VÁRZEA GRANDE MT

Cinco novos ônibus reforçam frota intermunicipal de Várzea Grande

Os veículos irão atuar principalmente nos horários de pico, das 5h às 8h30 e das 16h às 19h

A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, informa que cinco novos ônibus zero quilômetro passam a integrar a frota do transporte público coletivo a partir da próxima semana. A iniciativa é resultado de uma parceria com a concessionária União Transportes, que opera o sistema na cidade.

Com essa ampliação, os veículos irão atuar principalmente nos horários de pico – das 5h às 8h30 e das 16h às 19h – oferecendo mais conforto, segurança e agilidade para os cerca de 22 mil usuários atendidos diariamente pelas 29 linhas que circulam no Município.

Os novos ônibus contam com ar-condicionado, wi-fi gratuito, câmeras de monitoramento internas e externas, além de total acessibilidade, com rampa de embarque, espaço para cadeirantes e sinalização em braile.

Conforme a prefeita Flávia Moretti (PL), essa é a primeira ampliação da frota intermunicipal de 2025 e ela vem ao encontro de demandas da população. “Os novos ônibus, que são ‘zerinhos’, reforçam o atendimento justamente em momentos de maior fluxo entre Várzea Grande e Cuiabá. Aos poucos estamos avançando em várias áreas essenciais, para transporte e mobilidade esse é apenas um começo”.

Leia Também:  Centro de Especialidades médicas sem internet

O secretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Lucas Ribeiro Ductievicz, destaca que a chegada dos veículos representa mais um avanço no processo de modernização do transporte coletivo. “Estamos respondendo a uma demanda da população por mais qualidade no serviço. Esses veículos ampliam a capacidade da frota e garantem mais conforto aos passageiros, principalmente nos horários de maior movimentação,” afirmou.

Ainda segundo o secretário, “a gestão municipal segue investindo em melhorias na mobilidade urbana, garantindo um transporte público mais eficiente, moderno e acessível para todos os várzea-grandenses”.

Os novos ônibus também seguem padrões ambientais mais rigorosos, com uso de diesel S10, que reduz em até 90% a emissão de poluentes. O sistema de bilhetagem eletrônica com biometria facial traz mais segurança e combate fraudes.

A população também pode acompanhar, em tempo real, os horários e trajetos dos ônibus por meio dos aplicativos gratuitos “Meu Ônibus MTU” e “Cittamobi”. A recarga do cartão transporte pode ser feita pelo celular, utilizando os aplicativos “Recarga Fácil MTU” e “Recarga Pay”.

Leia Também:  Centro Municipal João Ribeiro comemora Semana da Criança com atividades e Projeto de Cinoterapia

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Propaganda

VÁRZEA GRANDE MT

Gastronomia, cultura e brindes lotam estande de Várzea Grande no quarto dia da FIT Pantanal

O quarto dia da Feira Internacional de Turismo do Pantanal (FIT Pantanal), realizado neste sábado (6), foi marcado por intensa movimentação no estande de Várzea Grande. Entre degustações, apresentações culturais, distribuição de brindes e encontros institucionais, o espaço consolidou-se como uma das principais vitrines do município no maior evento de turismo de Mato Grosso.

Ao longo da tarde e da noite, visitantes passaram pelo estande para conhecer um pouco mais das potencialidades várzea-grandenses, que vão da gastronomia à cultura popular, passando pelo setor industrial e pelas empresas que ajudam a movimentar a economia local.

Um dos destaques foi a degustação do tradicional caldinho de peixe preparado pelo restaurante Mirante das Águas. A iguaria atraiu dezenas de visitantes e despertou a curiosidade de quem desejava experimentar um dos sabores mais característicos da culinária mato-grossense.

A artesã Kátia Lisen, natural do Paraná e moradora de Cuiabá há muitos anos, aprovou a experiência. Segundo ela, iniciativas como a degustação ajudam a divulgar a cultura local.

