segundo o MME, embora a interligação ao SIN seja uma estratégia fundamental para ampliar a segurança energética na região, a maior parte das localidades amazônicas demanda soluções descentralizadas, adequadas às características territoriais e socioeconômicas locais.
Nesse contexto, a politica publica tem avançado na implantação de sistemas híbridos com fontes renováveis e armazenamento de energia, além de minirredes e microrredes adaptadas às necessidades das comunidades. Também vem sendo fortalecida a integração entre a oferta de energia e atividades produtivas vinculadas à bioeconomia.
O painel reuniu representantes do governo, da sociedade civil e do setor de inovação energética.
Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 | Email: [email protected]
Instagram ● Twitter ● Facebook ● YouTube ● Flickr ● LinkedIn
-
MINISTÉRIO PÚBLICO MT6 dias atrásMorre Neymar Jr.
-
AGRONEGÓCIO6 dias atrásCâmara aprova Medida Provisória que endurece fiscalização e regras do frete rodoviário
-
ESPORTES5 dias atrásGoverno libera entrada gratuita em arquibancadas para etapa da Stock Car em Cuiabá
-
POLÍTICA MT6 dias atrásAL terá debate sobre autismo, meio ambiente, saúde e homenagens a personalidades de MT
-
POLÍTICA MT6 dias atrásWilson Santos participa de debate sobre duplicação da BR-070 e fortalecimento da logística estadual
-
ECONOMIA6 dias atrásGoverno brasileiro reconhece empresas que promovem inclusão racial e fortalecem a competitividade das exportações brasileiras
-
Sinop2 dias atrás
Programa da Prefeitura de Sinop ajuda famílias de Sinop a realizarem o sonho da casa própria
-
POLÍTICA MT6 dias atrásDeputado Dr. João homenageia Missão Enchei-vos e reconhece trabalho de evangelização e transformação social em MT

