VÁRZEA GRANDE MT

Várzea Grande lança campanha “VG sem Queimadas” para prevenir incêndios e proteger a saúde da população

Pela saúde e pelo meio ambiente, o recado da parceria é claro: Queimadas urbanas são proibidas em qualquer período do ano e a luta contra o fogo começa na consciência de cada cidadão

A Prefeitura de Várzea Grande e o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso lançaram na noite de ontem (14), no Parque Bernardo Berneck, a campanha “VG sem Queimadas”. A ação, que chega em um momento crucial do período de seca, tem como foco a prevenção, o combate e a educação ambiental voltada às queimadas urbanas, um problema que afeta diretamente a saúde, o meio ambiente e a economia do Município.

A prefeita Flávia Moretti (PL), lembrou da infância e do exemplo consciente do pai que ajudava o Corpo de Bombeiros em campanhas no Pantanal de Mato Grosso, ao reforçar que o enfrentamento às queimadas deve ser contínuo e não apenas sazonal. “Essa campanha não é só apagar o fogo. É salvar vidas, é economizar na saúde, é proteger a fauna, a flora e o bem-estar da população”, afirmou. A gestora revelou que o Município já busca recursos federais para ampliar a estrutura da campanha, com aquisição de caminhão-pipa e caminhonetes, além de formação de uma equipe fixa de combate e prevenção o ano inteiro.

“Mesmo com poucos recursos, quando há vontade política, as coisas acontecem. Já temos sinalização positiva do Ministério do Meio Ambiente e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente para equipar melhor nossa brigada. Mas, principalmente, precisamos da conscientização da população. Queimada urbana é crime e mata silenciosamente, principalmente nossas crianças e idosos”, alertou Flávia.

Leia Também:  "Vale dos Dinossauros" encanta famílias no Parque Bernardo Berneck com entrada gratuita em Várzea Grande

A campanha une força operacional e educativa. O Corpo de Bombeiros Militar de Várzea Grande sob comando do tenente-coronel Heitor Alves de Souza, contará com o reforço de 10 brigadistas civis cedidos pela prefeitura, além de viaturas e apoio logístico. “Vamos ampliar a capacidade de resposta às ocorrências e intensificar a fiscalização, temos 90 homens em nosso batalhão e teremos mais de 100 pessoas envolvidas nessa campanha. Os proprietários de terrenos que não fizerem a limpeza adequada, evitando as queimadas, poderão ser responsabilizados civil e criminalmente”, afirmou o comandante.

COOPERAÇÃO TÉCNICA – A ação também tem respaldo legal. O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Ricardo Amorim, destacou que a campanha é sustentada por um termo de cooperação técnica com os Bombeiros e que inclui fiscalização punitiva, além de ações educativas em bairros e escolas. “As multas por queimada podem variar de R$ 1,5 mil a R$ 2 milhões, dependendo do dano causado. Mas nosso foco é a educação, não a punição. Queremos evitar o fogo antes que ele aconteça”, reforçou.

A FUMAÇA: O POVO SENTE NA PELE – Moradores presentes no lançamento deram voz ao sofrimento silencioso da população durante a estiagem. Jessiane Serradilha, do Jardim Glória, relatou: “A garganta arde, os olhos coçam, e as crianças sofrem muito. As pessoas acham que queimada é só problema rural, mas não. Ela invade nossas casas”.

Leia Também:  Prefeito destaca que duplicação da BR-070 impulsionará economia e desenvolvimento urbano para Várzea Grande

Vanessa Nérez, moradora do Milton Figueiredo, levou os filhos para um piquenique no parque e desabafou: “É revoltante. Todo mundo sabe o mal que faz, mas ainda assim queimam. É um crime contra a saúde pública”. Já o pequeno Tony, de apenas 6 anos, mandou um recado direto: “É ruim. A gente fica com falta de ar. Eu até desmaio”.

Gabriel Araújo, morador de Cuiabá, mas frequentador assíduo do Berneck, resumiu o sentimento coletivo: “Essa fumaça mata o lazer, a saúde e até o sossego. A queimada urbana é cruel porque é evitável”.

UMA CIDADE QUE SONHA COM AR PURO – A prefeita encerrou seu discurso fazendo um apelo: “Vamos sonhar juntos com um pôr-do-sol sem fumaça, mesmo sem chuva. Sonho é para ser buscado. E com ação, prevenção e união, a gente chega lá. O recado de Várzea Grande é claro, queimadas urbanas são proibidas em qualquer período do ano e a luta contra o fogo começa na consciência de cada cidadão”.