“É muito legal porque é uma coisa típica. Quem não conhece acaba conhecendo. Eu tinha preconceito com peixe quando cheguei a Mato Grosso, mas, depois que experimentei o peixe daqui, me apaixonei. O caldinho está muito bom”, comentou.

O expositor Marcos Almada também fez questão de provar a receita. Mesmo sem ser um grande apreciador de peixe, saiu satisfeito.

“Está 100% aprovado. Não sou muito fã de peixe, mas superou minhas expectativas”, afirmou.

Já Alexsandro Gomes, expositor do município de Sorriso, não economizou elogios.

“Esse caldo é surreal de bom. Nunca tinha tomado e agora já quero a receita”, brincou.

Além do caldinho, os visitantes puderam experimentar produtos de empresas que representam a força econômica do município, como bebidas artesanais, chope, refrigerantes regionais, salgadinhos e pipocas produzidos em Várzea Grande.

Mas o que mais chamou a atenção do público foi a roleta de brindes. Durante a noite, filas se formaram em frente ao estande, reunindo crianças, jovens e adultos em busca dos prêmios distribuídos pela organização.

Cultura emociona público e autoridades

A programação cultural também teve papel de destaque. O grupo de dança Arara Azul, do bairro Cabo Michel, integrante do projeto Acamis, encantou o público com apresentações de siriri, enquanto os professores interpretaram músicas tradicionais do cururu.

A apresentação emocionou os visitantes e recebeu aplausos especiais da prefeita Flávia Moretti, que acompanhou as apresentações, conversou com os integrantes do grupo, tirou fotos com as crianças e destacou a importância da preservação das tradições culturais do município.

Leia Também:  Caminhões são proibidos de trafegar em via do 24 de Dezembro após implantação de sinalização

Empresários reconhecem valorização do setor produtivo

O estande também recebeu a visita do gerente-geral da Mikitus Indústria e Comércio, Rafael Mello. Durante sua passagem pelo espaço, ele destacou a importância da presença das empresas locais na feira e reconheceu os esforços da administração municipal para fortalecer o diálogo com o setor produtivo.

Segundo Rafael, iniciativas como a participação na FIT Pantanal contribuem para dar visibilidade às empresas instaladas em Várzea Grande e reforçam o potencial econômico do município, além de aproximar empresários e poder público na construção de novas oportunidades de desenvolvimento.

Convite internacional

Durante a visita à feira, a prefeita também passou pelo estande do município de Campo Novo do Parecis, onde conheceu de perto manifestações culturais indígenas, conversou com o cacique Rony Pareci e com representantes do município, além de receber o convite para participar da FIT Etno Brasil, feira internacional de etnias e turismo que será realizada entre os dias 4 e 6 de setembro.

Na ocasião, Flávia Moretti conversou com o secretário municipal de Turismo, conheceu projetos voltados ao turismo étnico e confirmou presença no evento. O momento foi marcado ainda por uma demonstração cultural indígena, quando recebeu uma pintura simbólica no braço, representando elementos da tradição dos povos originários.

Para a prefeita Flávia Moretti, a FIT Pantanal tem sido uma oportunidade importante para mostrar a verdadeira essência de Várzea Grande.

“Estamos apresentando nossa cultura, nossa gastronomia, nossas empresas, nossos artistas e tudo aquilo que faz parte da identidade do nosso povo. É muito gratificante ver o estande cheio, as pessoas experimentando nossos sabores, conhecendo nossas potencialidades e saindo daqui com uma imagem ainda mais positiva da nossa cidade. Várzea Grande tem muito a oferecer e estamos trabalhando para fortalecer cada vez mais o turismo, a cultura e o desenvolvimento econômico do nosso município”, celebrou.

E tem mais: hoje, domingo (7), é o último dia da feira e a programação continua com degustações, sorteios de brindes e atrações culturais. A FIT Pantanal acontece no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, com entrada gratuita. Venha conferir.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA