NACIONAL

Ministério de Portos e Aeroportos realiza Caravanas da Inovação no Maranhão

“Inovar é preciso!” Esse foi o lema de mais uma edição da Caravana da Inovação, iniciativa itinerante promovida pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), em parceria com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e o Hub de Inovação Brasil Export. O objetivo é desenvolver, difundir e fortalecer a cultura da inovação no setor portuário brasileiro.

Nesta segunda-feira (16), São Luís (MA) recebeu uma nova rodada de debates durante evento realizado no Multicenter Sebrae. Gestores, especialistas e autoridades do setor portuário se reuniram para discutir avanços tecnológicos, compartilhar experiências e debater as perspectivas para a modernização da infraestrutura logística do país.

Maíra Cervi Barrozo do Nascimento, ouvidora do MPor, abriu os debates destacando o compromisso do Governo Federal em trabalhar a inovação de forma integrada, com foco nos pilares ESG – ambiental, social e de governança. “Nesta edição, por exemplo, temos apresentações institucionais e dois painéis que dialogam diretamente com o trabalhador portuário e com a governança do ecossistema de inovação, um tema que o Ministério tem dado cada vez mais atenção”, afirmou.

Leia Também:  Atenção empresários! Amanhã é o prazo final para se inscrever no Feirão do Turismo 2025

O diretor de Políticas Setoriais, Planejamento e Inovação do MPor, Tetsu Koike, reforçou a importância do porto público como bem estratégico para o país. “O porto organizado é um bem público. Ele cumpre uma função essencial e estratégica para o Brasil”, destacou.

Durante sua participação, Koike levantou questionamentos fundamentais que desafiam o setor portuário no caminho da inovação:

  • Como engajar e coordenar os agentes públicos e privados em prol da inovação setorial portuária?
  • Como construir e consolidar uma cultura de inovação no setor?
  •  Que novos instrumentos podem ser criados para garantir o financiamento contínuo da inovação?

O diretor também apresentou as iniciativas já em andamento no MPor dentro da agenda de Inovação Portuária, como

  • Programa Navegue Simples: Decreto nº 12.078/2024, focado na desburocratização e inovação nas outorgas portuárias (1º ciclo: 2024-2027);
  • Política de Sustentabilidade do MPor: Instituída pela Portaria nº 58, de 24/01/2025, abrangendo os setores portuário, aquaviário, aeroviário e aeroportuário;
  • Caravanas da Inovação Portuária: ação itinerante para disseminar a cultura da inovação no setor.
Leia Também:  Ministro do Turismo celebra sucesso de leilão do Galeão: ‘um marco para o setor’

Próximos destinos

A Caravana da Inovação já passou pelos portos de Pernambuco, Bahia e Maranhão, e em agosto desembarca em Fortaleza (CE), ampliando o alcance dessa agenda estratégica.

Saiba mais: www.gov.br/portos-e-aeroportos/pt-br/caravanas-da-inovacao-portuaria

Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos

Fonte: Portos e Aeroportos

Propaganda

NACIONAL

MEC reconhece iniciativas que fortalecem alimentação escolar no país

O Ministério da Educação (MEC), por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), realizou, nesta terça-feira, 23 de junho, o Prêmio PNAE 2026, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília (DF). A premiação reconheceu as iniciativas que fortaleceram o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e ampliaram o acesso dos estudantes a uma alimentação adequada, saudável e de qualidade.  

O evento reuniu em torno de mil pessoas, entre gestores, nutricionistas, merendeiras, agricultores familiares, pesquisadores e representantes da comunidade escolar. A programação incluiu a entrega de premiações e homenagens a ações voltadas à educação alimentar e nutricional, à participação social e ao incentivo à agricultura familiar, além de reconhecer as experiências que melhoram a alimentação oferecida nas escolas públicas. 

A primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva, que também é embaixadora da Alimentação Escolar Brasileira e Campeã da Boa Vontade da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) contra a fome, participou remotamente da cerimônia e destacou o protagonismo do Brasil na área da alimentação escolar.  

“Tenho muito orgulho de dizer que, quando o assunto é alimentação escolar, o Brasil lidera pelo exemplo. Eu sempre falo isto em todas as conversas internacionais e em todas as minhas falas nos eventos em que eu sou convidada a participar: ‘nós lideramos pelo exemplo na alimentação escolar’”.  

Na sequência, o secretário-executivo do MEC, Rodolfo Cabral, ressaltou o papel estratégico do PNAE na promoção da aprendizagem, da saúde e da inclusão social dos estudantes.  “O Programa Nacional da Alimentação Escolar, nosso PNAE, é um dos pilares desse esforço. É um programa que chega a todos os municípios brasileiros, dialoga com diferentes realidades e impacta diretamente a vida de milhões de estudantes”.  

Leia Também:  Fies 2025: aberta consulta de vagas para o 2º semestre

A presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba, ressaltou os avanços alcançados pelo PNAE nos últimos anos, resultado da prioridade dada pelo governo federal às áreas de segurança alimentar e educação. Ela recordou que a retomada das instâncias de participação social ligadas à alimentação escolar foi uma das primeiras medidas adotadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2023, reforçando a gestão participativa e o diálogo com a sociedade.  

“A alimentação escolar vai muito além da oferta de refeições. Ela representa cuidado, segurança alimentar, fortalecimento da agricultura familiar e compromisso com a permanência dos estudantes na escola. Cada avanço no PNAE reflete a prioridade que o governo federal tem dado à educação e à garantia de direitos”.  

Premiações  Foram premiadas as melhores receitas da alimentação escolar. A iniciativa valorizou o trabalho de merendeiras, merendeiros e nutricionistas, responsáveis pela alimentação dos estudantes da rede pública de ensino. Ao todo, 55 receitas foram premiadas em todo o país. Cada merendeira vencedora recebeu R$ 5 mil, enquanto as escolas contempladas receberam R$ 8 mil para investimentos em equipamentos e melhorias na infraestrutura das cozinhas escolares. 

Leia Também:  Atenção empresários! Amanhã é o prazo final para se inscrever no Feirão do Turismo 2025

O Prêmio contou ainda com painéis sobre o papel da alimentação escolar no combate à má nutrição, à promoção da educação alimentar e nutricional e à participação social para garantir o direito à alimentação adequada. Além disso, houve uma discussão sobre os desafios e as perspectivas para o futuro da alimentação escolar brasileira. 

Educação alimentar  O evento também destacou a Jornada de Educação Alimentar e Nutricional (EAN). A ação incentiva escolas públicas de todo o país a desenvolverem atividades educativas que promovam hábitos alimentares saudáveis e fortaleçam a relação entre alimentação, educação e cidadania.  

Na 7ª edição, a Jornada mobilizou 2.838 escolas públicas de todo o país, das quais 817 concluíram todas as etapas previstas. Ao todo, 20 experiências foram selecionadas e receberão premiação de R$ 10 mil cada.  

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do FNDE

Fonte: Ministério da Educação

Continue lendo

política mt

mato grosso

policial

PICANTES

MAIS LIDAS DA SEMANA