MATO GROSSO
Governo de MT e Nova Rota dão ordem de serviço para duplicar BR-163 entre VG e Jangada: “avanço histórico”
O Governo de Mato Grosso e a Nova Rota do Oeste assinaram, na manhã desta sexta-feira (18.7), a oitava e penúltima ordem de serviço para a duplicação da BR-163. Desta vez, a assinatura contempla um trecho de 56,2 quilômetros entre Várzea Grande e Jangada, com investimento de R$ 431,3 milhões neste trecho.
O governador Mauro Mendes afirmou que as obras de duplicação representam um avanço histórico para Mato Grosso.
“Neste ano, está previsto concluirmos 130 quilômetros. É um recorde no Brasil! Nunca na história deste país foi feito mais de 100 quilômetros de grandes rodovias federais. Somando aos cem que já terminamos, serão 230 quilômetros. Nós assinamos um contrato para fazer todas essas obras em oito anos e, se Deus quiser, vamos termina-las em quatro, metade do tempo previsto. O que nós estamos fazendo é muito mais do que gerar desenvolvimento econômico, mas sim salvar vidas”, afirmou o governador.
Esta oitava etapa de duplicação integra um pacote maior de obras, que será dividida em duas partes. A primeira foi lançada nesta sexta-feira, e a segunda se dará para concluir a duplicação entre Jangada e Rosário Oeste. A licitação para esta segunda parte já está aberta e deve ser concluída nas próximas semanas. “Até o final do ano, todos os trechos estarão 100% em obras”, completou Mauro Mendes.
O vice-governador Otaviano Pivetta também enfatizou que o Estado de Mato Grosso era o único capaz de iniciar e concluir a duplicação da rodovia.
“Atendemos a um clamor da sociedade e colocamos o Estado para funcionar. Era uma responsabilidade federal, mas um problema vivido pelos mato-grossenses. O Governo de Mato Grosso era o único ator capaz de tomar para si essa responsabilidade. Não tinha ninguém na iniciativa privada interessado em assumir a rodovia. Estamos fazendo uma homenagem à vida dos mato-grossenses com mais esta assinatura de hoje”, disse.
Na ocasião, também foram assinadas as autorizações para o início da construção da área de escape na Serra de São Vicente, com investimento de R$ 17,8 milhões, e da implantação de conectividade de sinal 4G de internet nos 850,9 quilômetros da rodovia sob concessão da Nova Rota.
O presidente do Conselho de Administração da Nova Rota do Oeste, Cidinho Santos, destacou que a conexão com internet na BR-163 vai trazer mais melhorias para quem trafega pela rodovia. “Vamos ter internet 4G ao longo de 850 quilômetros de rodovia, da fronteira com Mato Grosso do Sul até Sinop, garantindo segurança e informação para a população. Isso vai facilitar a vida do usuário”.
O diretor-presidente da Nova Rota do Oeste, Luciano Uchoa, lembrou que o oitavo trecho para a duplicação não era previsto no contrato da concessionária. “Mas o Governo de Mato Grosso teve sensibilidade e viu a urgência também de incluí-lo. Tivemos um grande apoio da ANTT e, em menos de duas semanas, já assinamos esta ordem de serviço para a duplicação. Essa é a velocidade que estamos dando na duplicação, já que sabemos da urgência da população para ela, para entregar o mais rápido possível”, disse.
O diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Guilherme Sampaio, apontou também que o atual governo teve coragem e ousadia para resolver um problema de infraestrutura do Estado. “Isso permitiu que Mato Grosso vivesse esse momento transformador de ter uma infraestrutura de qualidade para o transporte de cargas, de permitir segurança viária para quem circula na rodovia e, sobretudo, de propiciar que o Estado se desenvolva. Nós somos testemunhas de que o Estado pode ser empreendedor e gerar riqueza para os cidadãos”.
A diretora de infraestrutura do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciana Costa, ressaltou que o Governo de Mato Grosso e a Nova Rota do Oeste são bons pagadores. O Estado pegou um empréstimo de R$ 5,3 bilhões com a instituição financeira para finalizar a duplicação da rodovia federal.
“Estamos muito confiantes com este governo. A obra de duplicação está performando muito bem e representa muito para a região. Essa obra teria muito mais dificuldade de ser executada se não tivéssemos um alinhamento claro de onde precisamos chegar. Governador, espero que o BNDES financie muito mais obras em Mato Grosso”, pontuou.
“Mato Grosso é um novo Estado, um lugar de prosperidade, com o menor índice de desemprego. O governo tem sido exitoso não só no campo rodoviário, mas no campo da saúde, da educação, da política habitacional. É assim que se faz gestão. Um homem público se realiza por suas atitudes. Isso que lhe dá condições, quando sai do poder, de andar com a cabeça erguida, a moral elevada e certo do seu dever cumprido como gestor. E isso ocorre aqui com essa atual gestão”, afirmou o senador Jayme Campos também afirmou, como o governador, que a duplicação da BR-163 marca a história do Estado.
Obras a todo vapor
Desde que o Governo de Mato Grosso assumiu o controle acionário da concessionária Nova Rota do Oeste, em maio de 2023, o Estado já investiu mais de R$ 2,3 bilhões para as obras de duplicação da BR-163.
Os primeiros 100 quilômetros duplicados foram entregues oficialmente em dezembro do ano passado, previstos em dois contratos: duplicação de um trecho de 86 quilômetros entre Diamantino e Nova Mutum, e outro trecho de 88 quilômetros entre Nova Mutum e Lucas do Rio Verde.
Somente com esses primeiros quilômetros duplicados houve uma expressiva redução no número de mortes entre Diamantino e Nova Mutum, de 82%, conforme a concessionária Nova Rota do Oeste.
Outras obras da concessionária: duplicação de 16 km da Rodovia dos Imigrantes, em Cuiabá; contratação da duplicação de outros 11 km da Rodovia dos Imigrantes; duplicação de 26 km da BR-163 em Sinop.
Juntos, todos os contratos somam cerca de R$ 3 bilhões em investimentos.
Solenidade
Participaram também os senadores Wellington Fagundes e Margareth Buzzetti; os deputados estaduais Julio Campos e Nininho; os secretários estaduais Marcelo Oliveira (Infraestrutura e Logística), Laice Souza (Comunicação) e Jordan Espíndola (Governadoria); os presidentes da MT Par e MT Gás, Werner Santos e Aécio Rodrigues, respectivamente; o superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Arthur Nogueira, além dos prefeitos Abilio Brunini (Cuiabá), Flávia Moretti (Várzea Grande), Rogério Meira (Jangada) e Chico Mendes (Diamantino).
Também participaram os representantes das empresas Lotufo Engenharia Ltda., Cavalca Agrimat e Guaxe Construtora, que vão ser responsáveis pelas obras de duplicação entre Várzea Grande e Jangada.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Principais atletas do país destacam qualidade do complexo de skate no Parque Novo Mato Grosso
Os principais atletas do skate brasileiro já estão em Cuiabá para a disputa da etapa do STU National 2026, que será realizada entre sexta-feira e domingo (26 e 28 de junho), no Parque Novo Mato Grosso. Antes do início das competições, os skatistas conheceram as pistas do maior Skatepark da América Latina e destacaram a qualidade da estrutura, considerada uma das mais modernas do país.
Em coletiva realizada nesta quinta-feira (25), o secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, David Moura, ressaltou que o complexo esportivo representa um legado para o desenvolvimento do esporte em Mato Grosso e para a formação de novos talentos.
“É um enorme prazer receber a família do skate em Mato Grosso. O Parque Novo Mato Grosso foi planejado para ser um espaço de referência nacional, capaz de sediar grandes eventos e, principalmente, inspirar novas gerações. Ter o STU National aqui é motivo de orgulho para todos nós e tenho certeza de que esta é apenas a primeira de muitas edições. Este equipamento aproxima crianças e jovens do esporte e cria oportunidades para que futuros campeões surjam em nosso Estado”, destacou o secretário.
O presidente da Federação Mato-Grossense de Skate, Bob Peron, considera que a realização da etapa representa a concretização de um antigo sonho da comunidade do skate em Mato Grosso. “Receber o STU National neste complexo é a realização de um sonho. O Governo do Estado entregou uma estrutura que coloca Mato Grosso definitivamente no mapa do skate brasileiro. Ter reunidos aqui os maiores atletas da modalidade inspira toda uma nova geração de praticantes.”
Entre os atletas presentes no Parque Novo Mato Grosso nesta quinta-feira estavam Pedro Quintas e Dora Varella, da modalidade Park, Pamela Rosa e Sebastian Simonetto, do Street, além do paraskatista Vini Sardi.
A skatista Dora Varella destacou o potencial transformador do equipamento para o desenvolvimento da modalidade.”É muito importante ver o STU chegando a novas regiões do país. Um complexo como este deixa um legado enorme para a população, incentiva crianças e jovens a praticarem esporte e certamente contribuirá para o surgimento de novos atletas em Mato Grosso.”
Para Pedro Quintas, o impacto da estrutura vai além da competição. “O skate está chegando cada vez mais longe. Um espaço desse porte oferece oportunidades para muitas crianças conhecerem o esporte, fazerem amigos e construírem uma trajetória dentro do skate.”
Bicampeã mundial, Pamela Rosa elogiou a qualidade das pistas e ressaltou a importância da expansão da modalidade. “É muito gratificante encontrar uma estrutura desse nível. O skate cresce quando chega a novas cidades e oferece espaços públicos de qualidade para quem está começando”, avalia.
Líder do ranking do Street, Sebastian Simonetto afirmou que a inclusão de Cuiabá no calendário fortalece ainda mais o circuito nacional. “É uma etapa importante para o skate brasileiro. Mato Grosso entra definitivamente no mapa da modalidade e tenho certeza de que o público acompanhará grandes disputas”.
Representante do paraskate, Vini Sardi ressaltou a importância da descentralização das competições.
“O skate acontece em todo o Brasil. Ter uma estrutura como esta no Centro-Oeste amplia as oportunidades para novos praticantes e fortalece também o paraskate.”
Essa etapa do STU National 2026 é realizada por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, e conta com patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), e apoio da Federação Mato-Grossense de Skate, da Associação Brasileira de Paraskateboard e de parceiros da iniciativa privada.
Ingressos
A entrada para o STU National Cuiabá 2026 é gratuita, mediante retirada antecipada de ingressos. As entradas para acompanhar as semifinais e finais da competição já estão disponíveis na plataforma Zig Tickets, com limite de até dois ingressos por pessoa. Crianças de até 5 anos não precisam retirar ingresso. Para acessar o evento, o público deverá doar 1 kg de alimento não perecível na entrada do Parque Novo Mato Grosso.
Programação completa
Sexta-feira (26/06)
13h30 – Abertura para o público
14h10 às 16h20 – 1ª fase Street masculino
16h30 às 18h40 – 1ª fase Park masculino
18h50 às 20h10 – 2ª fase Street masculino
20h20 às 21h30 – 2ª fase Park masculino
Sábado (27/06)
14h30 – Abertura para o público
15h às 16h10 – Semifinal Street feminino
16h25 às 17h35 – Semifinal Park feminino
17h50 às 19h – Semifinal Street masculino
19h15 às 20h25 – Semifinal Park masculino
Domingo (28/06)
10h30 – Abertura para o público
11h às 11h40 – Final Park masculino
11h45 às 12h30 – Final Street masculino
12h35 – Premiação Park/Street masculino
12h45 às 13h35 – Final Paraskate Park
13h40 – Premiação Paraskate Park
13h50 às 14h35 – Final Street feminino
14h40 – Premiação Street feminino
14h50 às 15h35 – Final Park feminino
15h40 – Premiação Park feminino
Fonte: Governo MT – MT
-
MINISTÉRIO PÚBLICO MT7 dias atrásMorre Neymar Jr.
-
AGRONEGÓCIO7 dias atrásCâmara aprova Medida Provisória que endurece fiscalização e regras do frete rodoviário
-
ESPORTES5 dias atrásGoverno libera entrada gratuita em arquibancadas para etapa da Stock Car em Cuiabá
-
Sinop2 dias atrás
Programa da Prefeitura de Sinop ajuda famílias de Sinop a realizarem o sonho da casa própria
-
POLÍTICA MT6 dias atrásWilson Santos participa de debate sobre duplicação da BR-070 e fortalecimento da logística estadual
-
POLÍTICA MT6 dias atrásAL terá debate sobre autismo, meio ambiente, saúde e homenagens a personalidades de MT
-
ECONOMIA6 dias atrásGoverno brasileiro reconhece empresas que promovem inclusão racial e fortalecem a competitividade das exportações brasileiras
-
POLICIAL3 dias atrásPolícia Civil prende investigado por descumprimento de medidas protetivas, ameaça e violência psicológica