A campanha “VG sem Queimadas” segue até novembro, período mais crítico da estiagem em Mato Grosso. Denúncias podem ser feitas diretamente ao número 193.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

VÁRZEA GRANDE MT

Várzea Grande inaugura novo Centro de Convivência para Mulheres

A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, inaugurou mais um polo de Centro de Convivência do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Dessa vez, destinado para mulheres e meninas atendidas pela região do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Santa Maria. A inauguração aconteceu nesta quarta-feira (6), como parte das entregas de aniversário, celebrando os 159 anos da cidade.

O espaço foi implantado por meio de uma importante parceria com a Associação Salmo 23, no bairro Cohab Primavera, fortalecendo o trabalho em rede e aproximando ainda mais os serviços sociais das comunidades.

A prefeita Flávia Moretti ressaltou que o novo Centro de Convivência representa mais um passo importante para ampliar os serviços sociais em todas as regiões do município.

“O serviço de fortalecimento de vínculos é fundamental para a gente cuidar das pessoas. No caso das mulheres, dos idosos e de crianças, ele tem essa função importante. Ele chega onde as pessoas estão. Parcerias como a do Salmo 23 são de extrema importância, temos dezenas de parcerias como essa. É um trabalho que soma e fortalece as pessoas. A tendência é que ampliemos, queremos crescer e atender cada localidade”, declarou a prefeita.

Durante a inauguração, a ex-deputada federal Gisela Simona destacou a importância da iniciativa e elogiou a atuação do município no cuidado com as pessoas. “Fico muito feliz ao acompanhar uma entrega social, porque geralmente muitas prefeituras pensam somente na parte da estrutura, e aqui é diferente. Várzea Grande cuida das pessoas. Estamos falando de questões sensíveis. As mulheres que são encaminhadas ao Centro de Convivência são mulheres chefes do lar, que estruturam os lares. Aqui é um espaço de acolhimento, ajudando capacitar e escutar”, afirmou.

A secretária municipal de Assistência Social, Cristina Saito, afirmou que o polo representa um avanço importante na ampliação dos atendimentos sociais no município, principalmente no fortalecimento de vínculos e na prevenção de situações de vulnerabilidade. Segundo ela, o espaço vai oferecer acolhimento, atividades em grupo e oficinas que promovem desenvolvimento social, autoestima e inclusão, garantindo mais dignidade para crianças, idosos e mulheres atendidos pelo serviço.

Leia Também:  Prefeitura realiza a entrega de cestas básicas ás famílias carentes do município

“Esse novo Centro de Convivência é mais que um espaço físico, é um ambiente de cuidado e transformação. Aqui vamos trabalhar o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, com atividades socioeducativas e ações que estimulam a convivência e o protagonismo das pessoas. Essa parceria com a Associação Salmo 23 é fundamental, porque soma forças com o município e amplia nossa capacidade de alcançar quem mais precisa, especialmente mulheres, idosos e crianças da região do CRAS Santa Maria”, afirmou Cristina Saito.

A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico,Fabyane Nagazawa, reforçou que o novo centro também será um espaço de capacitação e geração de oportunidades. O Salmo 23 realizará oficinas de produção de sabonetes artesanais como alternativa de renda para as assistidas.

“Junto com a Assistência Social, trabalhamos oficinas para capacitação das mulheres. Queremos trazer ações que avancem e ajudem esse público. Desenvolveremos mais ações e com nossa oficina de sabonete inauguramos a parceria”, disse.

Presidente da Associação Salmo 23, Jorcelina da Silva relatou emocionada que o trabalho teve início ainda durante a pandemia e hoje se consolida como um projeto que cresce e transforma vidas.

“É uma alegria grande ver que um trabalho tão pequeno hoje se tornou tão grande. Não fazemos nada sozinho e agora notamos o tamanho do sucesso do projeto. O trabalho é feito todos os dias. Começou na pandemia, com doação de máscaras, e foi crescendo. Agradeço a prefeita pelo olhar carinhoso e o apoio”, afirmou.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) é uma ação da Proteção Social Básica que promove atividades em grupo, com oficinas e ações socioeducativas, fortalecendo laços familiares e comunitários e prevenindo situações de risco social. O serviço cria espaços de convivência, acolhimento e desenvolvimento humano, contribuindo diretamente para melhorar a qualidade de vida das famílias. O SCFV atende crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, mulheres e idosos.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA