NACIONAL
Educação digital e midiática mobiliza mais de 28 mil escolas
Mais de 28 mil escolas públicas de 4.500 municípios brasileiros estão envolvidos em ações de educação digital e midiática promovidas pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Programa Escola e Comunidade (Proec). O investimento federal é de R$ 78,4 milhões, repassados via PDDE Escola e Comunidade – do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) –, alcançando mais de 81% dos municípios do país.
As iniciativas buscam incentivar o uso ético e responsável das tecnologias e da informação no ambiente escolar. Uma das principais ações é a oficina “Pense antes de compartilhar: o poder da informação e o perigo das fake news”, desenvolvida pelo professor Felipe de Brito Lima, da Universidade Federal Rural de Pernambuco. A atividade convida estudantes, famílias e profissionais da educação a refletir sobre o impacto da internet e os riscos da desinformação, promovendo práticas pedagógicas alinhadas à cidadania digital.
Agenda – Na segunda semana de junho, o MEC, em parceria com a Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República, promoveu ação de intercâmbio com países da União Europeia. O encontro foi dedicado à troca de experiências e à discussão de estratégias de educação midiática como instrumento para fortalecer a democracia e enfrentar os desafios globais da desinformação.
Durante o evento, a atuação da Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC foi destacada por sua articulação com outras áreas do governo. A secretária da SEB, Kátia Schweickardt, defendeu a necessidade de um olhar humanista sobre a tecnologia e afirmou que o Brasil tem contribuições relevantes a oferecer no debate internacional. “Estamos com vocês para aprendermos juntos, mas também para que aprendam conosco – porque um país desse tamanho, com sua história de tantos atravessamentos, precisa estar atento para não reforçar os vieses que queremos combater”, disse.
Entre as medidas já adotadas pelo MEC estão a aprovação das Diretrizes Operacionais Nacionais sobre o uso de dispositivos digitais nas escolas, a integração da educação digital e midiática ao currículo, a publicação do Guia de Educação Digital e Midiática e a sanção da Lei 15.100/2025, que regula o uso de aparelhos eletrônicos portáteis em instituições públicas e privadas.
A Plataforma Avamec também contribui com a formação continuada de educadores, oferecendo mais de 60 cursos sobre o tema. A proposta é garantir que o acesso às tecnologias venha acompanhado de intencionalidade pedagógica, desenvolvimento de habilidades e promoção da equidade no processo educativo.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB
Fonte: Ministério da Educação
NACIONAL
MEC Idiomas: aprenda inglês e espanhol gratuitamente
O Ministério da Educação (MEC) lançou o MEC Idiomas, plataforma gratuita que disponibiliza oferta de cursos de inglês e espanhol com lições interativas, acompanhamento de progresso e certificados. A ferramenta já reúne 212.302 usuários ativos em todo o país.
Dois formatos – portal e aplicativo – o MEC Idiomas é uma plataforma de aprendizagem bilíngue autoinstrucional do nível básico ao avançado que tem como objetivo ser o primeiro ponto de contato digital entre o estudante de línguas iniciante e o idioma de sua escolha, acompanhando seu aprendizado até níveis mais avançados.
Inicialmente, os idiomas oferecidos são Inglês e Espanhol. As aulas estão organizadas em 6 níveis (A1 a C2); 4 a 6 módulos por nível, cada um deles com 10 a 15 aulas. Desde o lançamento, estão disponíveis cerca de 800 aulas.
O MEC Idiomas oferece diversas ferramentas para os estudantes: teste de proficiência; trilha de aprendizagem (aula e reforço); teste ao fim dos módulos; fale e pratique; agente de Inteligência Artificial para dar apoio e tirar dúvidas e praticar conversação; e comunidades de aprendizado.
Passo a passo para usar a plataforma:
• Basta acessá-lo via portal ou via aplicativo MEC Idiomas e fazer login com o Gov.br;
• Escolher o idioma que quer aprender – inglês ou espanhol;
• Fazer o teste de proficiência disponível que avalia o grau de conhecimento do estudante; • Fazer os exercícios de fixação e de ‘gamificação’, ao final de cada aula, que incentivam a concluir aulas e módulos e passar de nível.
Idiomas Sem Fronteiras (IsF) – o aplicativo está inserido no ecossistema do Idiomas Sem Fronteiras (IsF), compondo uma política de ensino bilíngue já consolidada. A parceria permite a oferta de cursos de especialização para a rede pública de ensino. A oferta dos cursos do IsF, que duram de 48 horas a três meses, acontece duas vezes ao ano. O intuito é melhorar os índices de proficiência e produções científicas. Serão disponibilizados R$ 1,68 milhão por ano para a iniciativa, que impactará 16 mil alunos por semestre.
As ações da Rede IsF tem como objetivo central desenvolver uma política linguística nacional para o ensino superior, fortalecendo a formação de professores de línguas estrangeiras e promovendo a capacitação linguística de estudantes, docentes e técnicos administrativos das Instituições de Ensino Superior (IES). Também contempla a formação de estrangeiros em língua portuguesa e o apoio à capacitação de professores da Educação Básica.
Assessoria de Comunicação Social do MEC
Fonte: Ministério da Educação
-
POLÍTICA MT5 dias atrásWellington lidera corrida ao Paiaguás com 35%; Jayme Campos tem 23% e Pivetta aparece em terceiro com 19% após quatro meses no comando do governo Natasha tem 10% – veja graficos
-
ARTIGOS4 dias atrásBiomagnetismo Medicinal: Quando o Cuidado Vai Além do Tratamento
-
POLICIAL6 dias atrásPRF intensifica fiscalização nas rodovias de Mato Grosso durante o feriado de Corpus Christi 2026
-
POLÍTICA NACIONAL3 dias atrásURGENTE: Nova versão de delação de Vorcaro inclui Flávio Bolsonaro em relato sobre recursos para filme inspirado em Jair Bolsonaro
-
POLÍTICA MT3 dias atrásSessão é marcada pela leitura da LDO 2027 e aprovação de projeto que cria Programa Social Creches da Terceira Idade
-
ARTIGOS5 dias atrásCRECI-MT: RESPEITAR A HISTÓRIA, RECONHECER AS CONQUISTAS E RENOVAR PARA O FUTURO POR ALEX VIEIRA PASSOS
-
MINISTÉRIO PÚBLICO MT3 dias atrásFronteiras
-
POLÍTICA MT3 dias atrásLúdio apresenta projetos para fortalecer Código Ambiental de Mato Grosso

